Ross Brawn: “O velho logotipo da F1 não era nem icónico nem memorável”
Uma opinião no mínimo discutível, tal o nível de descontentamento que o novo logotipo da F1 gerou nas redes sociais. Ross Brawn está completamente de acordo com a mudança de visual da F1 e defende mesmo que é um passo essencial nesta fase:
“Nos últimos dias surgiu a questão de que se a mudança de logotipo era uma prioridade e a resposta é sim! Além dos aspetos comerciais, o novo logotipo permite uma flexibilidade maior em termos de uso, especialmente no merchandising e no mundo digital. O último logotipo não era nem memorável nem icónico.”
A questão do ultimo logotipo ser memorável parece ser algo injusta, pois é certamente um dos elementos visuais mais memoráveis dos últimos tempos, tendo em conta o que simbolizava e o tempo que esteve ‘ativo’. A F1, para uma boa parte das pessoas que segue o campeonato, sempre teve aquele logotipo e vai ainda demorar muito tempo até que nos habituemos a esta nova imagem.
A vontade desta mudança terá mais a ver com o colocar um ponto final na era “Bernie”. Uma espécie de afirmação da Liberty, que diz “a partir de agora somos nós os responsáveis pelo espetáculo”, algo que Brawn mostrou nas suas declarações.
“Era importante que os fãs vissem que estamos a entrar numa nova era. O nosso desporto está a mudar e temos de olhar para o futuro dentro e fora de portas, se queremos atrair novos fãs, especialmente os mais jovens. Acreditamos que este novo logotipo exemplifica isso mesmo… Um mundo onde a comunicação visual é cada vez mais importante e para o qual a F1 também tem de caminhar”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Discordo. Achava-o muito mais identificador do produto. Este é completamente asséptico, não vai ficar na retina de ninguém.
Só não percebo o significado do “TM”…
É trademark, mais ou menos o equivalente ao R dentro de um círculo. Marca registada. Mas também pode significar “tamos malucos”
Obrigada pela explicação. Neste caso, a segunda hipótese deve ser a verdadeira 🙂 🙂
Eu se visse pela primeira vez este logo pintado numa parede, dizia logo que pertencia à Formula 1. É que tásse mesmo a ver!
Não me levem a mal, mas se pedissem a um puto de 5 anos para desenhar o logo, de certeza que saía algo bem mais criativo e relacionado com F1.
Se substituissem o vermelho por preto, podia ser o logo de uma empresa de pintar os traços nas estradas.
Essa vai ser a medida seguinte: pintar as pistas de vermelho 🙂
Se o antigo não era nem icónico, nem memorável… Então o novo já está praticamente esquecido. Parece mais um logotipo feito para a Force India que para o suposto melhor campeonato automóvel do mundo…
Isto de dar cabo da era do Bernie parece-me algo mesquinho. Coisa de adolescente revoltado com os pais!