Derrapagens artísticas

Por a 28 Janeiro 2008 17:37

O Drifting é uma forma de desporto automóvel que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A espectacularidade da modalidade tem atraído inúmeros pilotos um pouco por todo o mundo, especialmente no Japão, Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Afórmula é simples e resume-se a fazer escorregar a traseira do automóvel – usualmente referido como sobreviragem – num bailado controlado através de um percurso delimitado.

As manobras são apreciadas por um grupo de juízes, que as premeiam de acordo com a perfeição atingida. Não se trata somente de evitar derrubar as barreiras mas, essencialmente, realizar as manobras com a máxima maestria.

Na verdade a arte do drifting já é utilizada há muito tempo, e mesmo alguns dos primeiros pilotos de Grande Prémio, como por exemplo Tazio Nuvolari, utilizavam a técnica de deixar escorregar os seus monolugares às quatro rodas.

No entanto, seria nos anos 70, no Japão, que a arte seria desenvolvida por uma lenda local, Kunimitsu Takahashi, que ficou famoso por atingir o ‘apex’ da curva a alta velocidade, deixando de seguida o carro escorregar demoradamente, técnica que lhe granjeou uma enorme legião de adeptos.

Actualmente a modalidade evoluiu para competições onde o espectáculo é uma constante e a preparação dos carros, específica para aquele tipo de provas. O factor espectáculo é primordial, pelo que até a quantidade de fumo

produzida pelos pneus é premiada, para além da distância a que os carros passam dos muros, e mesmo os aplausos do público podem servir para desempatar uma contenda. A evolução da tecnologia chegou a tal ponto que na Austrália, utilizam-se GPS e acelerômetros para medir as velocidades,

ângulos e forças ‘G’ durante as provas.

A competição tem treinos livres e qualificação onde os ‘drifters’ passam perante os juízes, mas é nas finais – o Tandem Drift – que a emoção vai ao rubro, pois os pilotos competem mano-a-mano, muitas vezes, com os seus carros a escassos centímetros uns dos outros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado