FIA responde à entrevista de Jean Todt

Por a 15 Dezembro 2023 15:31

A FIA respondeu à entrevista de Jean Todt em que o ex-presidente apontou o dedo ao atual responsável máximo da Federação, Mohammed Ben Sulayem.

Numa entrevista recente ao jornal L’Equipe, Todt falou pela primeira vez do que tem sido feito na FIA e do desempenho do seu sucessor, apontando o dedo o que tem sido feito. Ben Sulayem afirmou no início do seu mandato que a situação financeira da FIA era complicada, o que foi negado por Todt:

“Quando saí, devia haver mais de 250 milhões de euros em reservas”, disse Todt ao L’Equipe. “Quando cheguei, em 2009, havia apenas 40 milhões [de euros], apesar de a FIA ter cedido os direitos comerciais da F1 durante cem anos, alguns anos antes. Não lhe chamo défice. Quando saí, o orçamento tinha sido multiplicado por quase três, com muitas novas competições e fontes de rendimento, como a Fórmula E, o Campeonato do Mundo de Resistência ou o Campeonato de Rally Raid. É verdade que deixámos uma disputa inacabada quando saí, a prova do Halo”, acrescentou. “Mas não foi varrido para debaixo do tapete. Foi bem documentado e monitorizado pelos nossos serviços; apresentámo-lo ao senado e ao conselho mundial antes de eu sair, e o atual presidente assistiu a essa apresentação. Tratava-se de uma ação judicial intentada no Texas por um engenheiro que possuía uma patente que só era válida nos Estados Unidos e por um curto período de tempo. Portanto, quando saí, não havia nada de secreto. E apenas um caso em curso, esse.”

De acordo com as contas auditadas da FIA, o prejuízo operacional ascendeu a 12,8 milhões de euros em 2019, 22,1 milhões de euros em 2020 e 24 milhões de euros em 2021. Depois de Ben Sulayem ter assumido o controlo, a FIA terá reduzido o seu prejuízo operacional para 7,7 milhões de euros em 2022, estando previsto um prejuízo de 3 milhões de euros este ano. Espera-se que o défice possa ser ainda mais reduzido em 2024, antes de se atingir um resultado operacional equilibrado em 2025.

“Tal como o presidente da FIA sublinhou durante a semana da assembleia-geral anual em Baku, a FIA foi transparente ao revelar que, pouco depois de a nova equipa presidencial ter tomado posse, o estado financeiro que se descobriu era insatisfatório e insustentável”, disse um porta-voz da FIAm, citado pelo motorsport.com. “A federação estava a sofrer perdas significativas. A missão da liderança sénior é sustentar a FIA e, embora não tenhamos fins lucrativos, precisamos de ter, pelo menos, contas equilibradas e, idealmente, criar um excedente para reforçar o capital próprio para eventos imprevistos e investir em investigação e desenvolvimento nas áreas da segurança, tecnologia e regulamentação no desporto e na mobilidade e para cumprir o nosso objetivo principal de apoiar os nossos clubes membros. Iremos divulgar os números relativos a 2021-22 nas próximas semanas e os números relativos a 2023 em meados de junho de 2024 para a assembleia-geral extraordinária.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
11 meses atrás

Possivelmente alguns vão dizer que sou xenófobo pelo que vou dizer, mas quero deixar claro que não sou nem sou de nenhum partido de extrema direita ou esquerda. Agora não tenho confiança nenhuma é em Ben Sulayem. Hoje em dia o dinheiro dos “príncipes” árabes está a tomar conta do desporto com a perda de outros valores mais importantes,

#99
#99
11 meses atrás

Hum, isto começa a cheirar a qualquer coisa.

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado