Open de Portugal de Karting/Bombarral: Primeiros Títulos

Por a 25 Fevereiro 2019 11:42

O Open de Portugal foi a competição escolhida pela FPAK para abrir o calendário desportivo de Karting no nosso país, sendo disputado no KIRO – Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

Quase seis dezenas de pilotos marcaram presença no Bombarral, competição que entregou os primeiros títulos nas sete categorias em disputa. Ricardo Borges (X30 Super Shifter e Sénior), Joel Magalhães (X30 Super Shifter Master), Guilherme de Oliveira (X30), Tomás Ribeiro (Júnior), José Pinheiro (Juvenil), Maria Germano Neto (Cadete) e Guilherme Morgado (Iniciação) foram os grandes vencedores da competição.

Categoria X30 Super Shifter

Uma das principais novidades para 2019 surge na categoria dos karts equipados com caixa de velocidades, onde todo o pelotão passa a usar os motores de 175cc, que até ao ano passado partilhavam a grelha com os 125cc. Por outro lado, em vez de quatro agora existem três classes: Sénior (pilotos dos 18 aos 32 anos de idade), a Master (dos 32 aos 45 anos) e a Gentleman (mais de 45 anos).

No Bombarral, a categoria X30 Super Shifter teve um total de 10 pilotos e, no sábado, Rodrigo Ferreira (chassis Praga) começou por ser o mais rápido à geral e na Sénior nos treinos cronometrados (44,804s), enquanto na Master o mais rápido foi Joel Magalhães (CRG), com o registo de 45,500s.

Tiago Teixeira (Birel ART) venceu a primeira manga de qualificação à geral e na Sénior, apesar de ter disputado toda a corrida com uma queimadura na perna direita, devido a um tubo do seu kart que se soltou. Hugo Marreiros (DR) foi o segundo classificado à geral e ganhou a subcategoria Master com a volta mais rápida da classificação geral (45,260s).

No domingo, Hugo Marreiros venceu a segunda manga de qualificação à geral e na Master, enquanto Tiago Teixeira foi o segundo classificado à geral e o mais forte na Sénior. Na Final, a vitória foi discutida de forma emocionante por quatro pilotos: Tiago Teixeira, Hugo Marreiros, Rodrigo Ferreira e Ricardo Borges (Kart Republic). Na última volta, um incidente entre Teixeira e Marreiros permitiu a Ricardo Borges passar para a frente e conquistar o título do Open de Portugal de Karting na sua estreia na X30 Super Shifter, vencendo também a subcategoria Sénior. Rodrigo Ferreira ocupou o lugar intermédio do pódio, enquanto Joel Magalhães foi o terceiro classificado à geral e venceu entre os Master.

Categoria X30

A categoria X30 atraiu um pelotão de 13 pilotos para o Open de Portugal, com Guilherme de Oliveira (Tonykart) a demonstrar logo no sábado que era um sério candidato à vitória, sendo o mais rápido nos treinos cronometrados (46,568s) e ganhando a primeira manga de qualificação.

No domingo, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a ganhar a segunda manga de qualificação e depois confirmou o favoritismo na Final, vencendo o Open de Portugal na sua primeira prova na X30 em solo nacional. Na corrida decisiva, Guilherme de Oliveira contou com forte oposição de Mariana Machado (Praga), que fazia a sua estreia absoluta nesta categoria, enquanto Gabriel Caçoilo (Tonykart) completou o pódio final. Luís Caetano (Mad Croc) e Lourenço Monteiro (Tonykart) também terminaram no top 5 no Bombarral.

Categoria Júnior

A categoria Júnior reuniu uma dezena de pilotos para o Open de Portugal, num pelotão onde Tomás Ribeiro (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, ao rodar em 48,158s. O piloto de Fafe venceu depois a primeira manga de qualificação, apesar de ter chegado a rodar no sétimo lugar, para depois repetir o triunfo na segunda manga de qualificação e na Final, garantindo assim o título do Open de Portugal.

Os derradeiros lugares do pódio foram discutidos de forma emocionante por um grupo onde estavam Luís Leão (Exprit), a aniversariante Matilde Ferreira (Praga), que festejou 13 anos com um lugar no pódio, Miguel Silva e José Barros (Kosmic), que completaram o top 5 por esta ordem.

Categoria Juvenil

Na Open de Portugal de Karting da categoria Juvenil, Miguel Couteiro (Parolin) garantiu a pole position para a primeira manga nos treinos cronometrados, rodando em 52,181s e tendo o rookie José Pinheiro (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha. José Pinheiro ganhou depois a manga de qualificação de sábado, na frente de Couteiro, Diogo Castro (Fórmula K) e Francisco Costa (Praga), num dia onde João Oliveira (Tonykart) não pôde alinhar devido a uma indisposição.

No domingo, João Oliveira regressou à prova em excelente plano e venceu a segunda manga de qualificação, na frente de José Pinheiro, Miguel Couteiro, Diogo Castro e Francisco Costa.

A corrida decisiva ficou marcada pela vitória do estreante José Pinheiro, campeão nacional da Cadete em 2018, que foi acompanhado por Miguel Couteiro e João Oliveira no pódio final. Mais atrás, Diogo Castro e Francisco Costa completaram o top 5 da categoria Juvenil.

Categoria Cadete

A categoria Cadete foi este ano a mais concorrida do Open de Portugal de Karting, com um total de 16 participantes no Bombarral. No sábado, a sessão de treinos cronometrados foi liderada por Maria Germano Neto (Praga), que rodou em 54,404s, para depois manter essa rapidez na primeira manga de qualificação, que venceu na frente de Tiago Lima (EKR) e João Maria Gouveia (Praga).

No domingo, Maria Germano Neto voltou a impor-se na segunda manga de qualificação e depois conquistou o Open de Portugal ao vencer uma Final emotiva. Tiago Lima deu forte réplica à jovem piloto de Guimarães, com Santiago Alves (Mad Croc) a também subir ao pódio final, terminando na frente de Rodrigo Seabra (Kosmic) e Noah Monteiro (Parolin).

Categoria Iniciação

A categoria dos pilotos mais jovens do Karting nacional também disputou a edição de 2019 do Open de Portugal, no Bombarral, onde Joana Lima (Birel ART) conseguiu o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados (1m20,663s), no sábado. Guilherme Morgado (Parolin) conseguiu terminar na frente do pelotão na manga inaugural, na frente de Joana Lima e Xavier Lázaro (Birel ART).

No domingo, Guilherme Morgado voltou a ser o mais rápido na segunda manga de qualificação e depois materializou esse andamento na Final, conquistando o título do Open de Portugal. Xavier Lázaro foi o mais directo perseguidor do piloto do Montijo, enquanto Romeu Mello (Birel ART), piloto da Escola de Karting do Oeste, também subiu ao pódio na pista do Bombarral. Joana Lima e Francisco Iglésias (Parolin) completaram os cinco primeiros entre os jovens talentos da Iniciação.

Depois do arranque oficial da temporada com o Open de Portugal, o Kartódromo Internacional da Região Oeste também receberá a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, nos dias 9 e 10 de Março.

Fotos Alexandre Araújo e Filipe Cairrão J.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado