Contagem decrescente para o Mundial de Ralicross
Este ano há Ralicross e a dobrar, Europeu e Mundial. Mantendo o Europeu nas classes Super1600, Toruring Car e Supercars, a FIA expandiu a categoria principal da modalidade, os Supercars, criando o Campeonato do Mundo de Ralicross.
Portugal marca o arranque deste novo evento, com a prova inaugural a ter lugar dias 3 e 4 de Maio, em Montalegre. O Mundial totaliza 12 provas, saindo do continente europeu apenas em duas ocasiões, Trois-Rivières, Canadá, e Argentina, num evento em que ainda não está confirmada a sua localização. O Mundial e o Europeu vão ter ‘vidas’ paralelas, já que as cinco provas que compõem este último, fazem também parte da rota do mundial.
Os regulamentos sofreram também algumas alterações, entre elas, na atribuição de pontos nas mangas de qualificação. O vencedor recebe 50 pontos e os restantes 45-42-40-39-38-37, respetivamente. No entanto, estes pontos servem apenas para a classificação intermédia, verificada no final das mangas de qualificação e que dão acesso à final, na qual serão atribuídos, para o campeonato, 8 pontos ao vencedor, ao invés de 6 pontos como na época transata. Nota também para o número limite de motores a utilizar ao longo da época, apenas 3. A partir daí cada piloto é penalizado em 15 pontos no campeonato.
Com dois títulos em discussão, piloto e equipas, este Mundial tem ainda outra novidade, a classe RX Lites. Segundo Martin Anayi, diretor geral da atual promotora do campeonato, a IMG MotorSport, esta classe foi criada a pensar no futuro da competição, com o objetivo de reduzir os seus custos aos mínimos. Os pilotos irão disputar um mínimo de cinco provas e os carros terão 310 cv, tração às quatro-rodas e motor traseiro. Esta classe é entendida como ideal para jovens pilotos que se queiram iniciar na competição.
O estatuto mundial dado este ano e pela primeira vez ao Ralicross deve-se principalmente à ação da IMG Motorsport, que pretende dar uma dimensão global há competição, transmitindo o evento em mais de 50 países ao longo de 2014.
Bom plantel
Numa competição que está a gerar grande interesse entre as marcas e pilotos, confirmadas estão já as presenças da Ford, Peugeot e Volkswagen. A parceria entre a Volkswagen Motorsport e a equipa sueca Marklund Motorsport, conta com os pilotos Toomas ‘Topi’ Heikkinen, vencedor do Global Rallycross em 2013 e o companheiro de equipa, Anton Marklund, aos comandos de um VW Polo Rx Supercar.
A Peugeot apresenta-se neste mundial com o Peugeot 208 T16 Silhouette, através da Hansen Motorsport. Integrando a Albatec Racing Team, o Campeão do Mundo de Fórmula 1 (1997), Jacques Villeneuve, estreia-se este ano ao volante de um Peugeot 208 T16 SIlhouette. Outro nome é Ken Block que irá marcar presença em três rondas do mundial com um Ford Fiesta da Hoonigan Racing. Tanner Foust, conhecido apresentador do programa Top Gear USA, é outra das confirmações para este mundial, disputando quatro provas ao volante de um VW Polo Rx Supercar. Robin Larsson, filho do campeão europeu (2006 e 2007) Lars Larsson, estreia-se este ano nos Supercars com um Audi A1. A estes nomes, os ‘habitués’ da modalidade, o russo Timur Timerzyanov, Davy Jeanney (França), Timmy Hansen (Suécia), Andreas Bakkerud (Noruega), Liam Doran (Grã-Bretanha), Alexander Hvaal (Noruega), Anton Marklund (Suécia) e o Sr. Espetáculo, Mr. Hollywood, Petter Solberg.
Estão portanto reunidos bons ingredientes para esta primeira experiência mundial, que para já não é mais do que um pequeno upgrade ao anterior europeu, esperando-se que nos próximos anos a modalidade ganhe verdadeiro estatuto mundial ao visitar mais locais fora da Europa. Dentro de cerca de mês e meio, Montalegre recebe o arranque desta nova competição.
Campeonato do Mundo de Ralicross FIA:
03-04 Maio – Montalegre (PRT)
24-25 Maio – Lydden Hill (GBR) *
14-15 Junho – Hell-Lanke (NOR)
28-29 Junho – Kouvola (FIN)
05-06 Julho – Höljes (SWE)
12-13 Julho – Mettet (BEL) *
07-08 Agosto – Trois-Rivières (CAN) *
06-07 Setembro – Lohéac (FRA)
20-21 Setembro – Buxtehude (DEU)
27-28 Setembro – Franciacorta (ITA) *
11-12 Outubro – Istanbul Park (TUR) *
22-23 Novembro – Local a indicar (ARG)
*Sujeito há homologação do Circuito
Campeonato da Europa de Ralicross FIA:
24-25 Maio – Lydden Hill (GBR) *
14-15 Junho – Hell-Lanke (NOR)
12-13 Julho – Mettet (BEL) *
20-21 Setembro – Buxtehude (DEU)
27-28 Setembro – Franciacorta (ITA) *
*Sujeito a homologação do Circuito
RX Lites 2014:
03-04 Maio – Montalegre (PRT)
24-25 Maio – Lydden Hill (GBR) *
28-29 Junho – Kouvola (FIN)
05-06 Julho – Höljes (SWE)
07-08 Agosto – Trois-Rivières (CAN) *
27-28 Setembro – Franciacorta (ITA) *
11-12 Outubro – Istanbul Park (TUR) *
*Sujeito a homologação do Circuito
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI