Extreme H lança carro de corrida pioneiro a hidrogénio
A Extreme E revelou o seu novo carro de corrida a hidrogénio, enquanto a série elétrica continua a sua evolução oficial para a Extreme H, a primeira série de corridas a hidrogénio do mundo.
O carro Extreme H, o Pioneer 25, foi revelado. Alimentado por células de combustível de hidrogénio, o Pioneer 25 produz apenas água como subproduto, garantindo zero emissões de carbono.
O carro de corrida Extreme H foi concebido para proporcionar um desempenho de corrida de alto nível, demonstrando que a sustentabilidade e a velocidade podem facilmente coexistir.
Incorporando a mais recente tecnologia automóvel e materiais sustentáveis, o carro estabelece uma nova referência para um design amigo do ambiente.
Extreme H, a nova e inovadora série de corridas a hidrogénio, revelou hoje a sua peça central pioneira com o lançamento do seu primeiro carro de corrida movido a hidrogénio.
O carro de corrida a hidrogénio Pioneer 25 foi revelado, à medida que começa oficialmente a contagem decrescente para a sua primeira temporada, que terá início em abril de 2025.
A série Extreme H representa um passo em frente ousado na transição para a energia limpa, apresentando tecnologia de ponta de hidrogénio num ambiente de corrida competitivo. O carro de corrida Pioneer 25, foi concebido para demonstrar a viabilidade e as capacidades de desempenho das células de combustível de hidrogénio, estabelecendo um novo padrão para o desporto automóvel ecológico.
Alejandro Agag, fundador e diretor executivo da Extreme H, saudou o início da nova e excitante era do campeonato movida a hidrogénio: “Estamos incrivelmente orgulhosos por apresentar ao mundo o primeiro carro de corrida a hidrogénio e a série Extreme H. Este lançamento não se trata apenas de um novo veículo; trata-se de ser pioneiro no futuro do desporto automóvel sustentável.
As células de combustível de hidrogénio oferecem uma oportunidade notável para reduzir a nossa pegada de carbono e promover soluções de energia limpa, e estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa com o Extreme H.
“A evolução para o Extreme H é um momento importante para o nosso campeonato. É importante que cada série de desportos motorizados tenha um ponto de venda único e o hidrogénio é muito significativo. Somos, sem dúvida, pioneiros do hidrogénio, os primeiros neste espaço, e estamos entusiasmados por mostrar o potencial de um elemento que, em grande parte, continua a ser um recurso extremamente inexplorado. A adoção em larga escala do hidrogénio poderá trazer enormes benefícios não só para o desporto automóvel e para a indústria automóvel, mas também para o futuro do planeta. Juntamente com os nossos parceiros globais, incluindo a PIF – o nosso Parceiro Principal – continuaremos a redefinir o crescimento dos desportos elétricos através da série E360.
“A nossa evolução para o Extreme H faz de nós o primeiro banco de ensaio de sempre da tecnologia do hidrogénio no desporto automóvel – não só nos nossos carros de corrida, mas também nos transportes, infra-estruturas, processos de reabastecimento e regulamentos de segurança. Trata-se de uma iniciativa inovadora. A nossa série de corridas sempre foi única, mas o seu futuro como Extreme H marca, sem dúvida, a Nova Fronteira das Corridas”.
O Pioneer 25
O carro Extreme H, denominado Pioneer 25 é um carro completamente novo, que tem estado em desenvolvimento desde que o anúncio do primeiro campeonato mundial de corridas de automóveis a hidrogénio foi feito em 2022. O carro foi concebido e fabricado pela Spark Racing Technology e equipado com uma pilha de combustível de hidrogénio da Symbio, o Fornecedor Oficial de Pilhas de Combustível da Extreme H, e foi submetido a um programa de testes intensivos equivalente a três épocas de corridas, em preparação para a sua campanha de estreia.
A Symbio fornecerá uma pilha de combustível de hidrogénio de 75 kW, substituindo a bateria como principal fonte de energia. A célula de combustível de hidrogénio alimenta o conjunto de baterias que é produzido e apoiado na pista pela Fortescue ZERO. As células de combustível de hidrogénio representam uma revolução tecnológica que está agora a tornar-se uma realidade generalizada, sendo esta tecnologia já utilizada nos bastidores do Extreme E, onde fornece a fonte de energia para as baterias do veículo.
A potência máxima de 400kw (550hp) do Pioneer 25 é capaz de levar o carro de corrida de 2200 quilogramas e 2,4 metros de largura dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e escalar inclinações até 130 por cento.
Cada Pioneer 25 que corre no Extreme H é composto por um pacote comum de peças normalizadas da Spark Racing Technology. Uma área em aberto para as equipas é a capacidade de redesenhar a carroçaria e as luzes dianteiras e traseiras, de modo a reproduzir o aspeto dos modelos de automóveis do dia a dia. O próximo marco importante para o Extreme H será o primeiro teste público do Pioneer 25, que terá lugar no Hydro X Prix do Extreme E na Escócia, no próximo mês (13-14 de julho).
FOTOS Matt Ben Stone / Extreme H