Cores que ficaram para a história: perfume nacional by Diabolique
A exemplo do que se passou a nível internacional desde que nasceu o hábito de decorar carros com as cores dos patrocinadores, por cá a moda também pegou.
Diversas marcas nacionais e não só utilizaram o desporto motorizado para se promoverem, mas em Portugal há um exemplo que se destaca de todos os outros: a Diabolique, uma marca de perfumes que se tornou num dos mais famosos patrocinadores da história do desporto automóvel português.
Este é talvez o mais perfeito exemplo duma marca que se ‘fez’ totalmente à custa da equipa de ralis do Dr. Miguel Oliveira, que quer com o Ford Escort RS, RS200 ou Sierra Cosworth, espalhou o seu ‘perfume’ pelas estradas nacionais.
Outro bom exemplo de um grande patrocinador é a Tabaqueira, com a Duriforte de Carlos Bica. Quem não se lembra do Lancia Delta de ralis, um autêntico maço de tabaco SG Gigante, onde nem sequer faltavam as finas tiras que imitavam os maços de tabaco reais.
Mas, claro, as cores das equipas oficiais sempre tiveram grande popularidade entre os adeptos, como é o caso dos belos Peugeot 206 WRC da Peugeot Portugal, o Silver Team, ou o também mítico ‘amarelinho’ da Renault, ou a Toyota Portugal com o fantástico Corolla WRC de Pedro Matos Chaves com as cores da Castrol. São muitos os exemplos entre equipas oficiais, mas talvez o mais transversal seja a Galp, que coloriu muitas dezenas de carros de competição lusos, dentro e fora das fronteiras, nos ralis, velocidade ou todo-o-terreno.
Ajudou, por exemplo, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva a vencerem a Taça FIA de Grupo N em 1995 ou Armindo Araújo nas suas aventuras e títulos internacionais, quer com a Mitsubishi, quer com a MINI no WRC.
A Vodafone, que é um dos patrocinadores mais consistentes do desporto motorizado nacional, também apoiou dezenas de projetos nos automóveis e motos de competição, além de ser o main sponsor do Rali de Portugal, considerado um dos melhores do mundo e que em tempos também teve o patrocínio da TMN, que chegou mesmo a ter um Dream Team em solo nacional.
Nos anos 70 ficou famoso o Lola do Team Bip, Ecurie Bonnier, mas foi na década seguinte que várias marcas e empresas que pontificaram nas nossas pistas e estradas. O Team Miura, a moda da Gianonne, Kispo e Lois.
A Ponto Verde, Traffic, Rodam, o lindíssimo BMW M1 de Mário Silva com as cores verdes da Allegro. E poucos imaginariam que, um dia, o xisto da Serra do Açor levasse Arganil e uma Renault 4L por essa Europa fora…