Campeonato de Portugal de Karting Toyota: Casa cheia em Viana do Castelo
Lourenço Antunes, Artur Loureiro, Guilherme Morgado, Diogo Caetano, Martim Marques, Rodrigo Vilaça, Duarte Pinto Coelho, Henrique Cruz, Renato Bolzan, Rodrigo Ferreira, André Serafim, Hugo Marreiros, António Bravo Lima e Nuno Portelavenceram na primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo
O Campeonato de Portugal de Karting Toyota contou na prova inaugural com 89 participantes distribuídos por diferentes categorias. A extensa caravana proporcionou corridas intensasdurante dois dias, deixando antever mais uma época bem animada.
Categoria X30
Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou uma grelha de 32 pilotos, tendo Duarte Pinto Coelhosido no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 43,526s. Na manga de qualificação, Duarte Pinto Coelho voltou a ser o mais forte e, na Final, arrancou bem e manteve-se na frente do pelotão, para depois cumprir o último terço da corrida com alguma vantagem, sabendo-a gerir bem para entrar no Campeonato de Portugal de Karting Toyota a vencer e com a volta mais rápida em 44,153s aos 1117 metros da pista minhota.
Frederico Peters, Diogo Pinto e Jesse Doorgeest travaram uma luta intensa pela segunda posição, tendo o primeiro levado a melhor, enquanto Diogo Pinto garantiu o terceiro lugar e Jesse Doorgeest caiu para a sexta posição, devido a uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal.
Com um andamento igualmente forte, Adolfo Castro e Tomás Leitão fecharam, por esta ordem, o top-5. Na categoria Master, vitória para Renato Bolzan, Pedro Paxiuta Paivae Ricardo Ribeiro, completaram, por esta ordem, o pódio.
No segundo dia de competição, Duarte Pinto Coelho foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Final, o piloto de Lisboa aproveitou bem a pole-position para assumir a liderança, formando-se depois um grupo de quatro pilotos com mais andamento para lutar pela vitória: Frederico Peters, Henrique Cruz, Diogo Pinto e João Miguel Oliveira. Duarte Pinto Coelho conservou o comando praticamente até final, mas nos últimos instantes surgiu um surpreendente Henrique Cruz a ver a bandeira xadrez na primeira posição, terminando logo a seguir Frederico Peters, Duarte Pinto Coelho – autor da volta mais rápida em 44,108s – e João Miguel Oliveira, nas segunda, terceira e quarta posições, respetivamente.
Diogo Pinto cruzou a meta no quinto lugar, mas uma penalização fez com que fosse relegado para a sexta posição, tendo Jesse Doorgeest encerrado o top-5. Francisca Queiroz que ainda rodou no 11.º lugar, terminou na 19.º posição e venceu a classe feminina. Na categoria Master, nova vitória para Renato Bolzan, Pedro Paxiuta Paiva e Ricardo Ribeiro completaram, por esta ordem, o pódio.
Categoria X30 SuperShifter
André Serafim foi no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com uma volta em 42,256s. Na manga de qualificação, André Serafim voltou a ser mais o forte e, na Final, impôs-se Rodrigo Ferreira, que conseguiu liderar a corrida de princípio a fim, para vencer à geral e na Sénior, com a volta mais rápida em 42,748s.
André Serafim voltou a estar forte e garantiu a segunda posição e a vitória entre os Masters, enquanto Rodrigo Lessa completou o pódio à geral e foi segundo classificado na Sénior. António Bravo Lima garantiu a nona posição e venceu na Gentleman.
No segundo dia de competição, André Serafim foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com a marca de 42,107s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Ferreira. Na Final, o piloto do Porto arrancou muito bem e colocou-se no comando para não mais o largar até final, somando mais uma vitória à geral e na Sénior. Rodrigo Lessa deu boa réplica a Rodrigo Ferreira e garantiu a segunda posição à geral e na Sénior, com a volta mais rápida em 42,452s, enquanto Hugo Marreiros completou o pódio e venceu entre os Masters. Márcio Moreira foi o quarto classificado – 2.º na Master – e Nuno Portela fechou o top-5 e venceu na categoria Gentleman.
Categoria Júnior
Diogo Castro foi no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 45,253s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Vilaça, assim como na Final. Santiago Alvesfoi o principal opositor do piloto bracarense e com um bom ritmo garantiu a segunda posição, enquanto que a luta pelo derradeiro lugar do pódio ficou decidida na última volta, a favor de Diogo Castro, tendo Pedro Barbosa assegurado um excelente quarto lugar e Martim Meneses – que largou da sétima posição, devido a uma penalização na manga de qualificação por alegada falsa partida… que lhe retirou o terceiro lugar – fechado o top-5 na Final, com a volta mais rápida em 45,471s.
No segundo dia de competição, Martim Meneses foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 45,658s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Vilaça. Na Final, o piloto de Braga largou da pole-position e liderou até à passagem da sexta volta, altura em que caiu para o quarto lugar, tendo Santiago Alves assumido o comando, com Diogo Castro e Pedro Barbosa a rodarem bem juntos à traseira do kart do piloto de Sintra. No entanto, a três voltas para o final da corrida, Rodrigo Vilaça regressou à liderança e conservou-a até final, somando mais uma vitória, com a volta mais rápida em 45,561s.
Santiago Alves e Diogo Castro viram a bandeira xadrez nas segunda e terceira posições, respetivamente, mas viriam a ser penalizados, tendo o primeiro caído para o quinto lugar, enquanto Diogo castro foi relegado para o quarto posto. Martim Meneses, que na partida caiu da segunda para a oitava posição, acabou por ser segundo classificado e Pedro Barbosa, que também esteve em muito bom plano, completou o pódio.
CategoriaX30 Mini
Diogo Caetano foi no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 49,599s. Na manga de qualificação, venceu Martim Marques. Na Final, a luta pela vitória foi bastante intensa até à última volta. Martim Marques liderou a primeira parte da corrida, tendo depois passado passou para a frenteJoão Barros, mas o piloto de Vila Nova de Gaia recuperou o comando logo a seguir. No entanto, quando tudo indicava que Martim Marques seria o vencedor, na última volta acabou por ser Diogo Caetano o primeiro a ver a bandeira xadrez, seguindo-se João Barros, que rubricou a volta mais rápida em 50,069s, e Martim Marques. Entretanto, João Barros foi penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para o terceiro lugar, tendo Martim ficado com segunda posição.
Logo atrás, um grupo de quatro pilotos também tornou a Final ainda mais emotiva na discussão pelo quarto lugar, tendo Afonso Lopes levado a melhor, na frente de Tomás Fernandes, Xavier Lázaro – que largou do 12.º posto – e Gabriela Teixeira.
No segundo dia de competição, Martim Marques foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,034ss. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia voltou a impor-se. Na Final, voltamos a assistir a uma grande corrida, com quatro pilotos a lutarem pela vitória: Diogo Caetano, Martim Marques, João Barros e Xavier Lázaro. O primeiro liderou até à sétima volta, altura em que Martim Marques passou para o comando, tendo, três voltas depois, sido a vez de João Barros assumir a liderança. Na penúltima volta, Diogo Caetano regressou à primeira posição e na derradeira volta acabou por ser Martim Marques a levar a melhor, com Diogo Caetano – que rubricou a volta mais rápida em 50,045s – Xavier Lázaro e João Barros a terminarem, por esta ordem, logo a seguir. Gabriela Teixeira (DR) fechou o top-5.
Categoria Cadete 4T
Guilherme Morgado foi no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 54,923s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Loures também triunfou, assim como na Final, onde Leonor Rocha – que rubricou a volta mais rápida em 55,329s – e Francisco Correia, que completaram o pódio. Vicente Capela fez uma excelente recuperação desde o oitavo lugar e garantiu a quarta posição, enquanto José Pedro Pinto terminou logo a seguir para fechar o top-5.
No segundo dia de competição, Guilherme Morgado foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 55,250s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Loures também foi o mais forte. Na Final, Guilherme Morgado arrancou da pole-position, mas foi Leonor Rocha a liderar até à passagem da terceira volta, altura em que o jovem piloto de Loures regressou ao comando. Na antepenúltima volta, a piloto de Ponte de Lima, autora da volta mais rápida em 55,361s, passou para a liderança, mas logo depois caiu em definitivo para a oitava posição.
Guilherme Morgado, que esteve sempre na luta por mais uma vitória, conseguiu mesmo somar mais um triunfo, com o regressado José Pedro Pinto a garantir a segunda posição e Francisco Correia a conseguir mais uma presença no pódio.Vicente Capela mostrou novamente a sua evolução ao ser quarto classificado e Francisco Iglésias encerrou o top-5.
Categoria Iniciação
Luís Fernandes foi no primeiro dia de competição o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m19,691s e venceu a manga de qualificação. Na Final,Lourenço Antunes era líder à passagem da primeira volta e não mais largou o comando até à bandeira xadrez, apesar da excelente réplica de Martin Rodrigues, que foi segundo classificado, com uma desvantagem de apenas 0,114s, tendo sido o autor da volta mais rápida em 1m19,930s. Artur Loureiro completou o pódio, seguindo-se Tomás Dias e Tiago Caetano no top-5.
No segundo dia de competição, Lourenço Antunes foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m20,030s. Na manga de qualificação venceu Artur Loureiro que depois na Final aproveitou da melhor forma a pole-position para liderar de princípio a fim, estreando-se assim a vencer no Campeonato de Portugal de Karting Toyota. Contudo, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia teve forte oposição, sobretudo deMartin Rodrigues – autor da volta mais rápida em 1m19,663s –, já que arrancou da quinta posição e viu a bandeira xadrez no segundo lugar, com uma desvantagem de 74 milésimos de segundo (!) para Artur Loureiro. Lourenço Antunes também lutou pela vitória, mas desta vez completou o pódio, igualmente muito perto dos dois primeiros classificados. José Diogo Martins garantiu a quarta posição e Luís Fernandes fechou o top-5.
A segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 23 e 24 de abril e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI