Max Mosley quer que equipas levantem condições para negociar novo acordo

Por a 17 Junho 2009 14:42

Numa carta enviada às equipas, a que o Autosport.com teve acesso, o britânico reitera a sua intenção de só confirmar as cinco equipas inscritas condicionalmente – McLaren-Mercedes, Brawn GP, Toyota, BMW Sauber e Renault – se estas levantarem essas condicionantes, deixando, no entanto, em aberto a possibilidade de se chegar a um novo acordo quanto à questão do tecto orçamental nas próximas semanas.

Por enquanto, contudo, a única solução para as equipas é manterem-se sob o Pacto da Concórdia de 1998, uma vez que não foi possível acertar um novo devido ao pouco tempo disponível.

“Se começarmos a modificar as condições de governação do Pacto da Concórdia de 1998 terá início uma discussão muito longa. Não há tempo para isso porque temos de responder aos demais inscritos na sexta-feira. A nossa proposta, portanto, é que todas as partes aceitem o Pacto de 1998 através de uma troca de correspondência. A partir daí poderemos negociar um novo Pacto da Concórdia para 2009 com a protecção do acordo de 1998. Afinal de contas, se todos vivemos com ele nestes últimos dez anos, mais umas semanas ou meses não serão nenhuma dificuldade”, escreve Mosley na carta.

Solução só depois de aceitarem limite de 45 milhões

Insistindo numa solução que já havia sugerido anteriormente, Max Mosley aconselha as formações ainda inscritas de forma condicional a aceitarem o limite de 45 milhões de euros por agora, discutindo-se depois um novo valor nas semanas seguintes, argumentando ainda que um dos problemas das propostas da FOTA é não apontarem um valor claro e objectivo.

“Propomos, por isso, que aceitem as regras de 2010, tal como publicadas, que foram acordadas convosco no ano passado. Se necessário, estas poderão ser revistas com a FIA posteriormente”, é citado Mosley.

Neste sentido, e de forma a colocar um ponto final neste momento de incerteza na F1, o presidente da FIA afirmou que irá enviar uma “carta a cada equipa, que se assinada e devolvida, irá tornar as regras acima descritas legalmente vinculativas e as inscrições das equipas incondicionais”.

A FIA mantém, no entanto, o prazo-limite para as inscrições de 2010, sendo que o dia 19 é mesmo o último dia para as equipas revelarem se pretendem seguir em frente para o Campeonato do Mundo de F1 de 2010. Está, assim, conhecida a resposta à missiva que as equipas haviam enviado esta manhã a Mosley

, com este a manter-se irredutível na sua posição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado