CPK: Segunda jornada, em Portimão, repleta de emoção

Joseph Oliveira, Bruno Frota, Nuno Portela, António Macedo, Afonso Lopes, Mateus Gomes e Miguel Barbosa venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da segunda jornada dupla que decorreu no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA.
Os 72 participantes da segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota proporcionar novamente hoje excelentes corridas no traçado algarvio. Depois de se ter estreado a vencer na X30 Sénior na prova de sábado, em Portimão, António Macedo (CRG) começou a prova de domingo com a pole-position na sessão de treinos cronometrados, onde registou uma volta em 57,845s. O líder do CPK, Santiago Alves, respondeu depois com a vitória na manga de qualificação, logo na frente do aguerrido Bernardo Pinto (Tonykart), que recuperou quatro lugares rumo ao 2.º posto. Estes dois pilotos partilharam a primeira linha da grelha na Final, com Max Radeck (CRG) e Gabriel Caçoilo (LN) a largarem logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Santiago Alves começou por liderar, mas António Macedo passou para o comando à passagem da terceira volta, nunca mais perdendo essa posição. O jovem bracarense, campeão nacional em título da categoria Júnior Max, confirmou a segunda vitória consecutiva na jornada de Portimão, terminando com 0,382s de vantagem sobre Max Radeck, que, assim, regressou aos pódios, depois de ter ganho o Open de Portugal no arranque da temporada.
Santiago Alves minimizou as perdas pontuais com novo pódio, no 3.º lugar, enquanto Rafael Rajani (TBKart) fez uma notável recuperação de 12 lugares, terminando às portas do pódio, no 4.º posto. Gabriel Caçoilo (LN) completou o top 5, na frente de um grupo que incluía Afonso Machado Ferreira (TBKart), Diogo Caetano (Birel ART), Afonso Azevedo (Kart Republic) e o jovem angolano Jorge Saraiva (Kart Republic), autores de excelentes recuperações. O mesmo se pode dizer de Davin Jafarov, sempre muito determinado e que fez cinco ultrapassagens, rumo ao top 10 na Final de domingo. Registo ainda para o 14.º lugar de Pedro Pires, o vencedor da categoria X30 Master.
Categoria X30 Super Shifter
Joseph Oliveira (Lenzokart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 55,761s. Na manga de qualificação, Hugo Marreiros (Tonykart) bateu toda a concorrência, deixando Joseph Oliveira no segundo lugar, com Afonso Barata (KR) e Enzo Faita (Kali Kart) nas posições seguintes.
Na corrida decisiva, disputada em 12 voltas, Hugo Marreiros partiu da pole-position e assumiu a liderança, mas logo depois foi Joseph Oliveira a passar para o comando para não mais a largar até à bandeira xadrez, vencendo assim à geral e na classe Sénior. Enzo Faita (Kali Kart) foi segundo classificado à geral e na Sénior, na frente de Afonso barata (KR), terceiro classificado na Sénior e terceiro à geral, com a volta mais rápida em 56,803s.
Bruno Frota (Sodikart) fez uma recuperação de três lugares, rumo à quarta posição da geral e à vitória entre os Masters, seguindo-se João Nunes (Tonykart) – 4.º na Sénior –, Elias Barros (Birel ART) – 2.º na Master várias voltas a classe – e Nuno Portela (Birel ART), o vencedor da Gentleman, na qual João Dias (Tonykart) e Rui Pires (Kali Kart) completaram o pódio. Hugo Marreiros foi forçado a abandonar no decorrer da quinta volta e Sérgio Carvalho (Lenzokart) também desistiu à passagem da nona volta.
Categoria Júnior
Na prova deste domingo, em Portimão, Leonor Rocha (TBKart) conseguiu a pole-position na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 59,961s. Afonso Lopes (Kart Republic) conseguiu, depois, vencer a manga de qualificação, na frente de Leonor Rocha, os dois pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final. Gustavo da Silva (Birel ART), o vencedor da prova de sábado, e José Pedro Pinto (Kart Republic) largaram logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Afonso Lopes conseguiu manter a liderança após o arranque, mas sempre pressionado pelos seus adversários diretos. Leonor Rocha chegou a passar pelo comando da Final, mas Afonso Lopes conseguiu recuperar a primeira posição e venceu mesmo a sua segunda prova do CPK este ano, depois do triunfo em Viana do Castelo, também na ronda de domingo.
Leonor Rocha pressionou Afonso Lopes mesmo até à bandeirada de xadrez, terminando a escassos 0,038s do jovem piloto de Coruche, com ambos a serem acompanhados no pódio de Portimão por José Pedro Pinto, que também esteve em bom plano.
Mário Silva Lora (DR), que tinha sido 2.º classificado na prova de sábado, fez uma excelente recuperação de cinco lugares e terminou às portas de novo pódio, no 4.º posto. Duarte Alves (LN) completou, desta vez, o top 5, após uma penalização por danos na carenagem frontal, enquanto Gustavo da Silva foi o 6.º classificado, após também ter sido penalizado.
Vicente Rodrigues (Maranello) recuperou quatro lugares na Final e terminou em 7.º, na frente de duas jovens promessas da Escola de Karting do Oeste, Noam Ehrlich (Birel ART) e Tomás Carapucinha (Birel ART). Beatriz Costa (CRG) e Francisco Sousa (Maranello) completaram a classificação na derradeira prova do fim de semana algarvio.
Categoria X30 Mini
Santiago Barros (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com o registo de 1m06,573s. Na manga de qualificação, venceu Francisco Correia (CRG), na frente de Mateus Gomes (DR), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida. Miguel Martins (TBKart) e Duarte Rodrigues (DR)) ocuparam as posições seguintes na manga e partilharam a segunda linha na Final.
Na corrida decisiva, disputada em 12 voltas, Francisco Correia arrancou da pole-position, mas quem acabou por ser o mais bem-sucedido foi Duarte Rodrigues. Contudo, o jovem piloto bracarense conseguiu depois regressar à liderança na segunda volta e a meio da corrida formou-se um quinteto na luta pelo comando, por onde passaram Miguel Martins, Santiago Barros e, por fim, Mateus Gomes, que depois não mais largou a primeira posição até à bandeira xadrez.
Miguel Martins segurou o lugar intermédio do pódio – com a volta mais rápida em 1m06,732s – e Francisco Correia foi, desta vez, o terceiro classificado, na frente de Duarte Rodrigues e Santiago Barros que terminaram imediatamente a seguir e fecharam o top-5. Francisco Iglésias (Birel ART) foi o sexto classificado, após um interessante duelo com Gustavo Oliveira (CRG), seguindo-se Lourenço Antunes (Birel ART), Artur Loureiro (Parolin) e Martim Gomes (Birel ART) no top-10.
Categoria Cadete
Na prova deste domingo, em Portimão, Luís Fernandes (Parolin) repetiu a pole-position de sábado, registando, desta vez, uma volta em 1m08,999s. Tal como também tinha acontecido no dia anterior, Miguel Barbosa (Kart Republic) conseguiu a vitória na manga de qualificação, com escassos 0,015s de vantagem sobre Luís Fernandes, os dois pilotos que partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Guilherme Aguiar (TBKart) e Raul Vilarinho (Kart Republic) partiram logo atrás, da segunda linha.
A Final, disputada em 8 voltas, voltou a ser emocionante, pois o duelo entre Miguel Barbosa e Luís Fernandes durou mesmo até à bandeirada de xadrez! O jovem piloto de Famalicão liderou desde a primeira volta, mas Luís Fernandes passou ao ataque já na fase final da corrida e conseguiu assumir o comando na última volta. Miguel Barbosa respondeu com uma excelente ultrapassagem na última curva, mas o jovem piloto de Esposende não baixou os braços e passou a linha de meta a escassos 0,057s do vencedor, havendo mesmo um ligeiro toque entre ambos. Com estes resultados, Miguel Barbosa passou a liderar o campeonato, na frente de Luís Fernandes, mas o duelo entre ambos promete!
João Barros (Alonso Kart) fez uma excelente Final e também subiu ao pódio de domingo em Portimão, terminando logo na frente de Raul Vilarinho (Kart Republic) e do jovem madeirense Bernardo Sequeira (Kart Republic).
Manuel Miranda (FA) também esteve em bom plano e terminou a corrida decisiva no 6.º lugar, enquanto Rodrigo Carreira recuperou duas posições e foi o 7.º classificado, prosseguindo a sua evolução na Cadete. Lana Pelfrene também prossegue a sua aprendizagem vinda da categoria Iniciação e foi a 8.ª classificada, terminando logo na frente de Duarte de Deus (Birel ART) e do azarado Guilherme Aguiar (TBKart), que foi obrigado a abandonar a duas voltas do fim.
A terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 31 de maio e 1 de junho e será disputada Kartódromo Internacional de Palmela.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI