Pirelli leva pneus supermacios e macios a Hockenheim

Por a 17 Julho 2014 12:08

A Fórmula 1 visita novamente Hockenheim dois anos depois, e a Pirelli irá estar pela segunda vez no traçado alemão. Para enfrentar a mistura de uma zona estreita e muito técnica e as rápidas retas, o fornecedor de pneus escolheu os compostos macios e supermacios. Pela terceira ronda consecutiva, as condições meteorológicas são imprevisíveis e a temperatura varia muito.

Paul Hembery, o diretor desportivo da Pirelli na Fórmula 1, explicou que “é um prazer enorme voltar a Hockenheim, mas isto aumenta a carga de trabalho para nós e equipas, uma vez que os únicos dados que dispomos são de há dois anos, quando os monolugares e os pneus eram muito diferentes”.

O responsável destacou por isso a importância dos treinos livres na ronda alemã, ainda para mais porque “nunca utilizámos o composto supermacio em Hockenheim, no entanto dispomos de mais dados e conhecimentos sobre os compostos deste ano, acho que os pneus com este composto são adequados para as diferentes exigências de Hockenheim”. Hembery abordou ainda a importância da Alemanha para o automobilismo, referindo que “A Alemanha tem sido o centro não só da F1, mas de toda a indústria automóvel, por isso e mais uma vez, estamos ansiosos para mostrar os nossos produtos aos experientes e entusiastas adeptos alemães”.

Já Jean Alesi, consultor da Pirelli e ex-piloto de F1, falou de um traçado sinuoso conjugado com retas em Hockenheim, mas admitiu que “agora, as retas estão mais curtas, e é mais fácil encontrar a afinação ideal, as ultrapassagens também estão mais fáceis. O piso da pista é muito liso, e a chave para uma correta gestão dos pneus é poupar os traseiros, pois existe um índice elevado de aceleração à saída das curvas lentas, por isso é crucial manter os pneus traseiros em bom estado para um eficaz desempenho competitivo”. O francês falou ainda do clima alemão, alertando que “já presenciámos em Hockenheim, cuvhas torrenciais ou um sol brilhante, e por estes motivos a imprevisibilidade é um elemento a ter em conta para a qualificação e para a corrida”.

Hockenheim para os pneus

O circuito que este ano recebe o GP da Alemanha submete os pneus a forças de desaceleração de quase 5G, destacando-se a tração e a travagem como elementos mais importantes. A zona do Estádio, com curvas mais lentas e muitas acelerações, forçará os pilotos a terem cautela para as rodas traseiras não patinarem, o que significa o seu aquecimento.

O composto supermacio é de baixa escala de funcionamento e alcança um ótimo desempenho numa gama ampla de temperaturas baixas. Já os pneus macios são de elevada escala de funcionamento, adequando-se por isso a temperaturas mais altas e a condições de funcionamento mais exigentes. Em termos de clima, as previsões apontam para a possibilidade de aguaceiros durante o fim de semana em Hockenheim.

Já as temperaturas médias são relativamente baixas, o que tal como as curvas lentas dificulta a manutenção dos pneus na sua faixa ideal de funcionamento. Este fator assume especial relevância de forma a obter a máxima aderência no asfalto liso, sendo que a curva 5 coloca muita energia nos pneus do lado direito dos monolugares, ao contrário do que é normal no resto do circuito. Na última edição do GP da Alemanha em Hockenheim, em 2012, o vencedor foi Fernando Alonso, que partiu da pole position e só perdeu a liderança durante as mudanças de pneus, recuperando no entanto a dianteira com a sua estratégia de duas paragens.

Compostos escolhidos pela Pirelli até agora esta época:

GP da Austrália: Macio e Médio

GP da Malásia: Médio e Duro

GP do Bahrein: Macio e Médio

GP da China: Macio e Médio

GP de Espanha: Médio e Duro

GP do Mónaco: Supermacio e Macio

GP do Canadá: Supermacio e Macio

GP da Áustria: Supermacio e Macio

GP da Grã-Bretanha: Médio e Duro

GP da Alemanha: Supermacio e Macio

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