Pilotos de reserva vão ter dia de testes na F1
Para 2010, qualquer piloto de reserva, que não tenha acumulado quilómetros (se o piloto de reserva de uma equipa for piloto de outra, como poderá acontecer com Giancarlo Fisichella, piloto de reserva da Ferrari e em negociações com outras equipas para correr) poderá ter um dia de testes num circuito que não conste no calendário da F1 desse ano. Caso esse piloto esteja a correr não poderá testar com a ‘nova’ equipa.
De acordo com o novo regulamento ficou a saber-se também que esse teste só poderá ocorrer até 14 dias após a substituição ou 14 dias antes. Se a equipa ‘der’ um dia de testes a um piloto e esse piloto não chegar a correr, será penalizada com a redução de um dia de testes na pré-época seguinte.
Mas há mais. O espaço nas boxes passará a ser o mesmo para todas as equipas, a regra que penaliza as equipas por exceder o limite de oito motores por época foi igualmente alterada, e agora se um piloto vir o motor do seu monolugar ceder mais do que uma vez no mesmo fim-de-semana de Grande Prémio, a penalização de 10 lugares será ‘dada’ por cada motor quebrado, portanto, em dois ou mais Grandes Prémios distintos.
Foram incluídas mais limitações nas regras relativas aos testes aerodinâmicos, com o número de dias de testes aerodinâmicos permitidos em 2008, foram reduzidos para seis, com a opção de substituir esses dias por horas de túnel de vento. Na qualificação, e tendo em conta a existência de 26 carros na grelha, obriga à eliminação de oito carro em Q1 e Q2, ao invés dos habituais cinco. Para a derradeira fase da qualificação são apurados, como em 2009, 10 monolugares.
Regras em resumo:
– Pilotos de reserva podem ter dia de testes em 2010
– Espaço nas boxes passará a ser o mesmo para todas as equipas
– Penalização de 10 lugares por cada motor partido, ainda que seja no mesmo GP
– Dias de testes aerodinâmicos passa de 8 para 6
– Passam a ser eliminados oitos carros nas qualificações em Q1 e Q2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI