Mark Webber: “Podemos vencer em todo o lado!”

Por a 30 Agosto 2010 15:56

O australiano começou a temporada sob pressão, com apenas um ano de contrato com a Red Bull por cumprir e necessitando de sair da sombra de Sebastian Vettel, que tinha sido claramente o mais eficaz dos pilotos da equipa de Milton Keynes em 2009. Depois de um início de temporada titubeante, Webber entrou na corrida pelo título com duas vitórias em apenas uma semana – Barcelona e Mónaco – e fez o suficiente para colocar o seu jovem companheiro de equipa sob pressão, que se acentuou depois da corrida de Spa-Francorchamps, já que Webber somou mais 18 pontos e Vettel, zero.

Direto como sempre, o australiano não tem grande explicação para as variações de resultados que tem vivido este ano: “Já aprendi que na vida não existem dois dias iguais: podes fazer tudo exatamente da mesma maneira e num dia tudo te sai bem, mas no outro tudo te sai mal. Poderia ter ganho em Melbourne, por exemplo, mas não tive sorte; o Seb poderia ter ganho em Budapeste, mas não teve sorte. Muitas vezes são fatores externos que determinam o resultado final e, por isso, quando as coisas não me correm de feição concentro-me em obter o melhor resultado possível, porque com este sistema pontual é muito importante marcar pontos em todas as corridas.”

“Temos o melhor carro!”

Apesar da vitória de Alonso na Alemanha e agora de Hamilton na Bélgica, a confiança de Mark Webber na sua equipa e no RB6 está em alta e o australiano foi mesmo mais longe ao dizer que “temos carro para ganhar em todas as pistas. Repara que só não fizemos o pleno de pole positions porque optámos por uma estratégia de pneus diferente da dos nossos rivais em Montreal; senão, tínhamos 12 pole positions em 12 corridas. Querem melhor prova de que o RB6 é o carro mais rápido de todos?”

Essas 11 pole positions ‘só’ se materializaram em seis vitórias, quatro das quais para Webber, com as outras cinco poles a serem perdidas por erros estratégicos, dos pilotos ou simplesmente por menor andamento em corrida. Nada, no entanto, que preocupe Webber: “É claro que teria sido melhor não ter cometido erros, não nos termos tocado em Istambul, termos efetuado melhores arranques, em suma, termos tido corridas perfeitas. Mas o que passou, passou e o que conta é não errar nas seis corridas que faltam disputar.”

“Muita gente esquece que ainda somos uma equipa jovem, em luta contra as duas equipas mais experientes da F1, uma com 60 anos de Grandes Prémios, a outro com mais de 40. E este é apenas o sexto ano da Red Bull, pelo que me parece de enaltecer os resultados que estamos a obter. Muitos dos nossos resultados devem-se ao génio do Adrian Newey, mas toda a equipa é de grande nível. Por isso, tenho confiança de que poderemos vencer o Mundial e acredito que este vai ser mesmo o meu ano.”

“Sem problemas com o Vettel”

O acidente entre os dois pilotos da Red Bull na Turquia e os problemas políticos sentidos em Silverstone deixaram a ideia de que o ambiente entre Vettel e Webber não é bom, mas o australiano desmente que seja esse o caso: “Não tenho problemas com o Seb e o que aconteceu em Istambul já aconteceu noutras equipas. O que aconteceu em Silverstone não teve nada a ver com ele e o entendimento é bom. Temos idades e interesses muito diferentes, não vamos jantar juntos, porque cada um tem os seus amigos, mas trabalhamos bem e penso que a Red Bull esta feliz com o nosso desempenho.”

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado