Campeonato de Portugal de Karting com arranque promissor em Leiria
André Serafim, Rodrigo Ferreira, Paulo Martins, Martim Meneses, Martim Marques, Frederico Correia, Artur Loureiro e Rodrigo carreira venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a primeira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
Com 76 participantes, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting Toyota arrancou hoje em Leiria. Considerada a categoria-rainha, a X30, que contou com 28 pilotos, Martim Meneses (CRG), que fazia a sua estreia absoluta na X30 Sénior, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 45,842s. Na manga de qualificação, o jovem madeirense também bateu a concorrência, liderada pelo regressado Miguel Silva (Pantano), com estes dois pilotos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Henrique Ventura Oliveira (Kart Republic) e João Faria (CRG) partiram logo atrás.
Na Final, disputada em 20 voltas, Miguel Silva arrancou melhor e colocou-se na frente do pelotão, embora Martim Meneses tenha ascendido à liderança ainda durante a fase inicial da corrida. A partir daí, o campeão nacional em título da categoria Júnior ganhou avanço sobre Miguel Silva e conseguiu vencer na estreia a competir na Sénior. Miguel Silva também deu excelentes indicações em Leiria e garantiu o 2.º lugar, mostrando que está em condições de lutar pelo seu segundo título de campeão na X30 Sénior. Diogo Pinto (Maranello) fez uma excelente recuperação rumo ao 3.º lugar, depois de uma interessante discussão com João Faria, que terminaria em 8.º, após uma penalização.
Gabriel Caçoilo (LN) e Afonso Ferreira (Tonykart) também estiveram em bom plano e completaram o top 5 na Final de sábado, logo na frente de Tomás Gomes (TBKart). Pedro Cachada (Tonykart) conseguiu subir quatro posições e terminou em 7.º, enquanto João Faria, Maximiano Radeck (CRG) e Rodrigo Vilaça (Tonykart), que há três semanas conquistou o Open de Portugal, completaram os 10 primeiros na corrida decisiva.
Categoria X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com uma volta em 45,224s. Na manga de qualificação, venceu André Serafim (Birel ART) à geral e na Master, na frente de Rodrigo Ferreira (Sodikart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Mário Borges (Maranello) e Henrique Cruz (Birel ART), a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
A Final, disputada em 18 voltas, foi uma excelente corrida com os quatro primeiros classificados a terminarem separados por apenas 0,487s. André Serafim liderou de princípio a fim e venceu à geral e na Master, pressionado por Rodrigo Ferreira, que terminou na segunda posição, sendo o vencedor na classe Sénior. A luta pelo terceiro lugar foi intensa, tendo o sénior Henrique Cruz levado a melhor sobre o sénior Mário Borges, enquanto Joseph Oliveira (LenzoKart) – também sénior – completou o top-5, na frente de Paulo Martins (Birel ART), o vencedor na classe Gentleman.
Categoria Júnior
Martim Marques (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 47,403. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia voltou a ser o mais forte, na frente de António Macedo (CRG), que há três semanas tinha ganho o Open de Portugal de Karting, em Leiria. Estes dois pilotos partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Ferreira (TBKart) e Gabriela Teixeira (Kart Republic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 20 voltas, Martim Marques aproveitou a pole-position e colocou-se na frente do pelotão logo na fase inicial, conseguindo depois quase dois segundos de vantagem sobre a concorrência. Contudo, na fase final da corrida, Gabriela Teixeira aproximou-se bastante de Martim Marques, que ainda assim conseguiu vencer com 0,202s de vantagem sobre a jovem piloto de Gondomar. A discussão pelo derradeiro lugar do pódio envolveu Tomás Fernandes, autor de uma excelente recuperação, e Diogo Caetano, pilotos que terminaram por esta ordem, embora com curta diferença.
Afonso Ferreira, que esteve na luta pelas primeiras posições no Open de Portugal de Karting, foi desta vez o 5.º classificado na Final deste sábado, logo na frente de António Macedo. Jan Rodrigues (Kart Republic) terminou num meritório 7.º lugar, enquanto Vasco Tavares (Kart Republic), Oliver Benes (CRG) – que tinha subido ao pódio no Open de Portugal –, Afonso Azevedo (Kart Republic) e Tomás Carapucinha (Birel ART) completaram a classificação na primeira Final em Leiria.
Categoria X30 Mini
Guilherme Morgado (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 51,688s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Lopes (Kart Republic), na frente de Guilherme Morgado (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Romeu Mello (Kart Republic) e Mário Silva Lora (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Guilherme Morgado rapidamente assumiu a liderança e manteve-a até à nona volta, altura em que Afonso Lopes passou para o comando, tendo o piloto de Loures recuperado o primeiro lugar na 17.ª e penúltima volta. Na derradeira volta, Afonso Lopes regressou à liderança e foi mesmo o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos, fez com que caísse para a quinta posição. Assim, foi Frederico Correia (CRG) quem saiu vitorioso, seguindo-se Guilherme Morgado, Romeu Mello e Mário Silva Lora, por esta ordem, nas posições seguintes. Leonor Rocha (TB Kart) foi sexta classificada, na frente de Santiago Barros (Birel ART), Teo Pelfrene (Birel ART), Mateus Gomes (Birel ART) e Lourenço Vilão (Parolin), que encerrou o top-10.
Categoria Cadete
Na categoria que agora utiliza os motores IAME de 60cc a dois tempos, Artur Loureiro (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 53,910s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia triunfou, na frente de Lourenço Antunes (Birel ART), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Luís Fernandes (Birel ART) e Tomás Fontes (Maranello) largaram da segunda linha, logo na frente de José Diogo (Tonykart).
Na Final, disputada em 12 voltas, Artur Loureiro aproveitou da melhor forma a pole-position e colocou-se na frente da corrida logo nas voltas iniciais, construindo depois uma vantagem que geriu até ao final. Lourenço Antunes foi sempre o principal perseguidor do ex-campeão Inicial, começando o CPK com um positivo 2.º lugar. Luís Fernandes culminou o seu regresso à competição com um pódio, terminando no 3.º posto em Leiria. Campeão em título da categoria Iniciação, José Diogo prossegue a sua adaptação à categoria acima e obteve um meritório 4.º posto na Final, com Tomás Fontes a completar o top 5.
Categoria Iniciação
Rodrigo Carreira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m19,602s. Na manga de qualificação, Rodrigo Carreira voltou a ser o mais forte, na frente de Lana Pelfrene (Birel ART), tendo Salvador Glória (Parolin) sido o terceiro classificado. Na Final, disputada em 5 voltas, Rodrigo Carreira arrancou bem e assumiu a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez, sendo, contudo, bastante pressionado por Lana Pelfrene, que terminou logo a seguir na segunda posição e com a volta mais rápida em 1m18,700s. Salvador Glória completou o pódio.
Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta primeira jornada dupla em Leiria, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI