McLaren faz “mea culpa”
A McLaren pediu desculpas à FIA, Ferrari e à comunidade de adeptos da Fórmula 1 devido à questão da espionagem que assolou a disciplina durante a época. Em comunicado, a equipa da Woking penitenciou-se pela sua falha em perceber a quantidade de informação oriunda da Ferrari, que foi disseminada na sua equipa, e solicitou à entidade máxima do desporto automóvel uma moratória do prazo para o desenvolvimento de peças do seu monolugar, que possam ter radicado em propriedade intelectual da equipa italiana.
Numa carta remetida ao presidente da FIA, Max Mosley, a 5 de Dezembro, publicada hoje no site oficial da McLaren, os seus responsáveis admitem que a informação da Ferrari foi disseminada dentro da McLaren, muito para além do que imaginariam ser possível.
Após terem surgido publicamente sugestões, supostamente oriundas de elementos da FIA, que o desenvolvimento de algumas peças do McLaren, tais como as patilhas das mudanças, ou a utilização de CO2 para o enchimento de pneus, podem ter sido oriundas da Ferrari, a McLaren sugeriu à FIA parar o desenvolvimento destes sistemas.
No comunicado de Woking pode ler-se: «Para evitar a possibilidade da informação da Ferrari poder influenciar a nossa performance em 2008, a McLaren compromete-se perante a FIA a realizar um conjunto de tarefas que irão ter como consequência uma dilação de prazo para o desenvolvimento de peças do seu monolugar, que possam ter sido inspiradas por propriedade intelectual da equipa italiana.»
«Durante o decurso dos incidentes, a McLaren procedeu a uma revisão dos seus procedimentos e políticas relativas ao recrutamento e gestão da equipa. As propostas surgidas destas acções foram apresentadas à FIA e a McLaren anuiu em demonstrar que todas as acções e procedimentos foram totalmente implementados.»
«A McLaren quer publicamente desculpar-se junto da FIA, Ferrari, e da comunidade de adeptos da Fórmula 1 de todo o mundo, e oferece garantias que tudo o que está a ser feito irá garantir que, semelhante situação nunca mais poderá vir a ocorrer. A McLaren compromete-se ainda a pagar os custos inerentes à investigação levada a cabo pela FIA.»
«A McLaren deseja seguir em frente e colocar estes assuntos para trás das costas, focando-se unicamente na época de 2008»., pode ler-se no comunicado.
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