Conselho Mundial FIA: Novo calendário WTCC e Fórmula E já mexem
A FIA divulgou as decisões tomadas no Conselho Mundial de hoje, onde se destacam as alterações ao calendário do WTCC e um regulamento básico para a Fórmula E, que vai usar monolugares com motores elétricos.
Na Fórmula 1, fica ratificado que o Mundial de 2013 vai ter apenas 19 provas, em vez das 20 originalmente previstos, embora isto não constitua uma novidade, pois Bernie Ecclestone já havia anunciado que a prova de New Jersey não seria substituída.
Nos ralis, a FIA vai liberalizar a homologação de motores nos grupos R1, R2 e R3, de modo a poder ser possível montar um motor de série oriundo de outro carro da mesma marca. A comissão de ralis também deverá estudar uma maneira de integrar GT em provas da modalidade o mais depressa possível. No TT, os restritores dos motores a gasolina passam para 36 mm.
O uso de faróis para sinalizar dobragens fica restrito no regulamento, que também viu clarificações na alocação de pontos da pole position e no uso de motores de LMP2 durante toda a época.
No WTCC, a jornada do Brasil volta a sair do calendário, substituída por duas provas a designar. É possível que uma delas tenha lugar no Egito, uma vez que o circuito Egypt Motor Park é o novo patrocinador do SEAT de Pepe Oriola.
Foi estabelecido um regulamento base para a Fórmula E, que vai ter pelo menos oito provas, a ter lugar em circuitos citadinos (Londres, Roma, Los Angeles, Miami, Beijing, a cidade malaia de Putrajaya, Buenos Aires e Rio de Janeiro), com uma corrida de 45 minutos e duas trocas obrigatórias de carro.
A FIA aprovou a criação de uma Fórmula 4, que permita às federações nacionais estabelecer uma base comum de regulamentos técnicos e desportivos para uma categoria de acesso nos monolugares.
Nas competições de automóveis clássicos, a Masters Series substitui a TGP F1 como co-organizadora do Mundial de F1 Históricos, reconhecido pela FIA. Foi também divulgado o calendário do Troféu Lurani de Formula Junior, que termina no Algarve a 20 de outubro.
Noutras categorias, o Europeu de Ralicross mantém a limitação de um motor por prova, existem novas regras de segurança para as provas de montanha (respeitantes à localização de espetadores) e foram mudadas as regras de qualificação para as provas de karting da CIK/FIA.
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