Rubens Barrichello leva brasileiros ao delírio em sessão inédita
Foram precisas quase três horas para se saber quem irá largar do primeiro posto para a corrida de amanhã, cabendo esse privilegio a Barrichello, que está em posição muito privilegiada para a corrida de amanhã e para recuperar alguns pontos a Jenson Button, que não foi além do 14º posto.
“A pista estava incrivelmente escorregadia e nem sequer conseguia manter o carro a direito”. A frase é de Lewis Hamilton e resume bem as dificuldades que os 20 pilotos tiveram de enfrentar ao longo de toda a sessão no traçado de Interlagos. Como é habitual, a aparição da chuva costuma trazer consigo resultados surpreendentes e, desta feita, não foi diferente. Durante cerca de duas horas e quarenta e cinco minutos, manteve-se a expectativa para saber quem iria largar da pole position, com a parte final da sessão a decorrer já com o piso a secar, permitindo o uso de pneus intermédios.
Foi na Q3, e depois de Jarno Trulli, Adrian Sutil e Mark Webber, que a experiencia de Barrichello veio ao de cima, regisatndo o melhor tempo já depois da sessão ter terminado, com uma volta em 1.18,576s, que relegou Mark Webber para o segundo posto. Para o veterano piloto da Brawn, a sessão não podia ter corrido melhor frente ao seu público: na Q1 foi Sebastian Vettel a não conseguir passar de fase, ao passo que na Q2 foi Jenson Button a baquear e não conseguir chegar à fase decisiva. Desta forma, Barrichello tem tudo a seu favor para a corrida de amanhã.
“Está a ser um momento especial para mim. É sempre bom quando se vai para a pista e se tem um bom equilíbrio no carro, quer esteja pista molhada ou seca. Havia muitas estratégias, não se sabia bem o que iria acontecer”, começou por dizer Barrichello. “Estou muito contente por esta situação, foi uma grande pilotagem e talvez eu esteja mais leve mas é sempre melhor começar na frente”, acrescentou, deixando ainda uma palavra de agradecimento aos adeptos ‘canarinhos’ que não arredaram pé do Autódromo.
Adrian Sutil aproveitou os momentos finais da sessão para alcançar o terceiro posto e garantir mais uma posição de destaque para a Force India, deixando atrás de si o italiano Jarno Trulli (Toyota). Kimi Raikkonen conseguiu levar o seu Ferrari até ao quinto posto, batendo Sebastien Buemi mesmo nos momentos finais. O piloto suíço esteve em grande nível ao longo de toda a sessão, evidenciando uma boa performance do monolugar da Toro Rosso.
Com o piso mais molhado, o mais veloz em pista era de forma consistente Nico Rosberg, demonstrando que se amanhã a chuva intensa se repetir, o piloto da Williams poderá ser uma ameaça aos homens da frente. No entanto, e com a pista a secar, Rosberg foi caindo posições, largando amanhã do sétimo posto, um lugar à frente de Robert Kubica. Kazuki Nakajima foi o nono, enquanto que Fernando Alonso foi discretamente até à decima posição.
Button e Vettel desiludem
Jenson Button acabou por ser uma das decepções, em especial tendo em conta a prestação do seu companheiro de equipa, ao não passar da Q2, ficando com o 14º tempo e não aproveitando o facto de também Sebastian Vettel largar muito de trás para a corrida.
Se Vettel não foi além do 16º posto, ficando de fora logo na primeira fase da qualificação, o mesmo aconteceu com os dois pilotos da McLaren-Mercedes, com Heikki Kovalainen a ficar em 17º e Lewis Hamilton em 18º. O piloto britânico ainda passou por um grande susto, ao perder o controlo do seu carro na subida para a Ferradura, o mesmo sitio onde Romain Grsojean se havia despistado na terceira sessão.
Q3
1 Barrichello Brawn-Mercedes 1:19.576
2 Webber Red Bull-Renault 1:19.668
3 Sutil Force India-Mercedes 1:19.912
4 Trulli Toyota 1:20.097
5 Raikkonen Ferrari 1:20.168
6 Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:20.250
7 Rosberg Williams-Toyota 1:20.326
8 Kubica BMW-Sauber 1:20.631
9 Nakajima Williams-Toyota 1:20.674
10 Alonso Renault 1:21.422
Q2
11 Kobayashi Toyota 1:21.960
12 Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:22.231
13 Grosjean Renault 1:22.477
14 Button Brawn-Mercedes 1:22.504
15 Liuzzi Force India-Mercedes –
Q1
16 Vettel Red Bull-Renault 1:25.009
17 Kovalainen McLaren-Mercedes 1:25.052
18 Hamilton McLaren-Mercedes 1:25.192
19 Heidfeld BMW-Sauber 1:25.515
20 Fisichella Ferrari 1:40.703
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pesos dos monolugares para o GP do Brasil
Jenson Button vai lutar para selar o título já amanhã
Mark Webber: “Digam ao Charlie Whiting para por os óculos e ver como está a pista”
Sebastian Vettel: “Vamos partir com a faca nos dentes”
Lewis Hamilton: “Nem sequer conseguia seguir a direito”
Jenson Button fica de fora da Q3
Qualificação para o GP do Brasil interrompida
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI