2015, uma época fabulosa
O desporto motorizado assemelha-se muitas vezes a um romance literário, com todos os condimentos de drama, incerteza, rivalidade, superação e glória que apaixonam milhões de adeptos em todo planeta. Numa era em que se discute a supremacia da tecnologia sobre a centelha humana, a época de 2015 parece ter contrariado essa ideia já que em Portugal e no estrangeiro assistimos a várias competições decididas quase ao ‘photo-finish’, depois de lutas a dois ou a três que geraram interesse e suspense tanto em adeptos como observadores casuais.
Poucos pilotos portugueses conseguem hoje arrastar multidões como Miguel Oliveira. Depois de títulos mundiais no TT com Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves, o motociclismo português suspirava por uma referência no mundo da velocidade, e encontrou-a há muito em Miguel Oliveira. Um jovem português de 20 anos que na infância emigrou para Espanha para competir com os melhores e que agora, no topo da sua ascensão, ganhou seis Grandes Prémios e lutou com bravura e classe pelo título mundial de Moto3 com Danny Kent até à última volta do GP de Valência.
Na classe-rainha, a rivalidade entre Valentino Rossi e Marc Márquez – com o eventual campeão Jorge Lorenzo pelo meio – trouxe tanta atenção para o MotoGP como Alain Prost e Ayrton Senna tinham trazido na altura para a Fórmula 1. Abriram-se noticiários generalistas com o episódio de Sepang, o título de Lorenzo foi amplamente discutido em meios de comunicação que normalmente não ligam ao fenómeno do motociclismo. Em suma, é o fator humano – não o tecnológico – que realmente nos fascina neste mosaico.
João Barbosa também voltou a demonstrar a sua extraordinária capacidade com mais um título nos Estados Unidos, a nação que acolheu o seu talento e que o transformou numa espécie de superstar das corridas de protótipos. Filipe Albuquerque também fez o seu papel desde a primeira até à última e decisiva corrida da European Le Mans Series, no Estoril, mas num campeonato cheio de gentlemen drivers nem sempre o resultado final depende da performance dos melhores pilotos. Mais um campeonato decidido na última corrida da época e com muito drama à mistura.
Emoções dentro de portas
E eis que chegamos aos três principais campeonatos nacionais. No TT, Miguel Barbosa, Nuno Matos e Hélder Oliveira discutiam o título à entrada para a última prova, a emblemática Baja de Portalegre, e o piloto do Racing Lancer chegaria mesmo ao seu sétimo campeonato na modalidade. Na Velocidade, a Novadriver bateu a Speedy Motorsport na derradeira corrida do Estoril com os jovens Francisco Abreu e Armando Parente a sagrarem-se campeões nacionais por entre o pelotão do V de V e depois de uma época intensamente discutida com Pedro Salvador e Rafael Lobato.
O Campeonato Nacional de Ralis teve um parque automóvel de luxo mas foi a rivalidade entre José Pedro Fontes e Ricardo Moura que reteve toda a gente até à decisão nos troços de terra do Algarve. A três especiais do final da época, Ricardo Moura era campeão. Na penúltima classificativa, José Pedro Fontes assume o segundo lugar e dá o cheque-mate no xadrez do título. Polémicas à parte, parece indiscutível que a capacidade e o profissionalismo destes dois principais pilotos elevaram o nível de um CNR que poderá surgir ainda mais competitivo em 2016.
De qualquer forma, é caso para dizer que 2015 foi uma colheita vintage para o desporto motorizado nacional e internacional. Venham mais castas assim.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI