Algarve Motor Park: Tudo num só lugar

Por a 29 Novembro 2007 11:36

200 milhões de euros de investimento, 308 hectares de terreno, cinco equipamentos de excelência que se complementam que têm como âncora um moderno e polivalente autódromo – do melhor que vai passar a existir na Europa. Do sonho à realidade distam agora pouco mais de dez meses. E para que não restam dúvidas, é mesmo aqui em Portugal e ficará pronto já em Outubro do próximo ano. Não acredita? Fomos lá para ver…

Quase sete anos depois de ser apresentado o primeiro esboço, o denominado Algarve Motor Park deixou o papel e começou finalmente a ser projectado no terreno, num processo agora irreversível. Pelo meio, muitas etapas tiveram de ser vencidas: da reformulação do Plano Directório Municipal, que inicialmente só abrangia 42 hectares de zona de equipamento (dos 300 que contemplam a obra); passando pela obrigatória declaração de Interesse Público, só resolvida em 2005; até ao indispensável Estudo de Impacto Ambiental e posterior resolução do Conselho de Ministros para a rectificação do Plano de Pormenor, concedida apenas a 12 de Julho último; e isto para só citarmos as mais importantes. O aspecto positivo desta longa espera foi que tudo foi sendo aperfeiçoado, de tal modo que chegaram a existir dez versões diferentes do circuito até ser encontrada a definitiva, num processo seguido a par e passo pelos responsáveis da FIA e FIM.

Contagem acelerada

Mas, ultrapassadas todas as barreiras burocráticas, o processo tomou o seu rumo normal e entrou mesmo na sua fase mais célere, primeiro com a desmatação e preparação do terreno, iniciada logo em Setembro, e agora com a construção das infra-estruturas, prevendo-se que os primeiros edifícios comecem a ser erguidos já a partir desta semana, também porque o relógio entrou em contagem acelerada, ou não estivesse o prazo de execução de (quase) todo o complexo contratualizado para o início de Outubro do próximo ano, a tempo do novo Autódromo Internacional do Algarve receber a sua primeira prova oficial, o Mundial de Superbikes, a 26 de Outubro.

Projectado na totalidade pela empresa algarvia Parkalgar, num investimento privado que ronda os 200 milhões de euros, o Algarve Motor Park vai ocupará uma área de 308 hectares, estando localizado na serra da Pereira, sítio do Escampadinho, na freguesia da Mexilhoeira Grande, a menos de dez minutos de Portimão e a apenas 4,6 km do nó com a A22 (Via do Infante), de onde nascerá um canal de acesso directo ao futuro Autódromo Internacional de Portimão.

Aquando da nossa visita, na última quinta-feira, estavam ao serviço cerca de 300 trabalhadores e 72 máquinas. Contudo, no pico da obra, a estimativa da Parkalgar é que estejam envolvidas mais de três mil pessoas. Quando em funcionamento, o Algarve Motor Park criará seis centenas de postos de trabalho directos e perto de 1.300 indirectos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado