Britânicos dominam Mundial de Karting em Braga, Henrique Chaves e Bruno Oliveira perto do top-10
A prova portuguesa é a primeira de três rondas que compõem o Mundial, tendo sido dominada pelos pilotos britânicos, que foram os mais rápidos nas principais corridas das duas classes. Nos Sub-18, o vencedor da Final foi Henry Easthope (kart com chassis Sodi), piloto inglês de 17 anos que se mostrou superior à concorrência logo desde as mangas de qualificação. Easthope fez uma gestão perfeita da Final, liderando confortavelmente e ficando imune à discussão pelo segundo lugar, entre o francês Anthoine Hubert (FK) e o monegasco Charles Leclerc (ART GP). Este último, jovem piloto de 14 anos e campeão em título da categoria Academia, seguiu o seu adversário até às últimas voltas e na penúltima consumou a ultrapassagem decisiva, relegando Robert (15 anos) para o derradeiro lugar do pódio. As cores nacionais foram defendidas na Final por Henrique Chaves, que representa os italianos da Chiesa Corse (chassis Zanardi). Chaves teve uma Pré-Final aziaga pois foi prejudicado pelos tradicionais toques na primeira volta, vindo mesmo a abandonar algumas voltas depois com o kart danificado. Na Final, o português de 15 anos fez uma boa corrida ao recuperar desde o 25º lugar na grelha para terminar em 12º, mas só depois de ter perdido duas posições na derradeira volta (para o russo Antonov e para o seu companheiro na Chiesa, o inglês Graham), depois de ter chegado a ocupar o 10º posto. A esta corrida já não chegou o outro português dos Sub-18, João Carvalho (chassis DR), que foi 17º na Final B.
Gill desclassificado na Academia
Os britânicos continuaram a dar cartas na categoria dos mais novos, a Academia, disputada em modo de troféu (karts com chassis e motores idênticos). Aqui existiam duas corridas finais, mas se George Russell se mostrou muito forte na primeira, o jovem inglês já não pôde capitalizar a pole na segunda, tendo ficado parado na grelha com um problema técnico. Segundo classificado na corrida inaugural, Alex Gill aproveitou e foi o mais rápido na segunda corrida mas já após a conferência de imprensa foi informado da sua desclassificação, após a verificação técnica ao seu kart. Assim, o finlandês Joonas Lappalainen foi declarado vencedor da segunda corrida (tinha sido 3º na primeira), sendo ainda o piloto com mais pontos acumulados no fim de semana, seguido pelo espanhol Javier Cobian e pelo norueguês Martin Ellegard. O português Bruno Oliveira ascendeu ao 10º lugar na corrida final, depois de ter sido 19º na primeira. O Mundial de Karting destas duas categorias prosseguirá na pista francesa de Anguerville, terminando depois em novembro, numa visita ao Bahrein.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI