Carimbar passaportes

Por a 5 Novembro 2007 14:56

Sete dezenas de pilotos na luta para carimbar passaportes para as Finais Mundiais, atestando a popularidade e alta competição das categorias Rotax no karting nacional.

O Kartódromo de Braga foi o palco das Finais Nacionais Rotax. Um evento que juntou quase sete dezenas de pilotos em pista, facto assinalável o que demonstra a cada vez maior penetração que as categorias Rotax (que têm como base o recurso ao motor FR 125 a 2 Tempos) estão a ter em Portugal. Em termos desportivos, o grande interesse residia na conquista do ?passaporte? para as Finais Mundias Rotax, o maior evento da disciplina a nível mundial, que no início de Dezembro vai disputar-se nos Emirados Árabes Unidos.

Os pilotos que irão representar Portugal no evento que contará com representantes de mais de quarenta países serão: Mário Dias (RM1), Gonçalo Gaivão (Rotax Max) e Eduardo Moreira (Rotax Júnior). Esta prova contou também para o Troféu do Minho (última etapa) e para a Challenge Ibérica.

Micro Max bate record

A categoria Rotax Micro foi um das categorias em evidência. Numa altura em que tem-se assistido a uma diminuição de pilotos na faixa etária de entrada na modalidade (dos 7 aos 12 anos) a categoria Rotax Micro, a exemplo do que tem acontecido um pouco por toda a Europa, tem tido um incremento assinalável de pilotos. Nesta prova estiveram 16 pilotos, número que faz da Micro Rotax a mais concorrida das categorias a nível nacional de entrada na modalidade. Em termos desportivos, Fábio Pereira foi o grande vencedor, tendo triunfado na manga de qualificação, na pré-final e por último na final. José Pedro faria foi o segundo classificado, seguido de José Pedro Faria e Eduardo Jesus. No Troféu do Minho, Bruno Borlido foi o primeiro classificado.

Eduardo Moreira imperador Júnior

Eduardo Moreira, que já por duas vezes esteve presente nas Finais Mundias tinha como objectivo marcar presença de novo na grande festa mundial da Rotax. E se o pensou, melhor o executou. Fez a ?pole? e depois arrancou para um triunfo muito seguro, que nunca foi fortemente posto em causa. O piloto de Santo Tirso, acabaria deste modo por obter um autêntico triplo triunfo, já que a par de ter vencido as Finais Nacionais, triunfou na Challenge Ibérica e ainda no Troféu Ibérico. Como Eduardo Moreira venceu também a Challenge Ibérica, o ?passaporte? desta competição para as Finais Mundiais foi para o segundo classificado, César Machado. Miguel Ornelas foi o terceiro. Referência para a azarada prova de João Ribeiro, piloto que tinha vencido a categoria Júnior no muito competitivo campeonato da Madeira, mas que desta feita os azares o impediram de ir além do sexto posto.

Gaivão fica com o bilhete

Esta categoria contou um apreciável número de concorrentes, com nada mais do que 25. Em termos competitivo, Filipe Morais esteve em grande evidência na primeira manga de qualificação e na pré-final, mas o golpe de teatro viria a acontecer na final, quando uma avaria na embraiagem do kart do piloto de Moimenta da Beira lhe terá tirado a oportunidade de ir às Finais Mundiais. A final acabaria por ter como vencedor, Paulo Gouveia, mas os pontos que este perdeu na manga de qualificação abaria por dar o triunfo nas Finais Nacionais (onde os pontos ao longo da temporada também contam) a Gonçalo Gaivão, o segundo classificado na prova. O terceiro lugar foi para Miguel Barbosa. Nesta categoria o vencedor do Troféu do Minho foi Paulo Pereira. Na categoria DD2, Mário Dias foi o vencedor da corrida e por conseguinte vaiu estar nas Finais Mundias, enquanto Rui Vieira arrecadava o titulo do troféu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado