EDUARDO PEREIRA: UM PORTUGUÊS NO TITANS RX
Eduardo Pereira é um português engenheiro de motores na MJP, sendo responsável pela preparação e afinação dos motores dos Pantera RX6. Com uma trajetória já
consolidada no automobilismo internacional, Eduardo falou-nos um pouco sobre o seu percurso e o conceito da MJP para a motorização dos Pantera RX6: “Comecei desde cedo a trabalhar com motores, aos 18 anos fui para Inglaterra onde tirei o curso de Motorsport Engineering. O meu background profissional começou inicialmente por Portugal, tendo depois voltado a Inglaterra onde ingressei na M-Sport.
Lá, colaborei como engenheiro de motores em projetos diversos, quando não estava em eventos, passava todo o tempo no dyno, onde pude aprender muito. A formação que tive na M-Sport, muito graças também aos colaboradores que lá conheci, permitiu-me “subir o nível”, passando a integrar o departamento de suporte aos Clientes, onde tanto estava num dia a testar com um Fiesta R5, como na mesma semana tinha uma prova com o Bentley Continental GT3, depois no fim de semana posterior um evento do Mundial de Ralicross e passado uma semana outro evento do WRC. Como gosto de estar sempre a aprender, esta colaboração na M-Sport foi muito boa para mim.
Depois acabei por vir para Portugal por motivos pessoais e comecei a prestar serviços como freelancer. Estive três anos no campeonato norte-americano Global Rallycross Championship (GRC) com os Ford Fiesta preparados pela M-Sport, que eram conduzidos pelo Patrick Sandell e Austin Dyne.
Quando o GRC faliu, foi quando a chamada do Max Pucher apareceu no meu telemóvel e deu-se a minha entrada na MJP, primeiro com os Fiesta da equipa que corria no Mundial e depois a liderar este projeto do desenvolvimento dos motores dos Panteras RX6. Com este carro, o Max Pucher quer criar um campeonato que volte às origens da modalidade, com carros iguais para todos, sendo o piloto a fazer a diferença.
Os motores são 2.3 Ford Ecoboost originais do Ford Mustang, preparados de base pela PIPO Moteurs, que já preparou no passado motores para os Focus e Fiesta WRC, bem como para os Hyundai i20 WRC.
Temos uma base de calibração que vem do banco deles e a partir daí eu tomei conta do projeto, nomeadamente sobre o ALS, launch control e tudo o que é a calibração no mundo real. As centralinas estão bloqueadas e só nós podemos mexer nelas mas não alteramos nada. Os motores poderiam ser afinados circuito a circuito mas nós não queremos isso, não queremos desenvolver ao máximo estes motores para mantermos os custos baixos. A minha preocupação e a da minha equipa é garantir que os motores estão bem de saúde e todos
iguais, tal como acontece com os chassis, sendo assim o piloto a ter de fazer a diferença em pista.”
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