«Sem talento, nem com todo o apoio do mundo»

Por a 28 Novembro 2007 14:25

Em entrevista concedida ao AutoSport, há algumas semanas atrás, Nicha Cabral tem uma afirmação muito curiosa, onde refere que o talento de Lewis Hamilton foi “preparado”. Na verdade, a média de idades que cada pilotos ascende à Fórmula 1 tendo a descer de ano para ano, e há casos, em que os degraus de acesso são cumpridos em velocidade cruzeiro. Saiba o que pensa Luís Vasconcelos relativamente à forma como se “fabrica” um piloto potencial campeão em dez anos.

«Como acontece na maior parte das vezes em que fala da Fórmula actual, Nicha Cabral mostrou estar atento ao que se passa dentro e fora das pistas. Hamilton foi, de facto, o primeiro piloto “programado” para ser Campeão do Mundo, pois há mais de dez anos que integra a família McLaren e foi sempre acompanhado a nível físico, técnico e psicológico por gente de créditos firmados, ligados à McLaren e à Mercedes.»

«É evidente que sem um enorme talento de base, nem com todo o apoio do mundo o inglês teria, sequer, chegado à Fórmula 1, quanto mais a vencer quatro Grande Prémios no seu ano de estreia, mas é também indesmentível que os resultados vistos este ano são fruto do muito trabalho de preparação levado a cabo pela McLaren.»

«Ao longo da sua carreira, no karting, na Fórmula Renault, na Fórmula 3 e na GP2, Hamilton dispôs sempre dos melhores meios, correndo pelas melhores equipas e sem nunca ter problemas financeiros, o que lhe permitiu testar o máximo que era permitido pelo regulamento, garantir sempre ao máximo a fiabilidade dos seus monolugares e estar sempre no lugar certo, no momento certo.»

«Nestas circunstâncias, e sendo integrado progressivamente no programa de Fórmula 1 da McLaren, Hamilton foi tendo acesso ao simulador da equipa inglesa, aprendeu pistas, acertos, alterações do comportamento do chassis e tudo o mais que se pode aprender naquele verdadeiro banco de ensaios para pilotos, o que lhe permitiu chegar a Melbourne melhor preparado do que qualquer outro estreante na história da Fórmula 1. Mas sem o seu enorme talento, repito, toda a preparação feita de pouco ou nada teria servido. Por isso, a “programação” deu certo, mas o “projecto de base” também já era bastante bom!»

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado