Campeonato de Portugal de Karting Toyota: novos vencedores em Baltar
O Campeonato de Portugal de Karting Toyota cumpriu a quarta jornada dupla no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
Mais de oitenta pilotos disputaram a quarta e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting Toyota e a categoria-rainha, a X30, foi a mais concorrida com 29 pilotos em pista. No primeiro dia de competição, a Final foi dominada por Jesse Doorgeest, com o piloto luso-holandês a liderar da primeira à última volta. Foi o regresso às vitórias de Doorgeest no CPK, com o campeão em título, Frederico Peters, a conseguir subir ao 2.º lugar. Voltando a provar que regressou em boa hora à competição, Diogo Pinto (Charles Leclerc) fez uma excelente recuperação e completou os lugares do pódio na Final deste sábado.Duarte Pinto Coelho terminou logo atrás no 4.º lugar, enquanto João Miguel Oliveira não conseguiu desta vez materializar o seu andamento num lugar no pódio, terminando no 5.º posto.Entre os Master, vitória para Ricardo Ribeiro (Sodikart) que conseguiu desta vez ficar na frente do líder do campeonato, Renato Bolzan (Tonykart). No segundo dia, Jesse Doorgeest liderou de princípio a fim, tendo a luta pela segunda posição sido bem interessante de seguir, com Henrique Cruz a levar a melhor, tendo Frederico Peters assegurado o terceiro lugar, com João Miguel Oliveira (Tonykart) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a darem também boa réplica e a encerrarem o top-5.Entre os pilotos da categoria Master, novo triunfo para Ricardo Ribeiro (Tonykart), com o líder Renato Bolzan (Tonykart) a terminar na segunda posição.
Categoria X30 SuperShifter
Na Final, disputada em 16 voltas, André Serafim aproveitou da melhor forma a pole-position para liderar de princípio e vencer quer à geral quer na Master, com a volta mais rápida em 47,424s. Rodrigo Ferreira rodou sempre na segunda posição e garantiu a vitória na Sénior, com o regressado Miguel Ramos (CRG) a completar o pódio à geral e a ser segundo classificado na Sénior.Hugo Marreiros garantiu o quarto lugar e João Barros (Birel ART) fechou o top-5 à geral, sendo estes dois pilotos os segundo e terceiro classificados na classe Master.Joaquim Jorge (Birel ART) garantiu a oitava posição e a vitória na Gentleman. No segundo dia, Rodrigo Ferreira arrancou da pole-position e liderou de princípio a fim, somando mais uma vitória à geral e na Sénior. Hugo Marreiros garantiu a segunda posição e venceu na classe Master, enquanto Miguel Ramos completou o pódio e garantiu a segunda posição na classe Sénior. Rodrigo Lessa (Birel ART) foi quarto classificado à geral e terceiro na Sénior e João Barros fechou o top-5 e foi segundo posicionado na Master. Joaquim Rocha (Birel ART) foi sexto classificado e venceu na Gentleman.
Categoria Júnior
Na Final, disputada em 18 voltas, Martim Meneses foi o primeiro líder da corrida, mas Tomás Gomes fez um excelente arranque e foi recuperando posições até chegar ao comando, à passagem da 12ª volta. O jovem bracarense conseguiu depois ‘abrir’ uma vantagem crucial sobre a concorrência e garantiu uma vitória notável, de último para primeiro.Martim Meneses foi o 2.º a ver a bandeira de xadrez, mas foi penalizado em 10 segundos por alegada falsa partida, caindo para o 6.º posto final. Santiago Alves foi, assim, o 2.º classificado na corrida decisiva, logo na frente de Rodrigo Vilaça.
Pedro Cachada (Tonykart) terminou logo atrás de Vilaça, no 4.º lugar, com Pedro Barbosa (Tonykart) a completar o top 5 na primeira corrida do fim de semana. No segundo dia, Tomás Gomes voltou a impor a sua rapidez e chegou à segunda vitória nas Finais do fim de semana em Baltar. Diogo Castro ainda pressionou o piloto bracarense, mas acabou por ser um honroso segundo classificado, com a volta mais rápida em 50,084s, enquanto Santiago Alves (Parolin) mostrou igualmente um bom ritmo e garantiu o terceiro lugar do pódio.
As posições imediatamente a seguir aos lugares do pódio foram discutidas de forma intensa, com Martim Meneses a garantir o quarto lugar, seguindo de Rodrigo Vilaça (Tonykart) que fechou o top-5.
Categoria X30 Mini
Na Final, disputada em 16 voltas, Diogo Caetano aproveitou bem a pole-position para liderar desde o início até à passagem da quarta volta, altura em que João Barros passou para o comando. Pouco depois, o piloto de Lisboa regressou à liderança, mas à entrada para o último terço da corrida, foi Martim Marques quem assumiu a primeira posição e não mais a largou até à bandeira xadrez, assinando também a volta mais rápida em 54,298s. Contudo, o piloto de Vila Nova de Gaia viria a ser penalizado e acabou por ser relegado para a sétima posição, tendo a vitória ficado na posse de Diogo Caetano.
João Barros garantiu a segunda posição e logo a seguir terminaram Gabriela Teixeira (DR) e Tomás Fernandes (Kosmic), nos terceiro e quarto lugares, respetivamente, enquanto Jan Rodrigues (Charles Leclerc) fechou o top-5. No segundo dia, João Barros arrancou da pole-position e foi alternando o comando com Martim Marques, tendo este assumido a liderança em definitivo à passagem da 14.ª volta, para somar mais uma vitória e ficar muito perto de conquistar o título.João Barros foi segundo classificado a apenas 54 milésimos de segundo do piloto de Vila Nova de Gaia, enquanto Tomás Fernandes, Gabriela Teixeira (DR) e Jan Rodrigues (Charles Leclerc)fecharam o top-5.
Categoria Cadete 4T
Na Final, disputada em 12 voltas, Guilherme Morgado foi o líder da corrida até à passagem da quarta volta, altura em que Francisco Correia assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez, rubricando também a volta mais rápida em 58,408s. Guilherme Morgado garantiu o segundo lugar e a luta pela segunda posição foi bem renhida com Leonor Rocha a levar a melhor sobre José Pedro Pinto e João Francisco (Ricciardo) que, por esta ordem, fecharam o top-5. No segundo dia, Francisco Correia largou da pole-position e conseguiu manter-se na liderança até à passagem da segunda volta, altura em que João Francisco passou para o comando, tendo, logo a seguir, José Pedro Pinto assumido a primeira posição para não mais a largar até final, conquistando assim a sua primeira vitória esta época e com a volta mais rápida em 58,793s.
João Francisco, que já se tinha mostrado bem mais forte na prova anterior em Portimão (com uma vitória), garantiu o segundo lugar, resistindo às investidas de Leonor Rocha, de Guilherme Morgado (Birerl ART) e de Francisco Correia, que, por esta ordem, fecharam o top-5.
Categoria Iniciação
Na Final, disputada em 5 voltas, Tiago Caetano largou da pole-position e liderou até à passagem da segunda volta, altura em que o seu colega de equipa, Lourenço Antunes, assumiu o comando. Contudo, na derradeira volta, Artur Loureiro passou para a primeira posição e não mais a largou até à bandeira xadrez – com a volta mais rápida em 1m17,141s –, somando a sua quarta vitória esta época em Finais do Campeonato de Portugal de Karting Toyota.Lourenço Antunes e Tiago Caetano completaram o pódio, mas com José Diogo Martins (Birel ART) e Diogo Baptista (Birel ART) a terminaram logo a seguir, no top-5. Luís Fernandes (Parolin) foi sexto classificado e Martin Rodrigues (Parolin) terminou na sétima posição. No segundo dia, Artur loureiro largou da pole-position e aproveitou-a da melhor forma para liderar de princípio a fim, somando a sua quinta vitória esta época. José Diogo Martins, que largou da sexta posição, recuperou quatro lugares e garantiu o lugar intermédio do pódio, com Diogo Baptista a terminar logo a seguir na terceira posição, depois de uma luta intensa com Lourenço Antunes, o quarto classificado.
Luís Fernandes (Parolin) fechou o top-5, na frente de Martin Rodrigues, que rubricou a volta mais rápida em 1m18,047s, enquanto Tiago Caetano (Birel ART) foi sétimo classificado.
A quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para os dias 17 e 18 de setembro e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME.