“Pneu duro é a escolha certa para este traçado”
A Bridgestone Motorsport completou mais uma jornada de três dias de testes, desta feita levados a cabo no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Esta fase representou uma oportunidade para as equipas ganharem maior conhecimento da mistura dura do pneu Bridgestone para seco concebido para 2007.
O primeiro dia foi marcado pela queda de chuva pela hora de almoço, o que permitiu a algumas equipas utilizarem os pneus para molhado e para condições extremas antes da pista ter secado da parte da tarde. Nos dois dias seguintes o asfalto manteve-se seco, o que possibilitou aos pilotos completarem um lote apreciável de voltas.
Tal como estipulado pelo Comité de Testes, serão ainda realizadas mais duas sessões de três dias cada no Circuito Internacional do Bahrain, entre 22 e 24 de Fevereiro e 27 de Fevereiro e 1 de Março.
Para Kees van de Grint, Responsável da Bridgestone Motorsport pelas Operações em Pista, a mistura dura é no entender da Bridgestone a ideal para o traçado de Barcelona:
Que lições foram apreendidas neste teste?
Concluímos que a mistura dura é, em nosso entender, a escolha certa para este traçado. De um modo muito positivo, ficou demonstrado por algumas equipas que se pode alinhar com o pneu ao longo de um turno completo com bons resultados em termos de degradação. Foi bom verificar que o pneu se mostrou capaz de estabelecer a volta mais rápida precisamente no final desse turno de utilização.
A nova secção da pista fez alguma diferença?
A nova curva não trouxe surpresas no que toca aos pneus. Essa parte do circuito, especialmente no primeiro dia, mostrou-se muito escorregadia, mas isso é normal do que pode esperar de asfalto novo. Além disso nada mais houve que pudesse dizer respeito aos pneus.
Estão contentes com as misturas ensaiadas até ao momento?
Pelo que vimos até agora nos testes, não existe motivo para alterar a especificação dos pneus que produzimos, pois estamos confiantes de que o nosso pneu para este ano é bom.
Foi surpresa verificar que era possível as equipas fazerem turnos tão longos com os pneus?
Não foi uma novidade o facto das equipas fazerem tantos quilómetros com um único jogo de pneus. Creio que fizemos bastante bem o nosso trabalho de casa ao longo do Inverno e os pneus parecem ser bastante eficazes. De qualquer forma, temos de levar em consideração que, no futuro, as temperaturas em que vamos correr são bem mais elevadas.
Quão “duro” é o pneu duro?
É uma questão difícil, já que as palavras duro e macio são muito relativas. É um número de passos mais duro do que o pneu que utilizaríamos num cenário de concorrência neste circuito, mas mesmo assim estamos perante pneus de elevado índice competitivo.
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