Pneus slicks da Bridgestone ‘desafiam’ curva oito

Por a 4 Junho 2009 16:29

A mistura macia dos pneus Bridgestone surge pela primeira vez no exigente banco de provas que é o Circuito de Istambul Park, onde estará lado a lado com a mistura dura no piso ondulado em que será disputado o Grande Prémio da Turquia.

A sétima prova do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 tem lugar no primeira traçado da temporada a ser corrido no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, onde os pneus Bridgestone encontrarão os mais variados tipos de curvas e de cargas aerodinâmicas nos 5.340 metros de pista desenhados pelo alemão Hermann Tilke.

A curva número oito é uma das poucas planas do circuito, mas representa o maior desafio ao longo de uma volta, por ter três vértices nesta curva para a esquerda, ela inicia-se com uma entrada a descer e continua a girar para a esquerda, criando uma das maiores forças G do ano, colocando os pneus, carros e pilotos sob uma tremenda carga.

A combinação final de curvas, antes de se entrar na recta da meta, também dará muito que pensar aos pilotos. A sucessão esquerda-direita-esquerda das curvas 12 a 14 é a mais lenta de todo o circuito e surge no final de uma recta a fundo.

Esta combinação é o terreno ideal para causar granulamento nos pneus, pelo que as equipas e pilotos terão de levar isto em consideração para minimizarem a situação, muito em especial no primeiro dia, em que a pista está ainda suja, com pouca borracha no asfalto.

No ano passado, Felipe Massa (Ferrari) conseguiu na Turquia a sua segunda vitória da temporada, depois de largar da “pole” e usando uma estratégia de pneus média-média-dura que o levou ao triunfo.

P&R com Hirohide Hamashima Responsável pelo Desenvolvimento de Pneus da Bridgestone Motorsport

Quais são os desafios para a Turquia?

“O Circuito de Istambul apresenta uma vasta gama de diferentes tipos de curvas e é um traçado difícil para se alcançar um perfeito equilíbrio do carro e maximizar o potencial dos pneus. Tem zonas de altas velocidades e também travagens muito fortes. Ambos esses factores determinam que uma enorme energia é colocada sobre os pneus, pelo que o desgaste e degradação serão dois factores a controlar. Este circuito é não só um desafio para os nossos pneus mas também para os pilotos, uma vez que não se trata de uma pista no sentido dos ponteiros do relógio, como sucede na maioria dos casos.”

Como suportarão os pneus a difícil Curva Oito?

“A Curva Oito é muito difícil e temos aprendido muito com ela face aos problemas que temos sentidos nos anos anteriores. Esta época usaremos os pneus slicks, que serão mais resistentes a nível de piso do que os pneus com ranhuras. Para além disso, desenvolvemos os pneus usando toda a informação aqui recolhida no passado, pelo que não antecipamos grandes problemas, apesar de estarmos sempre atentos ao que se passar, pois esta curva produz as mais altas forças G de toda a época.”

Estatísticas & Factos

Número & Especificações de pneus para Istambul: 1.800 (intermédios & chuva para molhado, duro &  macio para seco)

Pole position em 2008: 1m 27.617s (Massa)

Volta mais rápida em 2008: 1m 26.506s (Raikkonen)

Pódio 2008: Massa, Hamilton, Raikkonen

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado