Susie Wolff: “Na F1 não é suficiente apenas sermos mulheres: temos de ser boas!”
A Williams conta com duas mulheres na sua equipa de Fórmula 1 que, por o serem, despertam atenção e curiosidade, num desporto marcadamente dominado por homens. Uma é Claire Williams, filha de Sir Frank Williams, a outra, Susie Wolff, piloto de testes da equipa britânica. Esta última tripulou este ano o FW36 em duas sessões de treinos livres, em Silverstone e Hockenheim, chegando a registar tempos a poucas décimas de Felipe Massa na Alemanha.
Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, a satisfação de Susie Wolff é notória ao afirmar estar “orgulhosa por estar na equipa da Williams. Eles deram-me a oportunidade para testar um monolugar de Fórmula 1 quando ninguém mais estava interessado”, e acrescenta, “Sir Frank Williams nunca poria alguém no seu monolugar se não acreditasse que fosse bom o suficiente”.
A Fórmula 1 é uma modalidade associada a pilotos homens, no entanto, e curiosamente, a piloto não acredita que as equipas sejam relutantes em apostar em mulheres, o que acontece é: “As equipas estão a basear-se apenas na alta performance – e não têm existido mulheres suficientes no nível certo para conseguirem uma oportunidade”.
Contudo, Susie Wolff não deixa de destacar o facto de existirem “algumas pessoas no paddock que são contra isso de qualquer das formas. Bem, eles podem estar contra isso, mas mais cedo ou mais tarde acontecerá e terão de aceitá-lo. O paddock é um pouco como um lago de tubarões – e existirão sempre pessoas que são contra pilotos femininos na Fórmula 1”, explica a piloto da Williams que teve a sua primeiro moto aos dois anos e começou a competir aos 8.
Falando de si e da filha de Sir Frank Williams, Wolff acredita que “Claire Williams é um modelo, eu sou um modelo – por isso nós mostramos que é possível, e que inspiremos mais a seguirem-nos. Não é suficiente apenas sermos mulheres: temos de ser boas!”
Em conclusão, Susie Wolff deixa ainda um conselho a todas as mulheres que queiram enveredar por uma carreira no desporto motorizado, seja Fórmula 1 ou em outra modalidade: “Vão em frente! Não deixem nada parar-vos, vão em frente. As coisas boas na vida são sempre difíceis de conseguir, mas se quisermos mesmo isso seremos bem-sucedidas, não importa quantos dias duros existam durante o caminho”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI