McLaren perde Vodafone e ‘tenta’ Coca Cola

Por a 11 Julho 2012 12:35

O primeiro sinal da saída da Vodafone foi dado quando a marca inglesa de telecomunicações anunciou o abandono doutras categorias, como por exemplo os V8 Supercars australianos, e apesar dos responsáveis da McLaren e da Vodafone negarem essa situação, ou se escusarem a comentá-la, o desfecho é praticamente certo.

Neste contexto, a ideia dos homens da McLaren é utilizar o mediatismo alcançado pela Red Bull nos últimos anos, e com isso conseguir seduzir a Coca-Cola, marca que, curiosamente, nunca apostou no automobilismo em grande escala, somente em casos muito pontuais.

Patrocínios famosos na F1

A ‘sponsorização’ na F1 existe desde o final dos anos 60, quando as cores nacionais começaram a ser substituídas. Em 1968, a Lotus foi autorizada a negociar um patrocínio com a Gold Leaf (tabaco) por 100 mil libras durante três anos. Pela primeira vez, os carros de Colin Chapman trocaram o seu tradicional verde pelo vermelho e branco da tabaqueira. Um ano depois, foi a vez da BRM ter aceite uma proposta dos cosméticos Yardley para uma “sponsorização”, trocando igualmente as cores dos seus monolugares.

Com a subida dos custos na modalidade, os patrocínios foram ganhando importância, e hoje em dia o ‘marketing’ é uma área com enorme peso no seio das equipas. Muitas destas mantiveram a base da sua ao longo dos anos, como o vermelho da Ferrari (que dificilmente poderia ser patrocinada pela 7Up, como foi a Jordan), mas a Williams teve quase toda a panóplia de cores, e a McLaren, começou pelo laranja, passou pela decoração Marlboro, evoluindo depois da o prateado, onde se mantém até hoje. O tabaco foi durante muitos anos “Rei e Senhor” dos patrocínios na F1, numa lista que inclui algumas das marcas mais famosas e conhecidas de sempre, nas mais diversas áreas.

Na lista que se segue, sem ser exaustiva, vai trazer alguns ‘cliques’ à memória coletiva: HSBC, ING, USF&G, Royal Bank of Scotland, Parmalat, Copersucar, Arisco, AOL/Time Warner, Orange, Telefonica, T-Mobile, Yahoo, Johnny Walker, 7 UP, Martini, Labatt’s, Budweiser, Marlboro, Mild Seven, Benson & Hedges, West, Rothmans, Gitanes, Camel, John Player Special, Gold Leaf , Gauloises, Texaco, Shell, Sasol, Fina, Motul, ELF, Castrol, Valvoline, Gulf, HP, Olivetti, Epson, Canon, Panasonic, Nokia, Sanyo, Pioneer, Compaq, Microsoft, TAG, Denim, Benneton, Hugo Boss, Matchbox, Tamiya, Citizen, Leyton House, Zanussi, Fuji Film, Magneti Marelli, etc. Veja alguns dos patrocínios mais ocnhecidos da história da F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado