Campeonato Nacional de Karting – As alterações para 2016 

Por a 24 Fevereiro 2016 15:00

De 2015 para 2016 a FPAK fez algumas alterações nos regulamentos do Campeonato Nacional de Karting. Estas mudanças incidiram na estrutura das corridas, categorias e calendário.

Em termos de estrutura, mantém-se o número de corridas, mas com uma disposição diferente. Até aqui, tínhamos a seguinte estrutura: sábado – 1ª sessão de treinos livres; 1ª sessão de treinos cronometrados: corrida de qualificação 1 e 2. Domingo – Final 1 e 2 (com pódio para cada uma). Agora o fim de semana passa a ser dividido em 1º e 2º Dias, respeitando a seguinte estrutura em cada um deles: 1ª sessão de treinos livres; 1ª sessão de treinos cronometrados; 1ª manga de qualificação; corrida 1, sábado, corrida 2, domingo (com pódio em cada um dos dias). As corridas de qualificação passam a denominar-se mangas de qualificação e a Final 1 e 2 passa a Corrida 1 e 2. A grande diferença está na estrutura do fim de semana, que passa a ser composto por dois dias independentes, acrescentando-se apenas mais uma sessão de treinos cronometrados face ao que até agora acontecia. Para efeitos de classificação no CNK é necessário a um piloto participar no mínimo em cinco corridas.

Nas categorias, a X30 passa a chamar-se Super X30, numa alteração que vai muito para além do nome, já que irá contar com motores de 175 cc, ao invés dos de 125 cc até aqui utilizados. A categoria rainha do karting nacional, a X30 Shifter, irá contar com duas subcategorias: Master e Gentleman. A X30 Shifter Master já existia e contemplava pilotos com idade igual ou superior a 32 anos. Agora passa a integrar pilotos com idade compreendida entre os 32 e até aos 44 anos (inclusive), enquanto a X30 Shifter Gentleman é destinada a pilotos com idade igual ou superior a 45 anos. A competição irá assim contar com dois troféus, quatro categorias e duas subcategorias: Troféu Figueiredo e Silva – categorias Iniciação; Troféu António Dinis – categoria Cadete; Juvenil; Júnior; Super X30; X30 Shifter (que inclui as subcategorias Master e Gentleman).

Já o calendário foi reduzido, mas passam a haver três títulos em disputa, em resultado da FPAK ter optado por fazer uma distribuição diferente dos eventos, que se mantêm em número, seis. No último ano os concorrentes realizaram o campeonato, composto por cinco provas, e a Taça de Portugal de Karting. Para 2016 há o CNK (reduzido de cinco para quatro provas), a taça e o recém criado Memorial Norberto Martins. Sobre este evento, agendado para 5 e 6 de novembro, em Palmela, os detalhes ainda não são conhecidos. Em relação à taça a novidade está no seu regresso para o meio da temporada – ao invés de no final, como em 2015. Será a 23 e 24 de julho, em Viana do Castelo. Quanto ao CNK, a época terá início um mês mais tarde, em abril, ao invés de março, um acerto solicitado pela Real Federação Espanhola de Automobilismo, devido ao interesse manifestado pelos pilotos espanhóis em participarem no campeonato luso. Leiria irá assim receber a ronda de abertura do CNK, a 16 e 17 de abril, seguindo-se Portimão, a 7 e 8 de maio. Depois da pausa de verão, a 17 e 18 de setembro ‘regressa’ o campeonato, com a terceira ronda, no Bombarral. O CNK termina a 8 e 9 de outubro, em Braga. Em relação a 2015, Viana do Castelo, que recebeu duas rondas, deixou de receber o CNK e passou a fazer as ‘honras’ da taça. Fátima saiu do calendário e Portimão entrou.

Fotos: Pedro Agostinho Cruz e Hellofoto

ABERTURA-FOTO2

Vencedores do CNK em 2015 (da erq. para a dir.) : Mateus Cabrelli (Troféu Figueiredo e Silva – categoria Iniciação), Luís Alves (Troféu António Dinis – categoria Cadete), Mariana Machado (Juvenil), Bruno Ponte (Júnior), Andriy Pits (X30), Yohan Sousa (X30 Shifter) e Vítor Mendes (X30 Shifter Master)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPK
últimas Autosport
cpk
últimas Automais
cpk
Ativar notificações? Sim Não, obrigado