Monolugares da Fórmula 1 deverão sofrer grande revolução
O novo regulamento técnico – desenvolvido por Patrick Head e Rory Byrne – deverá ser enviado às equipas ainda esta semana, estando prevista a sua ratificação na reunião do Grupo de Trabalho Técnico da F1, o qual engloba os diretores técnicos das formações de F1, em janeiro. Este grupo poderá, ainda, discutir eventuais alterações técnicas e propor alternativas para aquela que será a maior alteração desde 1983.
Entre as maiores novidades encontram-se a redução da dimensão das asas dos monolugares e a conceção de fundos dos monolugares específicos para gerarem carga aerodinâmica (o denominado efeito-solo) de forma distinta à gerada pelos atuais ailerons, numa alteração que se prevê poderá reduzir os consumos em 35 por cento e aumentar a espetacularidade em pista. A par disto, a carga aerodinâmica total será reduzida.
Head, diretor técnico da Williams, e Byrne, que esteve na equipa de desenho dos Ferrari vencedores da era Schumacher na equipa italiana, iniciaram o trabalho nas regras em março, tendo apresentado as mesmas ao diretor da FIA, Charlie Whiting, que os irá finalizar antes de enviar às equipas.
“Teremos apenas cerca de 65 por cento de combustível e consumo limitado – isso era certo. Foi-nos dito ‘É assim que vai ser e têm de encontrar especificações técnicas para que os carros não fiquem mais lentos mais do que cinco segundo por volta em relação a um monolugar atual”, afirmou Head à BBC. “Então, o Rory fez algumas simulações na Ferrari e quando chegámos a um valor em termos de arrasto e carga aerodinâmica foi quando tentámos conseguir uma geometria de um carro que o poderia conseguir [reduzir os consumos]”, acrescentou.
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