Red Bull parte como favorita

Por a 21 Março 2011 10:54

Vettel e Webber ficaram longe dos melhores tempos da semana, nos últimos testes de Barcelona, mas o ambiente na Red Bull é de grande tranquilidade e basta ver o RB7 em pista para se perceber porquê.

Nas Curvas 3 e 9 do Circuit de Catalunya os seus pilotos passavam de pé em baixo, coisa que mais ninguém conseguia e, mesmo nas curvas mais lentas, o RB7 é um regalo para a vista. A este equilíbrio e rapidez junta-se uma gestão dos pneus melhor do que a de todos os seus rivais, o que deixa Vettel e Webber na posição de favoritos para a conquista do Mundial.

Sem querer abrir muito jogo, mas com um enorme sorriso que trai essas intenções, Sebastian Vettel confessou-nos que “esta foi a melhor pré-temporada que já tive desde que cheguei à Red Bull. Fizemos muito mais quilómetros do que nos outros anos, não temos problemas de fiabilidade e o carro é rápido e equilibrado. Por isso, acho que só podemos estar satisfeitos, mas a Ferrari e a Mercedes também estão fortes e só em Melbourne veremos quem está na frente.”

Alonso fez progressos

Com um novo pacote aerodinâmico e mecânico, que incluiu a colocação dos escapes em posição mais avançada, para aumentar a carga aerodinâmica no perfil extrator, a Ferrari trabalhou bastante na gestão dos pneus e, se Felipe Massa teve vida complicada quando efetuou uma simulação de Grande Prémio na quarta-feira – cerca de 0,5s por volta mais lento do que o que Mark Webber estava a fazer na mesma altura -, as alterações introduzidas no set-up deram certo e no dia seguinte Fernando Alonso foi bastante mais eficaz, rodando em tempos competitivos nas 66 voltas que fez. Mas a degradação continuou a ser mais premente do que nos Red Bull, no que parece ser o principal problema da Scuderia nesta altura.

Novos adversários

A Mercedes e a Renault assumiram-se como as equipas mais próximas das duas escudarias da frente, mesmo se dificilmente estarão em posição de lutar pela vitória já no GP da Austrália. A equipa alemã apresentou novas asas, derivas, fundo plano e também novas saídas de escape ao longo da semana, e foi quem mais simulações de qualificação efetuou, o que contribuiu para que Michael Schumacher acabasse a semana na frente da tabela de tempos.

O veterano alemão mostrou-se bastante otimista, “pois tudo o que colocámos no carro funcionou como o túnel de vento tinha previsto e ganhámos exatamente o tempo por volta previsto. Acho difícil ganhar em Melbourne, mas estamos bastante mais fortes do que no ano passado e isso deixa-me bastante satisfeito.”

Na Renault, o andamento do R31 voltou a deixar a equipa otimista, sobretudo quando tinha Heidfeld ao volante, mas problemas de fiabilidade, sobretudo a nível de KERS, atrasaram o programa da equipa. Segundo Heidfeld, “re-encontrámos o caminho certo para acertar o chassis, tanto para qualificação como para corrida, mas temos alguns problemas mecânicos para resolver antes do início da temporada, pois é fundamental acabar as primeiras corridas, que é onde é mais acessível marcar muitos pontos.”

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado