Campeonato de Portugal de Karting Toyota: 1º dia animado no Bombarral
Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Henrique Oliveira, João Pedro Rodrigues, Martim Meneses, Romeu Mello, Francisco Iglésias e Miguel Barbosa venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a segunda jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
Com 94 participantes, a segunda jornada dupla prova do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está a decorrer muito animada em todas as categorias. Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou hoje uma grelha de 34 pilotos, tendo Henrique Oliveira (Kart Republic) sido o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 46,020s, enquanto que Francisco Macedo (CRG) foi o mais forte na manga de qualificação.
Na corrida decisiva, disputada em 19 voltas, Francisco Macedo passou pela liderança na primeira metade da Final, mas o aparecimento da chuva alterou a correlação de forças para as últimas voltas. Henrique Oliveira assumiu o comando com uma ultrapassagem notável e depois ninguém conseguiu acompanhar o jovem piloto da Ericeira, que se estreou a ganhar no Campeonato de Portugal de Karting Toyota… e logo na sua época de estreia na categoria-rainha! Atrás de Henrique Oliveira, vários pilotos foram alternando de posição na luta pelo 2.º lugar, com Diogo Marujo a ser o mais forte, na frente de Diogo Castro (Redspeed), que também subiu ao pódio no Bombarral, após uma excelente recuperação. Rafael Rajani (Kosmic) conseguiu um positivo 4.º lugar, o seu melhor resultado da época até ao momento, enquanto Diogo Pinto (Tonykart) completou o top 5, após uma penalização de três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, tal como Santiago Ribeiro (desceu a 7.º). Rodrigo Vilaça (CRG) recuperou até ao 6.º lugar e entre os 10 primeiros também terminaram João Faria (Redspeed), Martim Romão (DR), que subiu 11 posições desde o arranque, e Filipe Rodrigues (Birel ART). Nos Master, João Rodrigues (Birel ART) regressou aos triunfos, na frente do espanhol Guillermo Hevia (Tonykart), enquanto Pedro Paiva (Tonykart) não pôde alinhar. Francisca Queiroz (Kosmic) venceu a classe feminina.
Categoria X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com uma volta em 44,330s e Rodrigo Ferreira (Kosmic) foi o mais forte na manga de qualificação.
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira impôs toda a sua rapidez e experiência. O campeão nacional em título esteve sempre no comando das operações e na fase final nem se apercebeu dos duelos que ia acontecendo atrás de si na luta pelo 2.º lugar. Henrique Cruz conseguiu garantir mais uma pontuação importante, com o 2.º posto, aguentando a pressão de Hugo Marreiros nas últimas voltas.
Marreiros foi o autor da volta mais rápida e triunfou entre os Master, com Luís Alves a terminar num positivo 4.º lugar, mostrando que, com maior experiência e preparação, será também um piloto a ter em conta na luta pelos pódios. Lucas Vieira completou o top 5 na Final, na frente de Lucas Vieira, Filipe Santos, Ricardo Alves (Kosmic) e Bruno Frota (Birel ART), 2.º entre os Master.
Nos Gentleman, Paulo Martins (FA) soma e segue, mas Renato Bolzan (Tonykart), que se estreia este ano na X30 Super Shifter, também chegou a passar pela liderança da corrida na classe.
Categoria Júnior
Martim Meneses (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 53,623s e depois venceu a manga de qualificação.
Na Final, disputada em 19 voltas, Martim Meneses voltou a impor a sua rapidez e liderou a corrida da primeira à última volta, reforçando o seu comando do CPK. Tomás Gomes foi o mais direto perseguidor do jovem piloto da Madeira, garantindo o 2.º lugar do pódio, enquanto Martim Marques (FA) voltou a discutir as primeiras posições na época de estreia na Júnior, terminando no 3.º posto. Com uma ponta final de grande nível, Gabriela Teixeira conseguiu chegar ao 4.º lugar, após uma batalha intensa com Santiago Alves (Parolin), que completou o top 5, e António Macedo (CRG), que foi o 6.º classificado. Diogo Caetano (Birel ART) foi 7.º, logo na frente do jovem angolano Jorge Saraiva (Kart Republic), com João Barros e Tomás Fernandes (Kosmic) a completarem os 10 primeiros da Final deste sábado. Também classificados terminaram o jovem suíço (que corre com licença portuguesa) Max Radeck (Redspeed), Vasco Tavares (Kart Republic), Afonso Azevedo (FA) e Oliver Benes (Redspeed).
Categoria X30 Mini
Afonso Lopes (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 55,401s e depois venceu a manga de qualificação.
A Final, disputada em 17 voltas, foi emocionante, com várias trocas de posição entre os primeiros lugares. Romeu Mello acabou por bater toda a concorrência, garantindo a primeira vitória do ano na categoria X30 Mini, uma semana depois de ter disputado a ronda belga das IAME Euroseries, em Mariembourg. O jovem piloto de Lisboa terminou na frente de Rafael Simon, que se imiscuiu na luta pela vitória com os melhores pilotos portugueses. Jan Rodrigues (FA) fez uma excelente recuperação e garantiu o 3.º lugar do pódio mesmo na fase final da corrida, muito pressionado por Francisco Correia (Kart Republic) e Gustavo da Silva.
Um incidente de corrida atrasou Afonso Lopes, que terminou a corrida decisiva no 6.º posto, na frente do jovem algarvio José Pedro Pinto (Kart Republic). Também entre o top 10 terminaram Vicente Capela (Parolin), Lourenço Vilão (Parolin) e Guilherme Morgado (Birel ART), que sofreu um pião quando tentava passar para a liderança da corrida.
Leonor Rocha (Parolin) foi 11.ª classificada, devido a uma penalização, enquanto Vicente Rodrigues (DR), Mário Silva Lora (Kart Republic) e Mateus Gomes (Birel ART) viram a bandeira de xadrez nas posições seguintes, na frente do azarado Teo Pelfrene (Birel ART), que foi obrigado a desistir.
Categoria Cadete 4T
João Francisco (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 58,589s e na manga de qualificação Francisco Iglésias (Birel ART) bateu toda a concorrência.
Na Final, disputada em 11 voltas, Francisco Iglésias impôs a sua rapidez e experiência, conquistando a terceira vitória em três corridas no CPK, reforçando a liderança da categoria. O piloto de Cascais terminou com 7,8s de vantagem sobre Martim Gomes, ex-campeão nacional da Iniciação, que se mostra cada vez mais competitivo na Cadete 4T. João Francisco também culminou um dia positivo com a subida ao pódio (3.º lugar), logo seguido por dois pilotos vindos da categoria Iniciação, o vice-campeão nacional Lourenço Antunes e o campeão em título, Artur Loureiro.
Diogo Baptista (Charles Leclerc) fez uma boa recuperação e subiu três lugares, até ao 6.º posto final, enquanto Luís Fernandes (Birel ART) foi o 7.º classificado, na frente de Martin Rodrigues (FA) e Tiago Caetano (Birel ART), numa corrida onde Miguel Baião (Kosmic) não conseguiu alinhar.
Categoria Iniciação
Miguel Barbosa (Charles Leclerc) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m25,607s e Tomás Dias (Birel ART) venceu a manga de qualificação.
A Final, disputada em 5 voltas, foi muito disputada entre os mais jovens pilotos do Karting nacional, com Miguel Barbosa a conseguir bater a concorrência e a obter a sua primeira vitória no CPK. Atrás do jovem piloto de Famalicão, Tomás Dias conseguiu cortar a linha de meta no 2.º lugar, logo na frente de Enzo Santos, José Diogo e Tomás Fontes, embora todos eles tenham demonstrado andamento para terminar nos lugares do pódio no Bombarral.
A jovem Lana Pelfrene completou a classificação na corrida decisiva, com o plantel de seis pilotos da Iniciação a mostrar muita garra em pista, mas sempre com o necessário fair-play.
Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta segunda jornada dupla no Bombarral, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI