INICIATIVA: Onde Está o Ás

Por a 18 Março 2008 14:30

Ou seja, dar uma oportunidade a jovens pilotos, que queiram singrar no desporto automóvel, começando o seu percurso pelo karting. Para isso, reactivou-se Onde Está o Ás, programa de selecção de pilotos que, nos anos 80, tão bons e memoráveis resultados forneceu, embora noutra vertente do desporto automóvel.

Tu podes ser o ás

Tens entre sete e 12 anos? Gostas de automobilismo e não sabes como começar? Não tens meios suficientes para isso? Então, não hesites e, se esse é mesmo “O” desejo que trazes escondido dentro de ti, toma atenção às linhas que se seguem.

Podem não ser escritas com “k” e “x”, podem ser mais longas que as mensagens que mandas por SMS ou que escreves no Messenger, mas não são menos importantes.

Afinal, apesar da “confusão” que pode estar a seguir ao palavrão “Regulamento”, as coisas até nem vão ser assim tão difíceis. Se és do Norte, então basta ires até Viana do Castelo, onde já sabes que existe uma pista de kart. É lá que irão ser as provas de selecção, onde a parte mais interessante, para ti, se calhar é mesmo aquela em que vais dar voltas à pista. Para isso, vais ter que levar fato de piloto, sapatilhas de competição e, se tiveres, capacete – no caso de não teres capacete, não há problema, nós temos para ti. Se fores do Sul, então a viagem será até Palmela. Ah! Muito importante: antes de ires, é preciso pagares uma taxa de inscrição de 50 euros; se te esqueceres disto, não podes participar nas provas de selecção.

Depois, se tiveres mesmo jeito, a tua carreira não acaba aqui. Como prémio, poderás participar na temporada completa do Challenge Rotax 2008, numa de duas categorias (isso vai depender da tua idade) – ou Micro Max (se tiveres entre sete anos e vás fazer nove durante este ano, mas depois das provas de selecção); ou Mini Max (se já tiveres feito os nove anos ou faças os 13 depois do dia 30 de Setembro). Seja como for, caso venças, tens muito mais emoções à tua frente; e, está claro, um futuro como piloto. Afinal, aquilo que sempre quiseste ser – mas não sabias como. Agora, já sabes.

Portanto, não hesites: fala com o teu “cota”, pede para te explicar melhor o tal Regulamento, que podes encontrar nesta página – ou, como és um… ás dos computadores e da Net, nos sites www.autosport.pt

e www.ondeestaoas.com

– e inscreve-te. E não te distraias: o tempo para isso termina às 17h00 do dia 27 de Março. As provas de selecção serão logo a seguir, a 29 (Viana do Castelo) e 30 (Palmela). Claro, durante as férias da Páscoa: e podem bem ser o prémio por teres boas notas na escola! Força e faz connosco esta grande iniciativa. Tu podes ser o próximo Ás!

ONDE ESTÁ O ÁS?

REGULAMENTO

1. O semanário AutoSport, a Korridas e Kompanhia e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) promovem em Março de 2008, uma selecção de pilotos denominada “ONDE ESTÁ O ÁS”, destinado a jovens entre os 7 e os 12 anos.

2. Candidatos admitidos

2.1. São admitidos os jovens de ambos os sexos com idade mínima de 7 anos (tendo que completar 8 anos até 31 de Dezembro de 2008) e máxima de 12 anos.

2.2. Não podem nunca ter sido possuidores de qualquer licença desportiva de karting.

3. Procedimentos para a participação no evento

3.1 .Os candidatos devem preencher o formulário disponível em www.ondeestaoas.com

e apresentar-se na pista eleita pelo candidato na data e hora definida, com o justificativo da inscrição, e com um exemplar do jornal AutoSport da semana, no anúncio.

3.2 .As inscrições podem ser feitas até às 17 horas do dia 27 de Março.

3.3 .No dia e no local da prova de selecção cada candidato deverá apresentar o comprovante da sua inscrição no site www.ondeestaoas.com

(que lhe será enviado automaticamente por e-mail após preenchimento do formulário) e efectuar a liquidação da taxa de inscrição junto dos organizadores do evento.

3.4 . A taxa de inscrição é de 50 Euros, sem a qual não poderão efectuar as provas de selecção.

4. Formas de selecção

4.1. Será constituído um júri composto por 2 pilotos/monitores convidados pelo semanário AutoSport e Korridas e Kompanhia e por um representante da FPAK.

4.2. A selecção dos candidatos será feita em 3 fases distintas, havendo contudo uma fase de avaliação das capacidades de condução de cada candidato e, de seguida uma fase de reconhecimento da pista. Os pilotos que, segundo a avaliação dos monitores, não reúnam as condições de segurança necessárias para a condução em pista não poderão passar à primeira fase de selecção.

4.3. Fase 1 – fase teórica

Aos candidatos ser-lhes-á feita uma pequena introdução sobre o karting e o desporto automóvel em geral, sendo-lhes depois pedido para que preencham um pequeno questionário com o objectivo de avaliar o seu conhecimento e interesse sobre o desporto automóvel bem como as suas apetências para a prática do karting.

Este questionário será também avaliado pelos monitores presentes e contará para a avaliação final, no caso de passarem à fase 3.

4.4 Fase 2 – fase prática

Na segunda fase de selecção, os candidatos serão divididos em grupos de 5 e efectuarão 2 turnos de 5 voltas. No caso de o número de candidatos ser superior a 50, será apenas feito um turno de 5 voltas.

Durante esta fase o júri avaliará todos os candidatos e apurará os 20 melhores para segunda fase. 

 

4.5 Fase 3 – final

A terceira fase de selecção ditará o vencedor. Nesta fase os candidatos serão divididos em grupos de 3 e efectuarão 3 voltas cronometradas à pista para apurar o melhor tempo.

O apuramento do vencedor será feito da seguinte forma:

Estabelece-se uma classificação dos candidatos pela melhor volta, atribuindo-se uma pontuação de 20 a 0, pela ordem crescente da classificação (ex. 1º, 20 pontos, 2º 19, e assim sucessivamente)

Cada elemento do júri atribuirá uma pontuação de 0 a 10 a cada piloto.

O somatório dos pontos atribuídos pelo júri e os da classificação por tempos, ditarão o vencedor.

Em caso de empate, será vencedor aquele que tiver obtido melhor pontuação na classificação dos tempos. Se o empate subsistir a decisão será tomada pelo júri.

5.Datas e locais das provas de selecção

Zona Centro-Sul

Kartódromo Internacional de Palmela – Dia 30 de Março (das 10 às 17h)

www.kip.pt

Zona Norte

Kartódromo Internacional de Viana do Castelo …. Dia 29 de Março  (das 10 às 17h)

www.kartodromodeviana.pt

Em caso de força maior, os promotores poderão alterar as datas e locais de selecção, comprometendo-se, contudo, a avisar por e-mail, com um mínimo de 24 horas de antecedência, todos os candidatos inscritos. O valor da taxa de inscrição será devolvido aos concorrentes que, devido às alterações produzidas, não possam comparecer na selecção.

6. Equipamento necessário

Os candidatos devem utilizar sapatilhas ou botas de competição, aconselhando-se também que levem um capacete próprio e um par de luvas.

A organização poderá fornecer o capacete para os candidatos que não possuam esse equipamento.

7. Prémios

1ºs Classificados

Em cada Zona será apurado um vencedor para a categoria Micro Max (7 anos já feitos à data da primeira prova oficial e 9 anos ainda não completados, mas feitos no ano em curso); e um outro na categoria Mini Max (9 anos já feitos a 13 anos completados depois de 30.09.2008).

Aos vencedores a Korridas e Kompanhia e o semanário AutoSport disponibilizarão um Kart completo para a disputa do Challenge Rotax 2008 (a partir de uma semana após a selecção) e Final Nacional na respectiva categoria, nas seguintes condições:

? O kart completo será disponibilizado para todas as provas até final do troféu. Inclui disponibilização do kart para o dia da prova e dia anterior de treinos.

? Inclui a inscrição na prova e pneus para as provas, excluindo-se os pneus para a Final Nacional.

? Inclui transporte de e para as provas.

? Não inclui assistência mecânica durante a prova.

? Não inclui gasolina, material de desgaste do kart e danos no kart

? Não inclui despesas com seguros, licenças e deslocações do piloto, concorrente e mecânico.

? Não inclui a aquisição do equipamento obrigatório do piloto, conforme Regulamento do Campeonato Nacional de Karting.

? O candidato obriga-se a entregar o kart em perfeitas condições de funcionamento e sem danos no final de cada corrida.

Caso o vencedor do evento não pretenda usufruir do prémio, este será transferido para o segundo classificado e assim sucessivamente.

A FPAK oferecerá aos vencedores o custo da licença de Cadete ou Juvenil, pagando apenas o Concorrente o valor do seguro obrigatório da licença.

Os vencedores são obrigados a manter visível em todas as provas a publicidade fornecida com os karts, independentemente da publicidade obrigatória prevista nos regulamentos do Challenge Rotax.

Caso os promotores desta selecção venham a angariar um patrocinador, o Condutor obrigar-se-á a utilizar em todas as provas o fato de competição que lhe venha a ser fornecido com a publicidade do(s) patrocinadores.

2ºs classificados

Caso os segundos classificados nas provas de selecção pretendam competir nas categorias Micro Max ou Mini Max durante o ano de 2008, a Korridas e Kompanhia oferecerá um desconto na aquisição do kart completo para competição e garantirá a retoma dos mesmos no final da época, desde que em condições normais de funcionamento, por um valor mínimo garantido.

Valores PVP do kart completo:

Categoria Mini Max ……. 3.630 euros ( desconto para 2º classificado:  10%)

Categoria Micro Max…….4.490 euros. (desconto para 2º classificado: 20%)

Valores mínimo garantido para retoma do kart completo (com IVA incluído):

Categoria Mini Max ……. 1.800 euros

Categoria Micro Max…….2.500 euros.  

Neste caso o concorrente obriga-se a participar em pelo menos 80% das provas, desde a data em que inicia a sua participação até que termina o Challenge Rotax.

O concorrente deixará um cheque caução no valor correspondente ao desconto que lhe é atribuído, sendo-lhe devolvido se cumprir com a participação num mínimo de 80% das provas

3ºs classificados

Caso os terceiros classificados nas provas de selecção pretendam competir nas categorias Micro Max ou Mini Max durante o ano de 2008, a Korridas e Kompanhia oferecerá um desconto de 20% no motor que vier a ser adquirido para competir na respectiva categoria. Neste caso o concorrente obriga-se a participar em pelo menos 80% das provas, desde a data em que inicia a sua participação até que termina o Challenge Rotax.

O concorrente deixará um cheque caução no valor correspondente ao desconto que lhe é atribuído, sendo-lhe devolvido se cumprir com a participação num mínimo de 80% das provas.

8. Casos Omissos

Os casos omissos serão decididos pelos promotores do evento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado