Novos pneus e regras de pitlane alteram forças na F1?

Por a 22 Julho 2013 22:45

A FIA chancelou hoje uma alteração que pode ter um forte implicância nas estratégias das equipas daqui para a frente. Ao tornar efetiva já a partir do GP da Hungria F1 a obrigatoriedade de rodar no pitlane a uma velocidade máxima de 80 Km/h (antes eram 100 Km/h) esse facto vai fazer com que os pilotos passem a gastar mais quatro segundos entre o momento que entram e saem do pitlane – no caso da prova húngara – o que vai fazer com que as equipas possam alterar as estratégias de corrida, reduzindo o número de paragens nas boxes.

Adicionalmente, isso pode beneficiar as equipas cujos monolugares tratam melhor os seus pneus, que são a Lotus, Ferrari e Force India. Com as alterações que os pneus foram alvo, estes vão agora degradar-se menos, o que ajudará estas equipas. E como? Até aqui e tendo em conta a degradação de pneus, o melhor pneu para as corridas era o composto duro, e isso limitou as equipas cujos monolugares poupavam mais pneus.

Com a menor degradação que vai haver a partir daqui, os compostos mais macios passam a entrar nas contas das corridas e quem melhor os poupa vai ter vantagem. Não só porque vai menos vezes às boxes como pode passar mais tempo em pista com os compostos mais macios, pois estes vão permitir ficar em pista mais tempo, mas não o suficiente para quem já tinha problemas com o desgaste.

Tomando como exemplo a pista húngara, a performance entre os dois compostos escolhidos é cerca de um segundo por volta, e por isso neste Grande Prémio espera-se que existam ‘novidades’ significativas nas estratégias de corrida, sendo que a Pirelli tem também um grande desafio pela frente porque se preveem temperaturas muito altas.

Por tudo isto, a Lotus, Ferrari e Force India, caso escolham bem as estratégias vão ver aumentadas as suas hipóteses de vitória ou de terminar bem classificadas aso GPs. No domingo vamos já ver se assim será.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado