Estoril Classics Week: As diversas competições

Por a 12 Outubro 2019 09:21

A 2ª Edição do Estoril Classics Week, tem várias vertentes: Formula 1, GT e Protótipos, Turismos, Formula Junior, Motos, Group 1, Troféu Mini, Concurso de Elegância e por fim o Rally Portugal Histórico ACP, que já terminou. Conheça cada uma delas.

F1 CLASSIC

Esta será uma prova emblemática, onde inesquecíveis Formula 1 até 1984 irão brilhar em pista. Nomes como Lotus, Mclaren, Tyrrell, Williams ou Hesketh pouco dirão, provavelmente, aos mais novos, mas para todo o público que presenciou no Estoril ou pela televisão as incríveis lutas destes carros pelas mãos de nomes tão incontornáveis como Ayrton Senna, Nigel Mansell ou James Hunt, entre outros, será um fantástico ‘revival’. Com as cores garridas dos patrocínios da época, estas máquinas de mais de 500 cv oferecem um espetáculo envolvente e apaixonante, quer para o espectador ocasional, quer para os maiores entusiastas da F1. Estão confirmados, por exemplo, um Lotus 91T, um McLaren MP4 e um Tyrrell 012, entre outros.

HGPCA F1 PRE-1966

A HGPCA irá regressar ao Autódromo do Estoril com os seus Formula 1 com mais de 50 anos. Máquinas de uma época de pura condução, onde não existiam apêndices aerodinâmicos, túneis de vento, pneus Slick e nem sequer patrocínios, apenas engenheiros de grande talento e pilotos dispostos a sacrificar a vida pela glória da sua marca e país. Maserati 250F, Alfa Romeo P3, Lotus 16 ou Cooper T43 são alguns dos modelos raríssimos avaliados em milhões de euros que irão estar em competição.

IBERIAN HISTORIC ENDURANCE

Viaturas de GT e Protótipos. O Iberian Historic Endurance é uma organização para ‘gentleman drivers’, no melhor do espírito das provas de clássicos. É uma competição para viaturas de GT e Protótipos, sendo reconhecida como a maior competição de viaturas clássicas do sul da Europa e uma das cinco melhores do mundo pelos meios especializados. Mais de trinta concorrentes, vindos de toda a Europa, irão disputar duas provas de resistência. O público poderá ver e ouvir mais de 30 automóveis icónicos tais como Ford GT40, Jaguar E-Type, Porsche 911 RS, Lotus Elan e outros automóveis que marcaram as provas de GT e Protótipos da década de 1970 como as 24 Horas de Le Mans.

1000 KM SPORTS CARS

Turismos e GT. A exclusiva competição 1000 KM Sports Cars destina-se a carros de Turismos e GT que correram no Campeonato Mundial de Sportscars entre 1964 e 1974. No certame são esperados os fantásticos Lola T70, Chevron B19, GRD, e o Lola T292 Team BIP. Uma prova que muito diz aos portugueses, pois será uma grelha com viaturas muito similares às que habitualmente participavam nas provas de Vila Real e em Angola e Moçambique no início dos anos 70.

AMICALE SPIRIT OF SPEED

Motos GP, Endurance e Superbikes. A Spirit of Speed, o maior clube europeu de motas clássicas de estrada, irá trazer ao Estoril mais de 40 motas de Grande Prémio. Serão esperadas máquinas que protagonizaram grandes momentos nas variadas competições mundiais: Moto GP, Endurance e Superbike. Apesar dos donos das motos não organizarem corridas, as mesmas irão à pista naquele que será provavelmente o maior conjunto de Motas de GP de sempre.

LURANI TROPHY

A Formula Junior Historic Racing Association (“FJHRA”) foi criada em 1993. Em 1995 o Trofeu FIA Lurani tornou-se no primeiro Campeonato FIA a ser realizado pela sua própria organização. Em 1997 os Formula Juniores fizeram a sua primeira corrida no Mónaco e foi uma das corridas mais renhidas do dia com um grupo de equipas com uma fantástica grelha, recreando a época do Grande Prémio Junior do Mónaco de 1959-1963.

GROUP 1+TROFÉU MINI

Criada em 2012, esta série para clássicos com especificações Grupo 1 Pre-1981 nasceu da necessidade de um campeonato com os custos de participação controlados ao máximo, indo ao encontro do espírito “Club Racing” inglês. Esta competição é sempre disputada

por classe, recompensando assim o grande esforço das equipas e pilotos que correm em cada uma das classes e criando, na prática, a possibilidade de se assistir a diversos campeonatos dentro de um campeonato. O campeonato está baseado no regulamento do turismo de série (Gr.1), regulamento este extremamente bem-sucedido, principalmente entre 1970 e 1981, que permite contornar a dificuldade em encontrar peças homologadas e originais, sem grandes aumentos de custos. O Troféu MINI destina-se aos modelos MK4 SPI e MPI, de acordo com as regras “Mighty MINI” inglesas. Esta configuração torna a aquisição de uma viatura muito acessível com uma manutenção ainda mais baixa, pois todas as peças são basicamente standard.

RALLY PORTUGAL HISTÓRICO

O Automóvel Club de Portugal levou a cabo a 14ª edição do Rally de Portugal Histórico, uma prova de regularidade histórica, que ‘recordou’ alguns dos mais importantes percursos do antigo Rali de Portugal. Criado em 2006, como forma de reviver alguns dos melhores anos da prova do ACP, o evento desde muito cedo se assumiu como uma das mais exigentes e prestigiadas provas de Regularidade Histórica da Europa, atraindo pilotos e máquinas dos mais variados países, com particular destaque para a armada francófona. Este ano não foi exceção, num evento em que o Autódromo do Estoril irá servir de pano de fundo para a partida e chegada. Ao longo dos anos o Rally Portugal Histórico ACP tem passado por vários locais incontornáveis na história da mais importante prova de desporto automóvel realizada em Portugal atualmente. Fátima, Tomar, Figueira da Foz, Espinho, Arganil, Viseu, Caramulo, Leiria e as especiais noturnas de Sintra já fizeram parte de um percurso exigente, mas de grande beleza paisagística, de mais de 2.000 km. Sendo a prova ‘secreta’, consulte o nosso site diariamente para ficar a saber o detalhe do percurso. A passagem noturna pelos troços de Sintra, a 11 de outubro, tem este ano Ari Vatanen e Mikko Hirvonen como anfitriões, o primeiro num Opel Manta 400 e o segundo num Ford Focus WRC. Hoje, 12 de outubro, sábado, os pilotos alinham no Slalom do Autódromo do Estoril, perante os milhares de adeptos do Estoril Classics Week esperados no circuito. Estão inscritas 85 equipas.

CONCURSO DE ELEGÂNCIA ACP

Nos Jardins do Casino do Estoril, dia 13 de Outubro, os holofotes vão estar apontados para o VII Concours d’Elegance ACP. São 50 automóveis de grande prestígio a lutar pelo prémio Best of Show, que vai ser decidido por um júri internacional de especialistas.

Este ano, os candidatos prometem uma competição acesa nas diversas categorias do concurso: “Vintage”, “Post Vintage”, “Aston Martin”, “Americanos pós- -guerra”, “Sport pós-guerra”, “Sport e GT anos 60 e 70” e “Sonhos Psicadélicos”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado