Nico Rosberg vence GP da Austrália
O Mundial de Fórmula 1 de 2014 iniciou-se exatamente como previsto, com Nico Rosberg a vencer o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, obtendo a quarta vitória da sua carreira na F1, mostrando que a Mercedes é claramente a favorita, caso os seus monolugares não sofram com problemas mecânicos, como sucedeu com Lewis Hamilton, que abandonou na fase inicial da corrida, com problemas de motor.
Segundo lugar de Daniel Ricciardo, a melhor de sempre de um australiano no seu GP caseiro, provando que a Red Bull já resolveu boa parte dos seus graves problemas, e ainda que a ‘fava’ tenha saído a Sebastian Vettel, que também abandonou no início da corrida, Ricciardo realizou uma boa corrida, sustendo atrás de si Kevin Magnussen, que terminou num fabuloso terceiro lugar na sua estreia na F1, no que é um grande feito para o ‘rookie’ dinamarquês.
Bom resultado de conjunto da McLaren, com Jenson Button a terminar na quarta posição, na frente de Fernando Alonso, com o ‘outro’ homem da corrida, Valtteri Bottas a terminar em sexto depois de ter chegado a ser 16º em virtude de um toque num muro que lhe furou uma das rodas do seu monolugar. Teve de ir à boxe, caiu muito na classificação e a partir daí foi recuperar até à sexta posição, provando que a Williams é uma equipa com a qual se tem de contar na luta pelas vitórias. Já Felipe Massa ficou de fora logo no início da corrida depois de Kamui Kobayashi ter entrado com o seu Caterham pela traseira do Williams, deixando o brasileiro furioso com o japonês.
Nico Hulkenberg (Force India) foi sétimo com Kimi Raikkonen (Ferrari) logo atrás, com os Ferrari muito longe de poderem ser considerados na luta pelas vitórias, terminando mesmo a 11 segundos do Red Bull de Ricciardo, isto para já nem falar do Mercedes de Rosberg. Excelente resultado de conjunto da Toro Rosso, com Jean-Eric Vergne e o ‘rookie’ Daniil Kvyat Toro Rosso a colocarem os seus monolugares no Top 10, um feito que só a McLaren, Ferrari e Toro Rosso conseguiram.
Tal como se esperava, os Lotus não aguentaram a corrida, mas rodaram mais hoje do que em todo o resto do fim de semana, qualificação incluída. Neste momento, a Sauber está atrás da Toro Rosso, com Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez a ficarem ambos fora do Top 10.
O arranque do Mundial de Fórmula 1 não foi especialmente emotivo no que à luta pela vitória diz respeito, já que se confirmou o domínio claro da Mercedes, mas no lugares seguintes há muitos equilíbrio, ficando por se saber o que teriam conseguido os dois Williams caso Massa não tem sido posto fora de corrida e Bottas não tem cometido o erro de bater no muro e furado. Para a história fica a melhor posição de sempre de um piloto australiano no seu GP ‘caseiro’, e o primeiro pódio de um piloto dinamarquês na Fórmula 1. No top 10 ficaram cinco unidades motrizes da Mercedes, três da Renault e duas da Ferrari.
Classificação
1. Nico Rosberg Mercedes 1h32m58.710s
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +24.525s
3. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +26.777s
4. Jenson Button McLaren-Mercedes +30.027s
5. Fernando Alonso Ferrari +35.284s
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +47.639s
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +50.718s
8. Kimi Raikkonen Ferrari +57.675s
9. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +1m00.441s
10. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1m03.585s
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m25.916s
12. Adrian Sutil Sauber-Ferrari +1 Volta
13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 Volta
14. Max Chilton Marussia-Ferrari +2 Voltas
15. Jules Bianchi Marussia-Ferrari +8 Voltas
Abandonos
Romain Grosjean Lotus-Renault 43 Voltas
Pastor Maldonado Lotus-Renault 29 Voltas
Marcus Ericsson Caterham-Renault 27 Voltas
Sebastian Vettel Red Bull-Renault 3 Voltas
Lewis Hamilton Mercedes 2 Voltas
Kamui Kobayashi Caterham-Renault 0 Voltas
Felipe Massa Williams-Mercedes 0 Voltas
Campeonatos
Pilotos
1. Nico Rosberg 25
2. Daniel Ricciardo 18
3. Kevin Magnussen 15
4. Jenson Button 12
5. Fernando Alonso 10
6. Valtteri Bottas 8
7. Nico Hulkenberg 6
8. Kimi Raikkonen 4
9. Jean-Eric Vergne 2
10. Daniil Kvyat 1
Construtores
1. McLaren/Mercedes 27
2. Mercedes 25
3. Red Bull/Renault 18
4. Ferrari 14
5. Williams/Mercedes 8
6. Force India/Mercedes 6
7. Toro Rosso/Renault 3
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI