Estoril Classics Week: Fim de semana de sonho

Por a 5 Outubro 2018 10:42

Arrancou com o Rally de Portugal Histórico a 2 de outubro, o Estoril Classics Week,  um evento que traz este fim de semana à zona de Cascais e Estoril o glamour dos Clássicos.

Cascais e Estoril recebem a primeira edição do Estoril Classics Week, um evento que reúne, pela primeira vez, as principais disciplinas de automóveis e motos clássicas, em que não vai faltar Glamour e Heritage, por exemplo com o Concurso de Elegância ACP.

A componente mais desportiva é assegurada pelos Fórmula 1 Clássicos, World Grand Prix Bike Legends, Rally de Portugal Histórico, CSS Group 1 e o Iberian Historic Endurance. Está ainda prevista a presença de grandes nomes do desporto motorizado internacional, como são os casos do antigo piloto de ralis Stig Blomqvist, Miki Biasion, bicampeão do Mundo de Ralis e ainda Wayne Gardner, Phil Read e Freddie Spencer, estes das motos.

A organização está a cargo da Associação de Turismo de Cascais, tendo como promotores a Race Ready – Iberian Historic Racing, o ACP – Automóvel Club de Portugal e o Motor Clube do Estoril. Conta ainda com o apoio do Estoril Sol e do Autódromo do Estoril.

Os apreciadores dos Clássicos estão a ter uma semana em cheio, já que este evento junta várias competições. Desde 2 de outubro, o Estoril Classics Week 2018 reúne não só o Rally de Portugal Histórico, que partiu dos Jardins do Casino Estoril, terminando no Circuito Estoril amanhã , bem como o Concurso de Elegância, também com a chancela do ACP, a Fórmula 1 Classic, o World GP Bike Legends e o Iberian Historic Endurance.

Ao todo, são seis dias de ação, estando prevista a presença de grandes nomes presentes, como são os casos do antigo piloto de ralis Stig Blomqvist, que vai pilotar um Audi Quattro de grupo B, Miki Biasion, bicampeão do Mundo de Ralis, e três vezes vencedor do Rally de Portugal, aos comandos de um Lancia Delta, ou, nas duas rodas, os Campeões do Mundo de 500cc Wayne Gardner, Phil Read e Freddie Spencer.

Juntos somos mais fortes

A edição de 2017 do Estoril Classic foi um êxito retumbante, com mais de vinte mil pessoas a deslocarem-se ao Autódromo do Estoril. A edição deste ano promete ser novo sucesso e, para além da continuidade da Fórmula 1, também o motociclismo estará representando através de motos de Grande Prémio e de Campeões do Mundo para gáudio dos adeptos dos desportos motorizados.

No ano passado o evento organizado pela Race Ready engalanou ‘o nosso’ autódromo e com uma promoção bem realizada conseguiu levar o público ao circuito situado nos arredores do Cascais, enchendo as bancadas da reta de meta e o paddock, que se mostrava animado por inúmeras atividades e por fãs ávidos de ver as máquinas que marcaram a história do automobilismo e alguns pilotos que registaram páginas de ouro do desporto automóvel.

Para este ano, a Associação de Turismo de Cascais, a Race Ready – Iberian Historic Racing, o ACP – Automóvel Club de Portugal, o Motor Clube do Estoril, e o Autódromo do Estoril, organizaram-se para juntar tudo num evento. Saiba todos os detalhes nas próximas páginas…

Motos, a novidade

A World GP Bike Legends realiza eventos com antigos ex-Campeões Mundiais de Motociclismo, seja do Campeonato Mundial de 500cc ou do Campeonato Mundial de Superbikes, dando possibilidade de os ver novamente competir.

Ao longo dos dois dias, o público poderá assistir a duas corridas – The Race of Legends – em que os grandes nomes dos anos setenta, oitenta e noventa entrarão em compita aos comandos de motos, originais ou replicas, semelhantes às que usaram ao longo das suas respetivas carreiras, lutando estoicamente entre eles para oferecer um espetáculo entusiasmante.

Para além das provas competitivas, serão realizados desfiles com motos que marcaram a história do motociclismo – a Classic Parade que integrará antigas 500cc e Superbikes – permitindo ao público ver e ouvir de perto verdadeiras relíquias e raridades que fizeram vibrar e as delícias dos adeptos da modalidade entre anos setenta e noventa.

Para a aproximar o público das lendas que marcaram o Motociclismo Mundial e promover o contacto entre eles, serão organizadas ao longo dos dois dias de evento sessões de autógrafos – Meet the Legends – permitindo aos verdadeiros adeptos das corridas de duas rodas um fim-de-semana de emoções fortes.

Wayne Gardner, Campeão do Mundo de 500cc de 1987 e também um dos mentores da World GP Bike Legends, é um dos nomes sonantes confirmados, apontando a visita ao nosso país como um momento alto para si, sublinhando a importância de poder integrar o Estoril Classic. “É muito importante, dado que é a primeira visita da World GP Bike Legends (WGPBL) a Portugal, no famoso circuito do Estoril, o que oferece aos adeptos a oportunidade de reviver o passado com os seus heróis. Alguns pilotos estão ansiosos por regressar ao histórico circuito de Grande Prémio onde competiram no passado, ao passo que para outros é um privilégio correr lá. Todos nós estamos ansiosos por podermos estar com a WGPBL no Estoril Classic”, enfatizou o australiano.

Além de Wayne Gardner, também Freddie Spencer e Phil Read – que somam onze títulos mundiais entre si – Carlos Lavado, Steve Baker e Raymond Roche marcam presença na World GP Bike Legends, que integra o programa do Estoril Classic de 2018, todos eles com Campeonatos Mundiais no seu currículo.

Portugal estará também representado na competição que se prevê intensa e animada, com a presença de Alexandre Laranjeira, Nuno André e Hermano Sobral, titulares de inúmeros ceptros nacionais, permitindo à imensa mole humana esperada para os dias 6 e 7 de Outubro apelarem ao seu sentido patriótico e apoiar os seus conterrâneos.

A continuidade da Fórmula 1

Ao longo do fim-de-semana da edição de 2017, os adeptos que responderam à chamada viram máquinas emblemáticas, como o Shadow, o Ensign, o Lotus, o Williams, etc, que provocaram excitação e entusiasmo nas bancadas.

Este ano os fãs da categoria máxima do desporto automóvel voltarão a ter a oportunidade de ver e/ou rever mais de uma dezena de grandes máquinas que marcaram a história da Fórmula 1.

Um dos carros já confirmados, entre outros, será o Tyrrell 012 Ford Cosworth que será pilotado pelo experiente Martin Stretton, Bicampeão do Mundo de Fórmula 1 Históricos.

Este é um monolugar significativo na história da equipa fundada por Ken Tyrrell, uma vez que foi o primeiro carro da formação a ser construído maioritariamente em fibra de carbono, seguindo a McLaren e a Lotus, inovadoras no uso deste material.

Para além disso, foi o primeiro carro na história da Fórmula 1 a envergar as cores da Benetton, marca que foi uma presença constante na categoria máxima do desporto automóvel ao longo de quase duas décadas.

É precisamente um chassis pintado com o verde da marca italiana que poderá ser visto na F1 Classic, inserido no Estoril Classic, que compreende duas provas para carros de Fórmula 1. O carro inglês, animado por um Cosworth DFV, obteve como melhor resultado um quarto posto pelas mãos de Stefan Belof, no Grande Prémio da Bélgica de 1985.

O carro concebido por Maurice Philippe esteve no ativo ao longo de três temporadas – 1983, 1984 e 1985 – tendo sido pilotado por nomes como o Michele Alboreto, Martin Brundle ou Stefan Johansson, para além do alemão.

Também da equipa fundada por Ken Tyrrell virá outro monolugar marcante, o Tyrrell 011, um carro que deu à formação de Ockham a sua última vitória na Fórmula 1 e derradeiro triunfo do venerável motor Ford Cosworth DFV V8, quinze anos depois de se ter estreado através da Lotus.

Alboreto foi o autor da proeza ao assegurar o primeiro lugar no Grande Prémio de Las Vegas, o último da temporada de 1982. No Estoril Classic será pilotado por Jamie Constable.

No entanto, são esperadas outras máquinas como o Williams FW07, que será pilotado por Mark Hazell, carro que levou a equipa de Frank Williams até ao círculo dos vencedores, em 1979, quando Clay Regazzoni venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Este monolugar, da autoria do inevitável Patrick Head, foi um dos expoentes máximos da era do efeito de solo, tecnologia introduzida na Fórmula 1 pela Lotus, tendo levado Alan Jones até ao título de 1980, após um intenso duelo com Nelson Piquet, em Brabham.

À disposição de Frank Lyons estará um McLaren M26 Ford Cosworth, com as emblemáticas cores da Marlboro. O monolugar britânico não tem uma história tão brilhante como o carro da equipa então sediada em Didcot, mas ainda assim venceu três Grandes Prémios pelas mãos de James Hunt em 1977, ano em que o inglês defendia o ceptro conquistado em 1976.

Também a representar uma escuderia com pergaminhos na história da Fórmula 1 estará o Brabham BT37 Ford Cosworth, pelas mãos de Jonathan Kennard. O carro concebido por Ralph Bellamy não foi dos mais bem-sucedidos da equipa, tendo como melhor resultado dois quartos lugares, mas ainda assim teve nomes ilustres aos seus comandos, como é o caso de Graham Hill, Carlos Reutmann ou John Watson ao longo de 1972 e 1973. Foi mesmo o “cavalo” que permitiu ao piloto irlandês estrear-se na Fórmula 1, em 1973, através da equipa privada Ceramica Pagnossin.

Para além destes exemplos mais emblemáticos, esperam-se mais carros marcantes da história da disciplina máxima – como um Hesketh, um Surtees ou um Ensign – que por certo, farão a delícia dos adeptos de automobilismo, e os farão vibrar com provas disputadas a velocidades estonteantes.

Todas estas máquinas entrarão em competição em duas corridas de vinte minutos, uma no sábado e outra no domingo, esperando-se grandes luta pelo degrau mais alto do pódio, o que animará o muito público que encherá as bancadas do Autódromo do Estoril.

CSS Group 1 e Iberian Historic Endurance como suporte

Indubitavelmente, a Fórmula 1 Classic e a World GP Bike Legends são os cabeças de cartaz do Estoril Classic, mas as categorias de suporte são em si mesmas motivos de interesse suficientes para que os adeptos se mantenham atentos e assistam à evolução em pista das máquinas que preenchem as grelhas de partida do CSS Group 1 e do Iberian Historic Endurance.

A primeira permitirá ao público contactar com as máquinas que formaram as grelhas de partida do BTCC, e outros campeonatos de carros de Turismo à volta do globo, até 1981, prometendo muita animação em pista através de lutas intensas por cada metro de pista, ao longo de duas corridas de vinte minutos disputadas no domingo.

Com o Iberian Historic Endurance os adeptos poderão ver evoluir ao longo do circuito os sofisticados protótipos e GT que marcaram o mundo da resistência nos anos sessenta e setenta em majestosos circuitos mundiais, carros que ainda hoje fazem parte do imaginário de todos os amantes de automobilismo, até dos mais jovens.

Uma das máquinas presentes será o Porsche 911 R de 1966, um modelo do qual foram apenas realizadas vinte e três unidades, sendo o 911 mais raro de sempre. Para além disso, o exemplar que estará presente no Estoril Classic é o chassis que pertenceu a Manuel Nogueira Pinto, sendo por isso um regresso a Portugal quase cinquenta anos depois.

Estas máquinas por certo farão estremecer o chão ao longo de duas provas de cinquenta minutos, transportando os espectadores para cenários como as 24 Horas de Le Mans ou para os 1000Km de Spa.

Motivos de interesse fora de pista

O paddock será mais uma fonte de interesse durante o evento, uma vez que estará ao dispor de todo o público munido de bilhete de paddock a Food & Brand Village, um espaço onde será possível conviver nas esplanadas dos diversos restaurantes presentes, para além de realizar compras alusivas ao evento e ao desporto motorizado em vários stands de merchandising.

Com o intuito de garantir um evento com motivos de interesse para toda a família, no paddock também estará disponível um mini circuito de karts elétricos destinado a crianças, que terá uma componente pedagógica e que fará as delícias dos mais novos.

Para terminar, toda área do interior do circuito será adornada com carros dos mais importantes clubes automóveis de Portugal, que durante o fim-de-semana realizarão voltas de demonstração ao traçado da pista situada nos arredores de Cascais.

No entanto, para os verdadeiros adeptos de desportos motorizados, a grande mais-valia do acesso ao paddock passa pela possibilidade de contactar de perto com todas as máquinas que se entregarão a lutas na pista, cheirar e sentir o perfume e o calor da competição.

Se a isto juntarmos a possibilidade de poderem conhecer pessoalmente oito Campeões do Mundo, assim como os pilotos que domam em pista as imponentes máquinas que se digladiam no asfalto.

Com os preços dos bilhetes de paddock a dez euros e a entrada livre para as bancadas, os motivos para passar pelo Autódromo do Estoril nos próximos dias 6 e 7 de Outubro e tomar parte do Estoril Classic são mais que muitos.

Concurso de Elegância ACP

O Concurso de Elegância ACP já vai este ano para a sua sexta edição, mas pela primeira vez, terá um palco diferente. Os Jardins do Casino Estoril recebem, de 5 a 7 de outubro, todo o glamour deste evento que, como é tradicional, junta automóveis dos anos 20 aos anos 70. Há sete categorias a concurso, ‘Vintage’, ‘Post Vintage’, ‘Aston Martin’, ‘Americanos pós-guerra’, ‘Sport pós-guerra’, ‘Sport e GT anos 60 e 70’ e ‘Sonhos Psicadélicos’. É dos vencedores de cada uma destas sete categorias que sairá o ‘Best of Show’.

O evento engloba ainda animação de rua, com animadores vestidos à época, memorabilia, a Grande Ginkana do Estoril, reservada a viaturas construídas até 1939 e que terá lugar no dia 6, na Av. Clotilde, e ainda o Desfile de Clássicos, no dia 7, que vai ter início no Circuito Estoril e final nos Jardins do Casino do Estoril, com passagens por Cascais e pela Av. Marginal até à segunda rotunda de Carcavelos. Um evento a não perder, pelas imagens pode ficar com uma boa ideia do que pode esperar.

Programa

Sexta-Feira, 5 de Outubro

12h00-18h00 Exposição dos Concorrentes nos Jardins do Casino do Estoril

15h00 Desfile dos Concorrentes para apreciação do Júri

Sábado, 6 de Outubro

10h00-18h00 Exposição dos Concorrentes nos Jardins do Casino do Estoril

16h00 Gincana nos Jardins do Casino para os 15 a 20 Automóveis até 1939

Domingo, 7 de Outubro

10h00-18h00 Exposição dos Concorrentes nos Jardins do Casino do Estoril

10h30 Desfile de automóveis clássicos na marginal (concentração no Autódromo pelas 09h30; aberto a quem quiser participar com um Clássico). Percurso: Entrada do Autódromo > Jumbo de Cascais > Carcavelos > Jardins do Casino

15h00 Desfile dos vencedores das categorias e anúncio do ‘Best of show’

RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO

SLALOM NO CIRCUITO ESTORIL É NOVIDADE

Após 12 edições, o Rally de Portugal Histórico volta à estrada para mais uma mistura de competição, convívio e também algum ‘turismo’. Está na estrada desde 2 de outubro, tem partida e chegada ao Estoril, sendo que esta edição tem um interesse adicional, já que depois de seis triunfos lusos e outros tantos estrangeiros, será interessante perceber quem desempata a ‘questão’.

O ano passado e após o segundo triunfo consecutivo do belga Yves Deflandre, a armada nacional espera, certamente, voltar às vitórias e, quem sabe, dar início a outra sequência de três triunfos consecutivos como os conseguidos por João Mexia entre 2013 e 2015. Mas para isso, terão primeiro de ser bem-sucedidos nos vários troços que vão ter pela frente e que os vão levar a passar pela Figueira da Foz, Braga (uma estreia), Viseu, Sintra e, já no sábado, pelo Slalom no Circuito Estoril. Um final com chave de ouro que o Presidente do ACP, Carlos Barbosa, já tinha prometido no ano passado.

Este ano, o Rally de Portugal Histórico tem uma lista de 87 equipas constituídas por piloto e navegador, sendo 15 delas portuguesas e 72 dos seguintes doze países: Bélgica, Suíça, Espanha, França, Rússia, Lituânia, Mónaco, Andorra, Suécia, Itália, Reino Unido e Canadá.

No âmbito do Estoril Classics Week 2018, está prevista a presença de grandes nomes dos ralis, como é o caso do antigo piloto de ralis Stig Blomqvist, aos comandos de um Audi Quattro de grupo B, Miki Biasion, bicampeão do Mundo de Ralis e três vezes vencedor do Rally de Portugal, aos comandos de um Lancia Delta. Está previsto que sejam vistos a abrir a estrada na zona de Sintra, durante o Rally de Portugal Histórico…

Um pouco de história

Criado em 2006, um ano antes do regresso do Rally de Portugal ao Campeonato do Mundo de Ralis, e como forma de reviver alguns dos melhores anos da prova do Automóvel Club de Portugal, o Rally de Portugal Histórico desde o primeiro momento que percorre troços míticos do Rally de Portugal e desde muito cedo se assumiu como uma das mais exigentes e prestigiadas provas de Regularidade Histórica do Velho Continente, atraindo pilotos e máquinas dos mais variados países, com particular destaque para a armada francófona que muitas vezes representa quase metade dos pelotões que chegam a ultrapassar a centena de carros.

Numa prova que tem por objetivo não só a competição, mas também o convívio e uma visão turística do País, os concorrentes têm percorrido estradas da zona centro e norte do país que ficaram na história de muitas das edições do ‘velho’ Rally de Portugal. Em 12 edições, seis triunfos foram para duplas nacionais, e outros tantos para os estrangeiros. Quem desempata este ano?

Programa

5 de Outubro (6ª feira):

4ª Etapa: Viseu/Estoril

Partida de Viseu do Hotel Montebelo (08h00)

Regularidade por Sectores no kartodromo de Leira (19h15)

Dupla passagem pela Lagoa Azul / Peninha (23h55)

6 de Outubro, Sábado

Estoril: (Jardins do Casino)/Autódromo do Estoril

Chegada aos Jardins do Casino do Estoril (01h50)

Slalom no Circuito do Estoril (10h10 às 12h40)

Exibição Slalom no Circuito do Estoril (15h05 às 15h35)

Distribuição de Prémios no Casino do Estoril (20h00)

SÁBADO
INÍCIO FIM DURAÇÃO GRELHA SESSÃO
09:00 09:40 00:40 Closed wheels Cars Free Practice Treinos Livres
09:45 10:05 00:20 F1 Classic Treinos Privados
10:10 12:40 02:30 Rally de Portugal Historico Slalom
12:45 13:05 00:20 Pre-1982 Touring Cars Group 1 Qualificação 1
13:15 13:35 00:20 World GP Legends Drivers Treinos
13:45 14:05 00:20 F1 Classic Qualificação
14:15 14:55 00:40 Iberian Historic Endurance Qualificação
14:00 14:30 00:30 Meet our World Champions – Box nr 1 Sessão Autógrafos
15:05 15:35 00:30 Rally de Portugal Slalom Final Slalom
15:45 16:05 00:20 Pre-1982 Touring Cars Group 1 Qualificação2
16:15 16:35 00:20 World GP Demonstration Period Bikes Exibição
16:55 17:15 00:20 F1 Classic Corrida 1
17:35 17:55 00:20 World GP Legends Drivers Corrida 1
18:15 19:05 00:50 Iberian Historic Endurance Corrida 1
DOMINGO
INÍCIO FIM DURAÇÃO GRELHA SESSÃO
09:40 10:00 00:20 Car Clubs Exibition Desfile
10:20 10:40 00:20 Pre-1982 Touring Cars Group 1 Corrida 1
10:50 11:10 00:20 Bike Clubs Exibition Desfile
11:00 11:30 00:30 Meet our World Champions – Box nr 1 Sessão Autógrafos
11:30 12:20 00:50 Iberian Historic Endurance Corrida 2
12:30 12:50 00:20 World GP Demonstration Period Bikes Demonstração
12:55 13:15 00:20 Car Clubs Exibition – Premium – Lunch time Desfile
13:15 13:35 00:20 Car Clubs Exibition – Premium – Lunch time Desfile
13:55 14:15 00:20 World GP Legends Drivers Corrida 2
14:35 14:55 00:20 F1 Classic Corrida 2
15:15 15:35 00:20 Pre-1982 Touring Cars Group 1 Corrida 2
15:45 16:25 00:40 Car Clubs Exibition Desfile

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado