Campeonato de Portugal de Karting Toyota: 1º dia muito animado
Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros, António Bravo Lima, Henrique Cruz, Renato Bolzan, Martim Meneses, Martim Marques, João Francisco e Diogo Baptista venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a terceira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA.
O Campeonato de Portugal de Karting Toyota cumpriu hoje em Portimão o primeiro dia de competição da terceira jornada dupla. A prova algarvia está a ser disputada por 92 pilotos, sendo um recorde de participantes esta época.
Categoria X30
A categoria-rainha do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a X30, contou com 34 pilotos em Portimão, com Diogo Marujo (Tonykart) a ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com o registo de 58,654s. Na manga de qualificação, Diogo Marujo bateu de forma emocionante Diogo Pinto (Charles Leclerc), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final, com João Miguel Oliveira (Tonykart) e Lucas Vieira (Kart Republic) logo atrás.
A Final, disputada em 12 voltas, teve várias trocas de líder entre João Miguel Oliveira, Jesse Doorgeest e Henrique Cruz. O piloto de Leiria, que tinha largado do 5.º lugar, assumiu o comando na penúltima volta, confirmando depois o seu regresso às vitórias no Campeonato de Portugal de Karting, pois já tinha triunfado na jornada inaugural, em Viana do Castelo.
Na sua pista de ‘casa’, Jesse Doorgeest garantiu o segundo lugar em Portimão, a 0,5s de Henrique Cruz e logo na frente de João Miguel Oliveira, que também subiu ao pódio algarvio.
Diogo Marujo voltou a mostrar-se competitivo e foi o quarto classificado, enquanto Duarte Pinto Coelho, líder do campeonato à chegada a Portimão, começou a jornada algarvia com o 5.º posto na Final deste sábado. Diogo Pinto foi o 6.º classificado, na frente de Lucas Vieira e do campeão nacional em título, Frederico Peters (Parolin), que fez uma espetacular recuperação de 25 lugares, rumo ao top-8. David Gonçalves (Tonykart) e Rafael Rajani (Kosmic) também fizeram uma excelente corrida e terminaram nos 10 primeiros, com Francisca Queiroz (Kosmic) a triunfar na classificação feminina.
Na categoria X30 Master, Renato Bolzan (Tonykart) continua a vencer, na frente de Ricardo Ribeiro (Sodikart) e de Pedro Paxiuta de Paiva (Tonykart).
Categoria X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter à geral e na Master com uma volta em 56,355s. Na manga de qualificação, triunfou Rodrigo Ferreira (Kosmic), na frente de Márcio Moreira (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (Birel ART) e Hugo Marreiros a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 11 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou bem da pole-position e logo a partir da segunda volta conseguiu ganhar alguma vantagem para a concorrência. O piloto do Porto soube depois gerir da melhor forma a corrida e venceu à geral e na Sénior.
Hugo Marreiros garantiu a segunda posição e a vitória entre os Masters, enquanto Rodrigo Lessa (Birel ART) completou o pódio, sendo segundo classificado na Sénior. André Serafim que arrancou da 16.ª posição, recuperou 12 lugares e foi o quarto posicionado à geral e segundo classificado na Master, enquanto Márcio Moreira (Tonykart) fechou o top-5 e foi terceiro classificado na Master.
Vasco Monory (Sodikart) foi 6.º classificado – 3.º na Sénior –, na frente de Filipe Santos (FK) – 4.º na Sénior –, de Rodrigo Lourenço (Sodikart) – 5.º na Sénior –, de Bruno Frota (Charles Leclerc) – 4.º na Master – e de António Bravo Lima (Kosmic) que encerrou o top-10 e venceu na classe Gentleman.
Nuno Portela (Birel ART) foi o 11.º classificado – 2.º na Gentleman –, seguindo-se Sérgio Carvalho (Lenzokart) – 3.º na Gentleman –, o regressado Joaquim Rocha (Birel ART) – 4.º Gentleman –, Miguel Praia (Sodikart) – 5.º na Master. O master João Barros (Birel ART) foi forçado a abandonar à passagem da quarta volta numa altura em que era quarto classificado e o sénior Miguel Ramos, que viu a bandeira xadrez na quinta posição, foi desclassificado por ter peso abaixo do regulamentar.
Categoria Júnior
Diogo Castro (Redspeed) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior, com a marca de 1m00,617s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Vilaça (Tonykart), na frente de Diogo Castro, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Martim Meneses (Kart Republic) e Santiago Alves (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 12 voltas, Martim Meneses conseguiu liderar quase toda a corrida, com uma passagem de Rodrigo Vilaça pela liderança, embora o jovem madeirense tenha recuperado o comando logo a seguir. Meneses garantiu, assim, nova vitória e a volta mais rápida da corrida (1m00,938s).
Diogo Castro conseguiu assumir a segunda posição já na fase final da corrida e subiu ao degrau intermédio do pódio, logo na frente de Rodrigo Vilaça, que assim mantém o comando do campeonato.
Santiago Alves, que arrancou do 4.º lugar, manteve essa posição na corrida decisiva, enquanto Henrique Oliveira fez uma excelente recuperação de cinco lugares, fechando o top-5 na prova de Portimão. Pedro Barbosa (Tonykart) ficou muito próximo dos cinco primeiros, na 6.ª posição, cortando a linha de meta logo na frente de Caio Bolzan (Tonykart) e Filipe Rodrigues (Birel ART). Ray Tavares (Formula K) foi o 9.º classificado na Final de sábado, enquanto Tomás Lobo (Charles Leclerc) completou o top-10.
Categoria X30 Mini
Martim Marques (Kart Republic) foi hoje o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 Mini, com uma volta em 1m06,762s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia venceu na frente de Diogo Caetano (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Tomás Fernandes (Komic) e João Barros (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 11 voltas, Martim Marques aproveitou bem a pole-position para liderar desde o início até à passagem da oitava volta, altura em que Gabriela Teixeira (DR) passou para o comando. Contudo, logo a seguir, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia regressou à liderança e conseguiu geri-la bem para ser o primeiro a vez a bandeira xadrez e colecionar a sua quarta vitória consecutiva em Finais para o Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Mini.
Gabriela Teixeira garantiu a segunda posição, com a volta mais rápida em 1m07,117s (Martim Marques fez exatamente o mesmo tempo) e Afonso Lopes (Kart Repuiblic) voltou a estar em evidência, pois também esteve na luta pela primeira posição, acabando por ser um honroso terceiro classificado.
Xavier Lázaro (DR) cruzou a meta na quarta posição, continuando igualmente a mostrar o seu talento, enquanto que na luta pelo top-5, Diogo Caetano levou a melhor sobre Tomás Fernandes. Romeu Mello (Kosmic) foi o sétimo classificado, na frente de Jan Rodrigues (Charles Leclerc), de Davide Malvetta (Tonykart) e de Afonso Azevedo (Charles Leclerc) que fechou o top-10, respetivamente. Dinis Nôro (Birel ART) terminou na 11.ª posição e João Barros (Parolin) foi forçado a abandonar à passagem da quarta volta.
Categoria Cadete 4T
João Francisco (Ricciardo) foi hoje o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Cadete 4T, registando uma volta em 1m15,321s. Na manga de qualificação, o líder do campeonato, Guilherme Morgado (Birel ART) conseguiu vencer, logo na frente de Francisco Correia (Kart Republic), autor da volta mais rápida. Estes dois pilotos partiram da primeira linha da grelha na Final, com Vicente Capela (Charles Leclerc) e João Francisco logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 8 voltas, Guilherme Morgado foi o líder da corrida até à passagem da terceira volta, altura em que João Francisco assumiu o comando e começou a isolar-se da concorrência, vencendo a corrida decisiva. Foi a estreia a ganhar de João Francisco no campeonato, terminando na frente do algarvio José Pedro Pinto, que esteve novamente em destaque na Cadete 4T.
O mesmo se pode dizer de Vicente Capela, Leonor Rocha e Guilherme Morgado, com estes quatro pilotos – incluindo José Pedro Pinto – a terminarem a Final separados por escassos 0,3s!
Depois do brilharete na manga de qualificação, Francisco Correia foi o 6.º classificado na Final (mas rodou na 2.ª posição), terminando na frente de três pilotos da Escola de Karting do Oeste: Mateus Gomes (Birel ART), Francisco Iglésias (Birel ART) e Martim Gomes (Birel ART). Mais azarado, Duarte Rodrigues (DR) não conseguiu alinhar na corrida decisiva.
Categoria Iniciação
Luís Fernandes (Parolin) foi hoje o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Iniciação com a marca de 1m50,168s. Artur Loureiro (Birel ART) triunfou na manga de qualificação, na frente de Lourenço Antunes (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Luís Fernandes e José Diogo Martins (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 5 voltas, Artur Loureiro largou da pole-position, mas à passagem da primeira volta era Diogo Baptista quem comandava, tendo estes dois pilotos alternando a liderança até aos últimos instantes da corrida, com Artur Loureiro a ser o primeiro a ver a bandeira xadrez com uma escassa vantagem de 71 milésimos de segundo face a Diogo Baptista. Contudo, o piloto de Vila Nova de Gaia viria a ser desclassificado, devido a uma infração técnica, pelo que o lugar mais alto do pódio ficou na posse de Diogo Baptista, piloto leiriense que também rubricou a volta mais rápida em 1m50,842s.
Lourenço Antunes foi um tranquilo segundo classificado, enquanto Tiago Caetano (Birel ART, José Diogo Martins (Birel ART) e Martin Rodrigues (Parolin) fecharam o top-5. Lourenço Praia (Parolin) garantiu a sexta posição, na frente de Luís Fernandes e de Tomás Dias (Parolin).
Amanhã, entre as 08h45 e as 16h35 cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla em Portimão, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h45.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI