Lewis Hamilton vence Grande Prémio da China de F1
Sebastian Vettel liderou até perto do final, mas desta feita, ao apostar em três paragens nas boxes ao invés das duas, feitas pelos homens da Red Bull, a McLaren foi mais forte e após algumas tentativas, Lewis Hamilton surpreendeu o jovem alemão, mostrando que com carros de performance semelhante vamos ter muita animação até ao final do campeonato entre estes dois pilotos.
Se a Red Bull foi batida na luta pela vitória já a corrida de Mark Webber foi à “campeão”, já que após partir dos últimos lugares da grelha (partiu de 18º), o piloto australiano realizou uma corrida fenomenal e bateu Jenson Button perto da meta, assegurando o derradeiro lugar do pódio, na frente do piloto da McLaren.
Quinto posto para Nico Rosberg (Mercedes), que não conseguiu suster os seus mais fortes adversários, batendo no entanto os Ferrari, com Felipe Massa a ficar colocado na sexta posição, na frente de Fernando Alonso. A fechar o top 10 ficaram classificados Michael Schumacher (Mercedes) Vitaly Petrov (Renault) e Kobayashi (Sauber).
Vettel a perder gás
Desta feita Vettel não teve uma corrida como tanto gosta, pois não aproveitou o facto de sair da pole -position para se destacar, sendo batido pelos McLaren após a partida, com Nico Rosberg a pressioná-lo fortemente nas voltas iniciais. Os homens da frente foram-se destacando, com o alemão da Mercedes a suster os dois Ferrari atrás de si.
A confusão de Button que se enganou na sua boxe, entrando na da red Bull foi só mais um dos momentos animados duma corrida, que chegou a ser liderada por Rosberg bem na frente de Vettel, Button, Massa e Hamilton. Com as diferentes estratégias, parecia que Vettel teria feito a melhor opção, ao parar apenas duas vezes, pois na sua frente Rosberg e os dois McLaren não tinham margem suficiente para parar pela terceira vez e regressar na frente, mas perto do final da corrida ter melhores pneus foi absolutamente decisivo. A McLaren tinha razão!
Passando a atacar forte, Hamilton suplantou Button, depois Rosberg e Massa e a seis voltas do fim passou a pressionar fortemente Vettel, tentando passá-lo de todas as formas e feitios, até que surpreendeu o alemão, não em travagem, mas em aceleração. A verdade é que a questão não era quando, mas sim onde tal era a diferença de andamento entre ambos nesta fase da corrida.
Paul di Resta chegou a estar perto de voltar a somar pontos, mas a sua boa prestação esfumou-se nas derradeiras voltas, ficando no entanto na frente de Nick Heidfeld, novamente muito apagado. A corrida de Adrian Sutil ficou estragada com o contacto com o Sauber de Sergio Perez, ‘momento’ que justificou uma penalização para o mexicano. Os Toro Rosso realizaram uma boa qualificação, mas na corrida depressa desapareceram. Na Lotus, Heikki Kovalainen bateu Perez e o Williams de Pastor Maldonado. Os virgin e os HRT ficaram os quatro a duas voltas do vencedor.
No Campeonato, Lewis Hamilton é agora segundo classificado, a 21 pontos de Vettel, suplantando o seu colega de equipa, Jenson Button. Fernando Alonso, que o ano passado lutou pelo título até à última corrida, este ano só ‘precisou’ de três Grandes Prémios para distar 42 pontos do líder. Na Renault, Petrov soma mais dois pontos (17) que Heidfeld (15).
Classificação
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h36:58.226
2. Vettel Red Bull-Renault a 5.198
3. Webber Red Bull-Renault a 7.555
4. Button McLaren-Mercedes a 10.000
5. Rosberg Mercedes a 13.448
6. Massa Ferrari a 15.840
7. Alonso Ferrari a 30.622
8. Schumacher Mercedes a 31.206
9. Petrov Renault a 57.404
10. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1:03.273
11. Di Resta Force India-Mercedes a 1:08.757
12. Heidfeld Renault a 1:12.739
13. Barrichello Williams-Cosworth a 1:30.189
14. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1:30.671
15. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Renault a 1 volta
17. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta
18. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta
19. Trulli Lotus-Renault a 1 volta
20. D’Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas
21. Glock Virgin-Cosworth a 2 voltas
22. Karthikeyan HRT-Cosworth a 2 voltas
23. Liuzzi HRT-Cosworth a 2 voltas
Abandonos
Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 12
Campeonatos
Pilotos
1. Vettel 68
2. Hamilton 47
3. Button 38
4. Webber 37
5. Alonso 26
6. Massa 24
7. Petrov 17
8. Heidfeld 15
9. Rosberg 10
10. Kobayashi 7
11. Schumacher 6
12. Buemi 4
13. Di Resta 2
14. Sutil 2
Construtores
1. Red Bull-Renault 105
2. McLaren-Mercedes 85
3. Ferrari 50
4. Renault 32
5. Mercedes 16
6. Sauber-Ferrari 7
7. Toro Rosso-Ferrari 4
8. Force India-Mercedes 4
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI