Yohan Sousa: “Conheci a pista e alcançámos um resultado muito positivo”
Em 2016 Yohan Sousa está a realizar a sua segunda temporada a nível internacional, integrando a Chiesa Corse, a par da continuidade no Campeonato Nacional de Karting na categoria X30 Shifter, em que alinha com a Cabo Júnior Team.
No último fim de semana marcou presença na quarta prova do WSK Super Master Series, em Itália, com o objetivo de ficar a conhecer a pista de Adria, que irá receber a próxima jornada do Campeonato Europeu CIK-FIA da categoria KZ2, entre 2 e 5 de junho. A participação foi concluída com um 16º lugar na final – que junta as categorias KZ2 e KZ -, tendo sido 7º na KZ2 e o autor da volta mais rápida na corrida, o que espelha bem o seu andament
No final, o piloto mostrou-se satisfeito com esta prova de ‘treino’: “Valeu a pena termos participado nesta prova por duas razões: Por um lado, fiquei a conhecer a pista – que parece fácil mas não é – e assim já temos algumas indicações. Por outro, alcançamos um resultado muito positivo que nos motiva para a segunda prova do Europeu que será disputada em Adria.
A PROVA
Depois ter sido 36º nos treinos cronometrados e ter terminado as mangas de qualificação na 24ª posição – em virtude de duas boas recuperações –, Yohan Sousa garantiu a presença na Final ao ser 14º classificado na Pré-final B, onde se apuravam os 17 primeiros classificados, aos quais se juntavam os 17 primeiros posicionados da Pré-Final A para constituir a grelha de partida da derradeira contenda reservada a 34 pilotos. Porém, a tarefa não foi fácil: “Tive problemas ao nível do chassis ao longo de todo a prova e perdia cerca de três décimas para a concorrência”, disse o português que competiu com um kart equipado com chassis Zanardi e motor Parilla, sendo os pneus Vega obrigatórios para todos.
Na Final – em que também alinharam as ‘estrelas’ da categoria KZ, tal como nas outras fases da prova –, depois de largar da 28ª posição, Yohan Sousa voltou a fazer uma boa recuperação e terminou no 16º lugar, sendo o 7º classificado da sua categoria, a KZ2, com a volta mais rápida em 48,414s, ficando a 116 milésimos de segundo da melhor, assinada pelo experiente italiano Marco Ardigò (Tonykart/Vortex) – que alinha na KZ – e que foi o primeiro a ver a bandeira axadrezada, à frente do seu compatriota David Forè (Righetti Ridolfi/TM), experiente piloto de 41 anos que em setembro de 2000, no Kartódromo Internacional de Braga, em Portugal, conquistou o seu segundo título de campeão do Mundo da categoria Super Fórmula A, na altura a classe rainha da CIK-KIA. Nas palavras de Yohan Sousa: “Na Final, a partir da 15ª volta senti que o chassis estava com melhor comportamento e como ainda faltavam cinco voltas para terminar a corrida pude impor um ritmo mais forte e recuperar 8 posições”, disse.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
teste
bold text
big text
italic text
small text
strong text
subscripted text
superscripted text
inserted text
deleted text