«Prezo a minha integridade»

Por a 19 Setembro 2007 10:08

Francamente abatido na chegada a Spa, Ron Dennis quase não teve tempo de falar deste GP da Bélgica, pois todos só queriam saber qual a sua reacção à penalização imposta pela FIA e, mais tarde, às declarações muito contundentes de Max Mosley.

Em relação à sanção que foi imposta à sua equipa, Dennis garantiu estar «absolutamente chocado, porque não ficou provado pelos factos que foram apresentados em Paris que a equipa tivesse feito alguma coisa de irregular. Estávamos confiantes num veredicto favorável e ficámos chocados com a penalização que nos foi imposta. Temos uma semana para decidir se apelamos e vamos considerar seriamente todos os ângulos deste problema antes de decidirmos o que fazemos.»

Num verdadeiro golpe de teatro, Dennis admitiu ter sido ele a avisar Max Mosley que existiam trocas de mensagens entre os dois pilotos espanhóis da sua equipa, por razões que explicou assim: «Em Budapeste o Fernando Alonso ameaçou-me que mandaria para a FIA a troca de e-mails que tinha com o Pedro, para implicar a McLaren neste caso, se eu não lhe desse tratamento igual ao que dou ao Lewis. Ora nós tratamos os dois pilotos exactamente da mesma maneira e, por isso, disse-lhe para fazer o que quisesse, pois sabia que não podia existir nada de incriminatório naquelas mensagens. De seguida liguei ao Max Mosley, disse-lhe o que se estava a passar e fiz seguir as mensagens para a FIA garantindo que não havia nada de incriminatório naquelas mensagens. E continuo a acreditar que não havia, pois as ilações retiradas pela FIA não têm nada a ver com a troca de mensagens entre o Pedro e o Fernando.»

Integridade em causa

Já abatido com a penalização que lhe tinha imposta no Conselho Mundial, Ron Dennis ficou ainda mais desmoralizado depois de Max Mosley ter chegado a Spa e desferido um ataque violento contra a sua pessoa, tratando-o como mentiroso, incitador de batota e, em resumo, uma pessoa sem princípios.

Uma vez mais o inglês teve de defender-se de todas estas acusações, emitindo mesmo um comunicado em que dizia o seguinte: «A minha integridade e a da organização que dirijo são extremamente importantes para mim e nunca as comprometeria por nada. Penso que quando forem conhecidos todos os eventos que levaram à decisão do Conselho Mundial, qualquer pessoa vai perceber que a McLaren, como organização, e eu, pessoalmente, não cometemos nenhuma ilegalidade. O que foi publicado até agora são apenas pedaços de frases, dos quais são retiradas extrapolações fantasiosas e o tempo vai dar-nos razão. Não posso aceitar que alguém coloque em causa a minha integridade, mas só posso ficar confortado com as reacções dos meus parceiros, patrocinadores e muita gente que tem falado comigo desde que cheguei ao circuito, pois todos me têm dado o seu apoio.»

Preparado para não recorrer

Os esforços de Bernie Ecclestone levaram a que Max Mosley acabasse por emitir mais um comunicado, no qual aceitava que Ron Dennis nunca lhe tinha mentido, pelo que a reacção do patrão da McLaren foi, inevitavelmente, conciliadora: «As transcrições completas da reunião do Conselho Mundial vão estar disponíveis na próxima semana e vão dar a todos a oportunidade de ficar com uma opinião mais abalizada sobre o que se passou. No interesse da Fórmula 1, dos nossos parceiros e da nossa equipa, estou agora a considerar dar por concluído este assunto. Quando formar a minha opinião farei uma recomendação aos accionistas, que, em última análise, serão aqueles que vão decidir se apelámos ou não contra a decisão do Conselho Mundial.»

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado