Alex Zanardi em estado muito grave (Atualizado às 20h40)
Alex Zanardi esteve envolvido num acidente de viação, tendo sido atropelado, numa estrada na província de Siena, durante uma das etapas duma prova de estafetas do ‘Obiettivo tricolore’, um evento para atletas paralímpicos, em handbike, bicicleta ou cadeira de rodas.
O acidente teve lugar na estrada estatal 146, na cidade de Pienza. Pelo que reporta a imprensa italiana, esteve envolvido um veículo pesado.
Um helicóptero de emergência médica foi chamado ao local e transferiu Zanardi, que ficou gravemente ferido, para o hospital de Le Scotte di Siena.
Mais informações quando possível.
Atualizado às 18h30
Já se sabe mais do acidente em que se viu envolvido Alex Zanardi, que esta tarde, eram cerca das cinco da tarde em Itália, foi atropelado por um camião quando participava numa prova, na província de Siena, durante uma das etapas da prova de estafetas ‘Obiettivo 3’, em que os atletas paraolímpicos participavam em bicicletas de mão. O incidente teve lugar na estrada nacional 146, entre Pienza e San Quirico d’Orcia e várias fontes revelam que Zanardi terá saído da sua faixa, numa descida, sendo atropela pelo camião que vinha em sentido contrário.
De acordo com Mario Valentini, treinador da equipa paraolímpica italiana, ao jornal Corriere della Sera, o condutor do camião tentou evitar a colisão: “A etapa chegou a Montalcino, e pouco faltava para o final. Estávamos numa curva, numa descida não muito difícil, para onde íamos a cerca de 50 km/h. Alex perdeu o controlo do seu veículo, capotou duas vezes e bateu num camião. O impacto foi terrível. Foi muito mau. O helicóptero não conseguiu aterrar, por isso uma ambulância levou-o para uma rotunda próxima, onde finalmente o colocaram no helicóptero a caminho de Siena”, disse Valentini. Ainda não foi emitida qualquer comunicação oficial sobre o seu estado, nem sobre o tipo de lesões que possa ter sofrido. Recorde-se que tinha sido hoje anunciada a sua participação com a BMW na corrida de Monza do GT italiano, em novembro.
Atualizado às 19h37
Alex Zanardi está hospitalizado em condições muito graves na policlínica Santa Maria. Francesco Giovanni Bova, Director de Primeiros Socorros do Hospital Le Scotte em Siena, fez uma atualização: “Alex Zanardi foi transportado de helicóptero e aterrou no hospital de Siena às 18h00 (locais) na sequência de um acidente de viação. Foi imediatamente atendido por profissionais das Urgências, avaliado na sala de choque e o seu estado é muito grave, devido ao grave traumatismo craniano relatado. Está atualmente a ser submetido a uma neurocirurgia delicada. Com a evolução do caso, daremos toda a informação necessária”.
De acordo com as primeiras informações, Zanardi rodava, a descer, numa ligeira curva para a direita, quando perdeu o controlo da sua bicicleta de mão, deslizando para a faixa oposta, onde um camião se aproximava. Zanardi bateu com a cabeça no mesmo momento em que era atropelado pelo camião, que não conseguiu evitar o impacto.
Atualizado às 20h40
Mais alguns detalhes do acidente de Alex Zanardi: “Existia uma longa reta, num declive de 4% de descida, e dizem que ele saiu da trajetória e foi bater de frente num camião, que ainda se afastou um metro na tentativa do evitar, mas ele acertou-lhe na mesma. Não foi o condutor do camião que cometeu um erro, foi o Alex que foi embater nele”, disse Mario Valentini, treinador da equipa paraolímpica italiana.
Atualizado às 21h52
Depois de ter saído da cirurgia a que foi submetido e apesar do prognóstico de Alex Zanardi ser confidencial, sabe-se que permanece em estado muito grave. Amanhã de manhã será emitido um novo boletim médico. Ainda assim, a Direção de Saúde do Aou Senese informa que a intervenção neurocirúrgica e maxilo-facial a que o atleta foi submetido, devido ao grave traumatismo craniano que sofreu, começou pouco depois das 19 horas (locais) e terminou pouco antes das 22 horas (locais). O seu estado de saúde é muito grave.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mas estavam a fazer a prova com a estrada aberta?
Faço votos que Zanardi recupere rapidamente.
Sim, com a estrada aberta, e com escolta da Polícia Municipal. Mas não é uma competição.
Mas se o texto diz que era uma prova de estafetas, subentende-se que era uma competição. Mesmo se fosse um treino, o trânsito deveria parar à passagem do grupo…
De qualquer forma, se o Zanardi se despistou e foi ele a embater no camião, mesmo que este estivesse parado, o resultado seria o mesmo, infelizmente.
Vocês são muito engraçados. No mesmo artigo foi atropelado e despistou-se contra o dito camião. Enfim as melhoras para este guerreiro é o q se deseja.
Acho que é fácil de perceber que as primeiras informações foram evoluindo, conforme se foi sabendo mais. Por isso mesmo é que lá estão as palavras ‘atualizado’ e até as horas que o foi. Não parece muito difícil de perceber que isto não é um artigo escrito tudo na mesma altura.
Não vale a pena, há gente que, seja do que for, só sabe mesmo é dizer mal.
Obrigado ao José Luís Abreu por manter a notícia actualizada. Espero que o Alex Zanardi, um sobrevivente, ultrapasse esta nova adversidade.
Partilho a estranheza da Pity por, aparentemente, a prova se estar a disputar numa estrada aberta ao trânsito. Não devia. Não podia.
Espero que vença mais esta batalha.
De acordo com o comissário técnico da selecção, que vinha mais atrás, o Zanardi rebolou 2 ou 3 vezes , o capacete saltou, tudo antes do piloto ir embater no estribo do camião.
E mais uma vez a mulher dele estava estava por perto.
Desculpem, uma correcção, assim é que é: embateu no estribo do camião e com o impacto é que saltou o capacete e o Alex rebolou 2 ou 3 vezes.
Seja de que maneira for, caramba, que Alex Zanardi recupere e regresse para junto de sua familia…é e será sempre um Grande Guerreiro um Grande Campeão um ser Humano de Exceção.
Força Campeão
Foi sempre um desportista que gostava de arriscar, mesmo com handicap. O Schumacher era igual. Formas de estar na vida.