Mark Webber alcança pole positon para o GP da Grã-Bretanha

Por a 9 Julho 2011 14:01

As regras técnicas até podem mudar, mas o resultado prático continua a ser o mesmo: um Red Bull a sair da primeira posição. Desta feita, foi Mark Webber a fazer a melhor volta na sessão de qualificação para o GP da Grã-Bretanha, com o piloto australiano a superiorizar-se aos seus adversários logo na primeira tentativa da Q3, com uma volta em 1.30,399s.

Depois de verem a chuva aparecer de forma intermitente nas duas fase anteriores da sessão de qualificação, todos os pilotos que chegaram à fase decisiva saíram para a pista assim que a luz verde se acendeu para os dez minutos finais. E foi aqui que ficaram definidos os lugares da frente, pois a volta de Mark Webber foi suficiente para bater Sebastian Vettel, batido apenas pela segunda vez este ano, e Fernando Alonso, no seu Ferrari, porque aquela que seria a última tentativa para todos viria a ser impedida pelo aparecimento da chuva na zona de Stowe.

Se os Red Bull voltaram a ocupar a linha da frente separados por 0,032s, é bastante evidente a aproximação dos Ferrari aos carros projetados por Adrian Newey, pois Fernando Alonso pareceu sempre estar em posição de bater os Red Bull ou, pelo menos, intrometer-se entre o duo da equipa de Milton Keynes, acabando por ficar a cerca de um décimo do autor da pole position na terceira posição. A boa prestação dos Ferrari é reforçada pelo quarto posto de Felipe Massa, embora este se tenha ficado a cerca de sete décimos da frente.

Por outro lado, os McLaren foram uma das deceções desta sessão, em especial se se tiver em conta a diferença de um segundo e meio entre o seu melhor representante, Jenson Button em quinto e o autor da pole position. Pior esteve Lewis Hamilton, que não foi além do décimo lugar na grelha de partida depois de uma sessão em que pareceu nunca ter o carro ao seu gosto.

Por outro lado, em destaque esteve Paul di Resta, que levou o seu Force India até uma interessante sexta posição na grelha de partida, logo na frente de outra das surpresas, Pastor Maldonado, com o Williams. O venezuelano mostrou as melhorias da equipa de Grove em Silverstone e ficou na frente de Kamui Kobayashi, também ele em muito boa forma nesta sessão. A acompanhar Hamilton na quinta linha da grelha, estará o Mercedes de Nico Rosberg, que também evidenciou grandes dificuldades da formação de Brackley.

Renault e Toro Rosso ‘perdidas’

Na segunda metade da grelha de partida, verificaram-se algumas prestações dececionantes, de entre as quais há a destacar a dos dois Renault, que parece ser uma das equipas que mais sentiu as novas regras referentes à limitação no fluxo dos gases de escape para os difusores enquanto em travagem.

Vitaly Petrov foi apenas o 14º melhor, enquanto Nick Heidfeld foi o 16º, pouco à frente do Lotus de Heikki Kovalainen (17º), que hoje conseguiu chegar à segunda fase da qualificação com uma prestação bastante consistente.

Michael Schumacher também não teve uma sessão frutuosa, não indo além do 13 posto, logo atrás de Adrian Sutil (Force India) e de Sergio Perez (Sauber), que também falharam a participação na Q3 por escassa margem. Rubens Barrichello esperava colocar o seu Williams na Q3, mas acabou por não conseguir fazer melhor do que o 15º posto.

De fora logo na Q1, graças à chegada da chuva, ficaram os dois Toro Rosso, num resultando algo surpreendente na medida em que os monolugares de Faenza haviam estado em bom nível noutras sessões. Daniel Ricciardo, a fazer a sua estreia na F1 com um Hispania Racing, foi o último, vendo-se batido por Vitantonio Liuzzi.

Q3

1.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1.30,399s

2.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     + 0,032

3.  Fernando Alonso       Ferrari              + 0,117

4.  Felipe Massa          Ferrari              + 0,725

5.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     + 1,590

6.  Paul di Resta         Force India-Mercedes + 1,530

7.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth    + 1,534

8.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       + 1,729

9.  Nico Rosberg          Mercedes             + 1,810

10.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes    + 1,977

Q2 – tempo limite de passagem à Q3: 1.32,588s

11.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes 1.32,617s  

12.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1.32,624s  

13.  Michael Schumacher    Mercedes             1.32,656s  

14.  Vitaly Petrov         Renault              1.32,734s  

15.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth    1.33,119s  

16.  Nick Heidfeld         Renault              1.33,805s  

17.  Heikki Kovalainen     Lotus-Renault        1.34,821s  

Q1 – tempo limite de passagem à Q2: 1.35,132s

18.  Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari   1.35,245s  

19.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari   1.35,749s  

20.  Timo Glock            Virgin-Cosworth      1.36,203s  

21.  Jarno Trulli          Lotus-Renault        1.36,456s  

22.  Jerome D’Ambrosio     Virgin-Cosworth      1.37,154s   

23.  Tonio Liuzzi          HRT-Cosworth         1.37,484s   

24.  Daniel Ricciardo      HRT-Cosworth         1.38,059s  

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado