Mercedes ‘joga’ em casa

Por a 16 Julho 2014 17:33

Realiza-se este fim de semana em Hockenheim o décimo Grande Prémio da época, e logo numa altura em que a Alemanha está em ‘alta’ com a recente conquista do Mundial de futebol. A última vez que as equipas aqui correram foi em 2012 em virtude da alternância com Nurburgring e apesar desta nova versão de Hockenheim ter sido inaugurada em 2002, é apenas a segunda vez que a Pirelli corre neste circuito. Na agenda do dia está a possível obrigatoriedade da FIA na retirada das suspensões FRIC (Front-Rear interconnected suspension systems), facto que pode levar a mais paragens nas boxes, já que isso poderá ter forte impacto no desgaste dos pneus, pois o desgaste deixará de ser uniforme como tem sucedido até aqui. Esta é uma das dúvidas. Recorde-se que a Pirelli escolheu os compostos super-macio e macio.

Com oito vitórias em nove corridas, os Mercedes são novamente os favoritos, com Nico Rosberg a ter agora apenas uma margem de quatro pontos face a Lewis Hamilton depois do seu abandono em Silverstone. A Red Bull terá um GP difícil, pois a tipologia do traçado não ajuda os seus pilotos, mas a equipa de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo é claramente a segunda melhor, na frente da Ferrari, que tem melhorado corrida a corrida, mas pouco. A Williams teve um piloto no pódio nas duas últimas corridas, e a pole position na Áustria, estando portanto também em condições de alcançar novo bom resultado, agora na Alemanha. A McLaren esteve bem em Silverstone, mas é uma incógnita na Alemanha pois apesar do GP da Grã-Bretanha ter sido o mais produtivo para a equipa a seguir ao duplo pódio de Melbourne, a irregularidade tem sido grande.

Resumo das declarações dos pilotos:

Sebastian Vettel: “Vamos atacar durante o fim de semana e dar tudo.”

Daniel Ricciardo: “Hockenheim é uma pista consideravelmente curta, mas com um bocadinho de tudo. Exige de nós alguma bravura na primeira curva rápida – é em grande parte sobre ter confiança no carro para conseguires fazer aquelas curvas rapidamente. A outra coisa de que precisamos é de boa estabilidade na travagem forte para a curva muito fechada, contudo, é um ato de equilíbrio.”

Romain Grosejan: “Temos trabalhado arduamente para melhorar a performance nas curvas de baixa velocidade, por isso Hockenheim será um bom teste para sabermos quanto progredimos.”

Pastor Maldonado: “O último sector é desafiante com muitas curvas que se seguem rapidamente umas às outras, é uma área onde o tempo pode ser facilmente ganho ou perdido.”

Nico Hulkenberg: “Para mim a zona mais complicada é a primeira pois a curva é feita bem acima dos 200 km/h e há a desaceleração na saída onde é fácil cometer um erro e alargar a trajetória. A outra grande característica é o gancho muito fechado.”

Esteban Gutierrez: “É um traçado técnico com curvas de alta velocidade e uma curva muito fechada, depois da longa reta.”

Jenson Button: “A longa reta para o gancho é apropriada para obter cone-de-ar e isso força-nos a colocar o monolugar na defensiva, por isso atualmente tentamos as ultrapassagem quando vamos para a curva sete, para tentarmos capitalizar a zona onde o monolugar sai mais lentamente. A curva oito é outro local onde podemos tentar algo – porque é possível ir para a curva lada-a-lado com outro piloto, e depois alcançar a posição.” 

Kevin Magnussen: “Hockenheim tem um bom leque de curvas, é uma pista de média velocidade, é um traçado em que podemos passar muito tempo em cada volta a lutar com os nossos adversários, por isso é importante termos um carro com que nos sintamos confortáveis para pressionar e com o qual tenhamos uma boa tração à saída das curvas – que é onde grande parte das ultrapassagens tendem a acontecer.”

Felipe Massa: ”A Alemanha tem um bom traçado em que podemos ultrapassar mais facilmente que em alguns lugares, a reta é longa e podemos usar o DRS para conseguir ultrapassar. A pista exige boa carga aerodinâmica, especialmente no último setor por isso temos que trabalhar para melhorar nesse ponto.” 

Valtteri Bottas: É possível ultrapassar por isso esperamos uma boa corrida. Penso que é um circuito adaptado ao nosso monolugar.

Horário

Sexta-Feira, 18

Treinos Livres 1              09:00

Treinos Livres 2              13:00

Sábado, 19

Treinos Livres 3              10:00

Qualificação          13:00

Domingo, 20

Corrida                 13:00

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado