Enzo Ferrari faria hoje 126 anos

Por a 18 Fevereiro 2024 15:38

No mundo do desporto automóvel, poucos nomes têm tanta reverência e merecem ser respeitados como Enzo Ferrari. Nascido a 18 de fevereiro de 1898, em Modena – muitas vezes é referido que ‘Il Commendatore’ nasceu no dia 20 de fevereiro, no entanto o próprio escreveu nas suas memórias, estando esta obra disponível em português através da tradução de Jorge Bernardo com edição da BookBuilders, que naquele ano a neve era tanta que só dois dias depois do seu nascimento foi possível a família levá-lo ao registo civil – Ferrari não foi apenas mais um nome na indústria automóvel, mas um visionário que lançou as bases de uma das marcas mais icónicas de sempre. 

Há precisamente 126 anos nascia Enzo Ferrari. O mítico fundador do construtor do ‘Cavallino Rampante’ cedo se interessou por automóveis e, depois de servir na 1ª Guerra Mundial, começou a trabalhar como piloto de testes e até de competição, mas não sem antes ver recusado um trabalho na Fiat.

Depois de ser piloto da Alfa Romeo (marca à qual esteve ligado durante vários anos), em 1929 Enzo acabaria por fundar a sua própria equipa – a Scuderia Ferrari, que corria com carros da Alfa, na sua maioria. Mas só quase duas décadas depois, em 1947 e finda a 2ª Guerra Mundial, é que o primeiro carro construído oficialmente pela Ferrari saiu da fábrica de Via Abetone Inferiore em Maranello – o 125S.

Estreado a 11 de maio de 1947 no circuito de Piacenza, o 125S não demorou muito a começar a triunfar – apenas duas semanas mais tarde, ganhou o GP de Roma no traçado de Terme di Caracalla, dando início à história de sucesso da Ferrari nas pistas – ao todo, segundo o seu site, os italianos já alcançaram mais de 5.000 vitórias na sua história. Uma história de sucesso dentro e fora de pista que se deve em grande parte ao fundador Enzo Ferrari que hoje faria 126 anos se fosse vivo.

Já este ano, estreou nos cinemas nacionais a longa metragem de Michael Mann “Ferrari”, baseado na biografia ‘Enzo Ferrari – The Man and the Machine’, de Brock Yates.

Foto: Arquivo AutoSport

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado