Lotus não consegue dar a volta, como será com os motores Mercedes?

Por a 11 Novembro 2014 11:28

A Lotus não tem tido um ano nada fácil, mas nas últimas corridas, desde o GP do Japão vinha-se assistindo a um crescendo de forma, que parece ter agora terminado no Brasil, pois nem na qualificação nem na corrida os E22 estiveram na luta pela melhor posição atrás das cinco equipas grandes. Pastor Maldonado e Romain Grosjean tudo tentaram, mas os carros pretos e dourados não davam mesmo para mais. A equipa melhorou muito desde a horrível pré-época mas apesar de alguns ‘fogachos’, nunca conseguiu consistência suficiente para sequer entrar no Top 10.

No começo de época depressa se percebeu que a Lotus iria ter um ano bem diferente do anterior, com o monolugar a ficar parado tempo demais nos testes de pré-época, com problemas atrás de problemas, e em determinada altura dos testes o Lotus E22 era o único monolugar de 2014 que ainda não tinha conseguido completar dez voltas duma assentada! Para além dos evidentes problemas com a sua unidade motriz, o chassis produzido em Enstone mostrou fragilidades preocupantes a nível de caixa de velocidades.

Quarta força dos últimos Mundiais, cedo se percebeu que a Lotus dificilmente teria um ano positivo, pois tanto em termos de performance como de fiabilidade, a equipa tinha sérios problemas e a isso não era alheio ter-se apresentado este ano seriamente desfalcada no seu departamento técnico. A prioridade até ao GP de Espanha foi tornar o E22 fiável e, só depois, se trabalhou na evolução do chassis. Efetivamente, foi aí que Romain Grosjean deu à Lotus os seus primeiros pontos da temporada ao terminar o GP de Espanha na oitava posição.

A meio da época surgiu a boa notícia que, depois de vinte anos com a Renault, a Lotus iria ter motores Mercedes nos próximos três anos, depois de ter assinado um acordo com a marca alemã dias antes do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Foi uma viragem histórica para a equipa de Enstone, que desde 1995 sempre trabalhou com motores projectados pela Renault em Viry-Chatillon – mesmo nos anos em que esta cedeu os direitos comerciais à Supertech de Flavio Briatore (1998 e 1999) – e vai agora estrear uma nova parceria, logo com a marca que dispõe, claramente, do melhor motor do momento. Mas o que é certo é que o Lotus E23 vai dispor mesmo dum motor Mercedes, satisfazendo as exigências de Pastor Maldonado e da PDVSA, no que também poderá ser uma boa forma de convencer Romain Grosjean a prolongar o seu contrato com a equipa de Enstone.

Os primeiros pontos para Maldonado só surgiram nos Estados Unidos – onde o andamento dos dois Lotus E22 foi uma das surpresas positivas deste GP – ao terminar a corrida no nono lugar. Nessa corrida a Lotus fez um bom trabalho no acerto do chassis e ainda melhor na preparação da corrida, pois, por uma vez, Maldonado e Grosjean não tiveram problemas de degradação e lutaram pelos lugares pontuáveis até ao fim. Só que no Brasil os problemas regressaram, e com um corrida pela frente, pouco há mais a fazer do que esperar que o ano termine e que na próxima época se corrijam muitos dos erros agora cometidos em termos de chassis, pois pelo lado do motor as coisas só podem melhorar. Mas só a unidade motriz não vai fazer milagres…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado