Metade dos pontos entregues apenas pela quinta vez
O facto de não se terem atingido os 75 por cento de voltas necessárias para se entregar a pontuação total tornou este GP mais singular, na medida em tal apenas sucedeu pela quinta vez.
A primeira vez ocorreu no traçado de Montjuic, no GP de Espanha de 1975, corrida de má memoria para a modalidade, quando a quebra da asa traseira do Embassy-Hill de Rolf Stommelen o levou a embater de forma violenta numa barreira, da qual levantou voo em direcção a uma bancada, provocando a morte a cinco espectadores. Nesse mesmo ano, o GP da Áustria também não chegou aos 75 por cento, devido à queda de chuva intensa, tal como na Malásia. O vencedor foi Vittorio Brambilla, que celebrou tão efusivamente que bateu no muro das boxes pouco depois de cortar a meta.
Foi preciso ir até 1984, para se ter mais uma corrida com metade dos pontos, uma vez mais devido à queda de chuva. O GP do Mónaco de 1984 no qual Ayrton Senna e Stefan Bellof revelaram o seu talento à chuva. O vencedor foi Alain Prost, que no final desse ano perdeu o campeonato por meio ponto para o seu companheiro de equipa, Niki Lauda.
A última corrida com metade dos pontos para os pilotos foi o GP da Austrália de 1991, que detém ainda o recorde de corrida mais curta da história da F1: ganha por Senna, a prova foi dada por terminada com apenas 24 minutos decorridos. Como curiosidade, o GP da Malásia ocupa o terceiro lugar entre as corridas mais curtas de sempre.
Ontem, foi a vez de Jenson Button inscrever o seu nome nesta curiosa lista de estatísticas da Fórmula 1.
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