Sebastian Vettel soma e segue em qualificação após luta com McLaren
Button havia sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres já realizadas e na sessão de qualificação esteve também muito competitivo com o seu McLaren, pelo que restava saber se conseguiria alcançar a pole position e quebrar a hegemonia da Red Bull. Mas ainda não foi desta que alguém bateu a equipa de Milton Keynes em sessões de qualificação (15 poles até agora…), mesmo se nos instantes finais os dois McLaren estivessem em muito bom ritmo.
Lewis Hamilton detinha o melhor tempo à entrada da última ronda de tentativas, vendo-se batido por Sebastian Vettel com um tempo de 1.30,466s. Faltava passar pela meta Button, mas o britânico falhou o seu alvo por meros 0,009s, ficando com o segundo posto, enquanto Hamilton, que não chegou a começar a sua última volta rápida (passou na meta já após o seu final), ficou em terceiro a 0,151s.
Os dois Ferrari, que não tiveram grandes hipóteses de batalharem pela pole position, ficaram nas duas posições seguintes, com Felipe Massa a conseguir bater o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso, mas ambos conseguiram ficar à frente do outro Red Bull, de Mark Webber. O australiano voltou a não conseguir tirar todo o partido do seu monolugar e viu-se relegado para a terceira linha da grelha de partida.
Numa fase que apenas teve uma luta a seis, os restantes quatro pilotos que tiveram acesso à Q3 não marcaram qualquer tempo (mesmo se passaram pela pista). Michael Schumacher (Mercedes) foi o sétimo, na frente dos Renault de Bruno Senna e Vitaly Petrov e do Sauber de Kamui Kobayashi. Todos eles pouparam os seus pneus para amanhã.
O piloto nipónico esteve em bom plano frente ao seu público, conseguindo chegar à terceira fase de qualificação e abrindo boas perspetivas para a corrida de amanhã, tanto mais que o Sauber parece mesmo ter ficado mais competitivo com as melhorias introduzidas para Suzuka.
Desta feita, a Force India não conseguiu passar à derradeira fase com nenhum dos seus pilotos, pois Adrian Sutil e Paul di Resta viram-se relegados para os 11º e 12º lugar, respetivamente, nos instantes finais da Q2. A colocação a pares em termos de equipas seguiu-se com os dois pilotos da Williams nas duas posições seguintes, com Rubens Barrichello a ficar à frente de Pastor Maldonado, e com os dois Toro Rosso, com Sebastien Buemi a bater Jaime Alguersuari. Sérgio Perez não foi além do 17º lugar na grelha de partida, não chegando a fazer qualquer volta na Q2 devido a problema hidráulicos no seu Sauber.
A primeira sessão de qualificação teve logo uma surpresa com a eliminação precoce de Nico Rosberg, a braços com problemas hidráulicos no seu Mercedes, acabando por ficar com a derradeira posição da grelha, juntando-se aos pilotos das equipas jovens que competem no Mundial.
Q31. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1.30,466s
2. Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,009
3. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,151
4. Felipe Massa Ferrari + 0,338
5. Fernando Alonso Ferrari + 0,420
6. Mark Webber Red Bull-Renault + 0,690
7. Michael Schumacher Mercedes Sem tempo
8. Vitaly Petrov Renault Sem tempo
9. Bruno Senna Renault Sem tempo
10. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari Sem tempo
Q2 – Tempo limite de passagem à Q3: 1.32,380s
11. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.32,463s
12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1.32,746s
13. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.33,079s
14. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1.33,224s
15. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.33,227s
16. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.33,427s
17. Sergio Perez Sauber-Ferrari Sem tempo
Q1 – Tempo limite de passagem à Q2: 1.35,111s
18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1.35,454s
19. Jarno Trulli Lotus-Renault 1.35,514s
20. Jerôme D’Ambrosio Virgin-Cosworth 1.36,439s
21. Timo Glock Virgin-Cosworth 1.36,507s
22. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1.37,846s
23. Nico Rosberg Mercedes Sem tempo
24. Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth Sem tempo
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI