Lotus e Williams, como tudo muda em poucos meses
A Fórmula 1 é uma modalidade em constante evolução e nada é um dado adquirido. De 2013 para 2014 a Lotus viu o seu desempenho decrescer imenso, enquanto a Williams conheceu a realidade inversa. Onde estará a principal mudança?
O diretor técnico da Williams, Pat Symonds, explica: “Quando chegámos, não existia confiança. Era por isso que estavam todos em pânico. Agora toda a gente acredita em si própria novamente. Existe uma atmosfera muito diferente na equipa.”
Pastor Maldonado, atualmente na Lotus, era o piloto da Williams na temporada passada e saiu da equipa de Grove por opção. Conhecendo as duas realidades, aponta o motor Mercedes a chave para o sucesso do FW36, afirmando que “no passado, a Lotus tem construído os melhores monolugares de Fórmula 1. Este ano, as coisas não vão bem, mesmo se o monolugar é bom. A diferença está, principalmente, nos motores Mercedes.”
No entanto, Pat Symonds contraria esta ideia: “O motor Mercedes claro que nos tem ajudado muito. Mas não nos podemos esquecer que no último ano, com o Renault, tínhamos o mesmo motor que os campeões do mundo, e fomos nonos. Agora temos o motor do aparente novo campeão do Mundo novamente e estamos a fazer muito melhor. Somos a segunda equipa Mercedes mais rápida e não muito longe da equipa de fábrica.”
Se a Willliams recuperou a confiança, já a Lotus encontra-se ‘perdida’: “Penso que ainda estamos com problemas em perceber o motor, mas também temos problemas em Enstone em combinar chassis, aerodinâmica e motor. Estamos a tentar melhorar mas é um processo muito, muito lento.” – explica Federico Gastaldi, chefe de equipa da Lotus.
Quanto a Pastor Maldonado, em conclusão, admite: “Algumas vezes ‘saltamos’ para a pista a pensar unicamente em terminar e não a pensar em explorar toda a performance do monolugar o que não é uma grande abordagem. Mas às vezes precisamos de dar um passo atrás para recuperar e ficarmos melhores.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI