“Top sem” da Red Bull
Até aqui e decorridos que estão três GPs, o melhor que a equipa de Christian Horner conseguiu em qualificação foi a quarta posição de Mark Webber no GP da Malásia. O australiano foi quinto na Austrália e sétimo na China, enquanto o seu cotado colega de equipa foi duas vezes sexto, na Austrália e na Malásia, caindo para 11º no GP da China.
Por isso, já poucos duvidam que a Red Bull perdeu a grande vantagem técnica que tinha o ano passado pois a limitação introduzida à utilização dos gases de escape para efeitos aerodinâmicos e as tentativas realizadas com o RB8 para ultrapassar essa situação ainda não deram os resultados esperados.
Por isso, e apesar da performance em corridas dos Red Bull não ser má, bem pelo contrário, o facto de saírem muito atrás está a condicionar fortemente os resultados finais, sendo a velocidade de ponta a grande pecha dos RB8, precisamente o ponto forte da Mercedes, como se viu em Xangai.
Para que se perceba melhor a extensão do drama, enquanto os McLaren perderam cerca de 1% de performance em virtude das novas regras de 2012, os Red Bull rondam o 1,5% – 2% de perdas nas três qualificações já realizadas, o que deixa perceber a importância das qualificações.
Christian Horner já dizia o ano passado que o nível de sucesso era absolutamente anormal, e pelos vistos os acontecimentos estão a dar-lhe razão. Adrian Newey temia que as restrições regulamentares “comessem” toda a vantagem da Red Bull e mais uma vez tinha razão. Desde o RB5, todos os Red Bull primaram pela eficiência aerodinâmica e o RB7 do ano passado foi o ponto alto dessa excelência.
Não é expectável que algo mude para o Bahrein, embora as temperaturas que se esperam no Médio Oriente sejam importantes para Vettel e Webber se aproximarem e mesmo lutarem com os McLaren e Mercedes. Uma coisa é certa, as corridas vão continuar a ser incertas e equilibradas, e a exceção foi mesmo Nico Rosberg na China, pois tudo lhe correu na perfeição, até a temperatura da pista. Já atrás de si, foi o que se viu, em certa altura, com nove monolugares na lutar pelos lugares atrás de Rosberg.
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